Hoje quero chamar sua atenção sobre 10 coisas que devem ser evitadas aqui na Rússia. Como todos sabem a copa na Rússia está cada vez mais próxima e muitos estão se preparando para sua viagem à esse país tão interessante. Esse post será muito útil para quem vai para esse local a primeira vez e até mesmo para os amantes da Rússia que pretendem um dia estar por aqui. Para uma viagem a um país tão distante com uma cultura e mentalidade tão diferente temos que estar preparados também com algumas coisas que devem ser evitadas, pois muitas coisas estão relacionadas com a mentalidade, história e cultura do país.

1- Cuspir nas ruas ou na presença de alguém.

Evite fazer isso na Rússia. Cuspir na presença de alguém ou na rua é muito feio. As pessoas quando estão discutindo ou brigando tem o costume de cuspir na presença da pessoa para ofender, pois está ai ser feio cuspir na rua e ainda mais quando tem alguém por perto.

2- Assobiar.

É isso mesmo, meu caro leitor. Assobiar na Rússia não é bem visto. Já falei sobre esse tema com mais detalhes em uma postagem aqui do Blog. Clique aqui!

Assobiar próximo de mulheres e nas ruas nem sonhar, pois assobiar para uma mulher aqui é o mesmo que chama-la de prostituta. Evite assobiar por aqui! Assobiar em locais fechados é pior ainda, pois em locais fechados já está relacionado com superstição russa e levada muito a sério.

3- Restos de comida no prato.

Também já tratei desse tema aqui no Blog, mas reforço novamente que isso é visto muito feio, ou seja nunca na casa de um russo deixe restos de comida no prato. Evite isso, pois está relacionado com a fome na guerra quando eles não tinham nada pra comer e deixar restos de comida é muito mal visto. Evite isso!

4- Falar alto no transporte público.

Os russos são adeptos ao silencio, isso mesmo, eles não suportam barulho e ainda mais quando as pessoas falam muito alto. Dificilmente você vai ouvir as pessoas falando muito alto em transportes públicos por aqui. Nós brasileiros temos o costume de falar muito alto em transportes e locais públicos. Na Rússia não, isso incomoda e irrita. Metro, trem, ônibus, tramvay sempre as pessoas conversam em tom razoável.

5- Pedir para segurar sacolas, bolsas e mochilas.

Bom, em São Paulo por enquanto vê-se muito isso. O ônibus está cheio e a pessoa que está sentada se oferece para segurar a bolsa, sacola da pessoa que está em pé, ou seja uma boa intenção é claro. Na Rússia nunca, mas nunca mesmo deve fazer isso. Os russos são muito desconfiados e se você na Rússia oferecer para segurar a bolsa da madame que está em pé no transporte, acredite você será mal interpretado. Evite isso, pois é mais fácil levantar e oferecer lugar do que oferecer para segurar a bolsa dela.

6- Indecisão na fila na hora de comprar.

Esse é um fato que acontece muito em São Paulo. A pessoa vai comprar alguma coisa e fica indecisa tentando escolher enquanto tem uma fila atrás dela para ser atendida. A pessoa pergunta daquele produto e pede pra ver e depois de alguns segundos desisti, depois pede outro e pensa e pensa, não decide se vai comprar ou não, entretanto as pessoas estão na espera para serem atendidas mas demora porque a pessoa ainda não sabe o que comprar. Rsrs

Na Rússia jamais faça isso! Os russos vão fazer cara feia para você ou até mesmo invadir sua frente para ser atendido se você demorar muito. Então você chegara no Brasil dizendo que eles são grossos. Se for comprar alguma coisa, pesquise antes ou não fique segurando a fila, observe bem primeiro e decida antes de ir para fila. Vá para fila já sabendo o que vai comprar, pois essa é a regra.

7- Evite criticar a política do país.

Por mais que aquele seu amigo russo critique a política do país dele ou simplesmente critica muito o presidente Putin, nunca esqueça o que vou escrever aqui. Jamais critique ou fale mal do presidente deles, mesmo que eles façam isso. Os russos não gostam quando um estrangeiro critica a situação de seu país e pior ainda quando critica o presidente Putin. Evite fazer qualquer crítica referente a política na Rússia!

8- Não prometa algo se você não vai poder cumprir.

Evite prometer algo para algum russo se você não tem certeza se poderá cumprir. Os russos detestam isso e eles são bem objetivos quanto a esse assunto, pois se não podem cumprir algo vão sem medo dizer não.

Nós brasileiros temos um grande empate em dizer não, pois mesmo em algumas situações em que sabemos ou simplesmente não temos certeza se vamos poder cumprir, mas pelo fato de não conseguir dizer “não” acabamos confirmando. Em alguns casos fazemos isso para não magoar a pessoa ou algo assim. Na Rússia isso não existe, pois eles preferem que você seja sincero mesmo recebendo um não do que você dizer “sim’ e depois não vai por algum motivo cumprir com a sua palavra.

9- Entrar na casa com os mesmos sapatos que usou na rua.

Esse assunto já tratei em um post aqui no Blog com mais detalhes. Clique aqui!

Evite entrar com os mesmos sapatos que estavam na rua dentro da casa de um russo. Os russos não aceitam de forma alguma, pois para eles é sujo, nojento e eu diria no exagero da palavra abominável.

Qualquer casa que você for visitar na Rússia tem na entrada sandálias com vários tamanhos para poder ali mesmo tirar os sapatos e calça-las.

10- Evite o tema homossexualidade na Rússia.

Todos já sabem o quanto esse tema causa polemica na Rússia, pois tem até leis proibindo propagandas com esse tema. Já tratei desse tema com detalhes no Blog. Clique aqui!

Evite tocar nesse assunto na Rússia, uma vez que homo fóbicos tem muitos e ninguém aqui esconde o quanto são machistas ou homo fóbicos. É um assunto para ser tratado com amigos, mas digo, amigos de verdade na Rússia e mesmo assim não são todos que gostam de falar desse assunto por aqui.

Se você é um casal de homens ou duas mulheres, jamais andar de mãos dadas pelas ruas por aqui, pois vai sofrer represálias. Infelizmente a Rússia ainda está muito atrasada quanto a esse assunto.

Bom, eu coloquei aqui as 10 coisas para evitar na Rússia. Caso tenham dúvidas ou simplesmente quer saber sobre mais alguma coisa, fiquem a vontade para questionar em comentários ou entrar em contato.

Até a próxima!


Não deixe de ver também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.