Separei especialmente para você leitores aqui do Blog, uma lista com os 5 filmes que mostram a bela cidade de São Petersburgo. Antes de começar quero explicar que os russos geralmente chamam a cidade de São Petersburgo de Питер (Pitier), ou seja essa é uma forma carinhosa que todos na Rússia usam. Você vai ouvir mais Pitier do que São Petersburgo por aqui.

Питер. Лето. Любовь  (Pitier. Verão. Amor)


Esse filme de 2013 conta a história do britânico Elliot vinte anos que resolve deixar a escola de dança onde ensina em Oxford na Inglaterra. Uma atitude radical em busca de mudança em sua vida. Com essa atitude resolve mudar-se para São Petersburgo onde vai estar pela primeira vez e conhecer seu irmão russo Fiódor, um irmão por parte de pai que mora nessa cidade. Já em São Petersburgo Elliot resolve dar aulas de dança para Ana que amiga de seu irmão Fiódor, pois ela prepara-se para entrar na escola de teatro. Ele tem uma semana para ensinar tudo a Ana e resolver sobre o que sente por ela.

Питер FM. (Pitier FM)


Masha é DJ de uma rádio popular em São Petersburgo e Maksim é um jovem arquiteto. Masha prepara-se para seu casamento com um colega do tempo de escola que se chama Kôstya. Maksim ganhou o concurso de arquitetura, devido a isso recebeu uma proposta para trabalhar na Alemanha. Ambos não têm certeza se é isso mesmo que eles querem para suas vidas.

O que segura Maksim em São Petersburgo é o amor que sente por uma menina que o deixou. Masha sente que seu noivo Kôstya não é realmente a pessoa de quem ela precisa para casar. E de uma hora para outra o destino de ambos tem uma reviravolta por causa de um acontecimento. Masha perde seu celular e Maksim encontra-o …

Прогулка (O passeio)


Uma moça resolve tirar um dia para passear pela cidade de São Petersburgo, nesse passeio conhece por acaso dois rapazes que resolvem passear junto com ela. Nesse passeio surge um drama amoroso.

Esse filme realmente você vai ver a cidade de Pitier, as pessoas nas ruas, no ponto de ônibus, as catedrais como a catedral de Izaac. Nesse filme mostra a cidade em um outro ponto de vista, ao olhar comum do dia a dia. É um drama muito envolvente. Alguns segredos escondidos etc.

Кококо


Gosto muito desse filme e ainda mais por estar nele a atriz Анна Михалкова (Anna Mikhalkôva) filha do grande ator soviético Nikita Mikhalkôv. Anna interpreta o papel de Lisa que é uma simples representante intelectual de São Petersburgo. Vika é uma simples provinciana, vinda da aldeia que resolve ir para São Petersburgo de férias. As férias para Vika é vodca, festa e aventura. Entre elas não há nada em comum. Por acaso elas se encontram e tornam-se amigas. Essas duas é como água e fogo. Duas russas uma diferente da outra em tudo. Um filme simples, mas muito envolvente.

Há uma cena nesse filme que eles estão sentados e resolvem cantar uma música em português com o violão.

осенний марафон (Maratona de outono)


Esse é o meu filme favorito, pois foi meu primeiro filme soviético que assisti alguns anos atrás ainda quando fazia de tudo para pegar fluência no idioma russo, mesmo ainda sem entender muito bem russo eu assistia ele por muitas vezes e foi nessas vezes que do nada dei conta de como já podia entender o idioma russo.

Um melodrama soviético de 1979 que conta a história de Buzynkin, um pedagogo e tradutor de uma universidade de São Petersburgo. Tudo envolve o fato de que ele não pode deixar a mulher e ir morar com sua amante, pois é uma decisão difícil para ser tomada. Ele fica confuso e acaba se perdendo com toda essa confusão amorosa.

A interpretação da atriz Наталья Гундарева (Natalia Gundarieva) é perfeita, pois a simplicidade, o olhar triste e angustiante de uma esposa sendo traída e que já não aguenta mais as mentiras do marido é tão real que você acaba por se convencer em algumas cenas de que não é um personagem mais uma pessoa realmente passando por aquilo. Essa atriz é minha atriz soviética preferida, uma vez que ela consegue prender a sua atenção no filme e convencer do quanto aquilo é real.

Bom, foram 5 filmes que mostram a bela cidade russa de São Petersburgo. Esses filmes somente em russo, você pode assisti-los online.

Até a próxima!

Não deixe de ver também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.