São 5 motivos que eu encontrei para gostar dessa cidade linda que é São Petersburgo. Eu poderia colocar mais motivos nesse post, mas no meu ponto de vista esses 5 motivos são mais do que o suficiente, por enquanto para mim.

Entenda que talvez alguns desses motivos que coloco aqui não sejam os mesmos motivos seus, mas são motivos pelo qual fez eu ficar cada vez mais apaixonado por essa bela cidade ao norte da Rússia.

1-Localização

São Petersburgo está localizada no golfo da Finlândia ao norte da Rússia. O ponto positivo aqui é que para ir para algum desses países vizinhos está muito mais fácil. Em 3 horas de carro já está na fronteira com a Finlândia e 2 horas na fronteira com a Estônia.

Para nós brasileiros a vantagem é maior ainda, uma vez que não precisamos de visto para ir em algum desses países e ainda tem a possibilidade de pegar o navio e ir para Dinamarca, Suécia e Noruega, pois estão todos próximos e muito próximos de São Petersburgo. Pode-se fazer uma ida e passar apenas um final de semana em algum desses países e depois voltar para Rússia. Muitos comerciantes fazem um bate e volta para Finlândia para compras de produtos e alimentos. Finlândia é famosa em São Petersburgo pelos produtos de alta qualidade e com preços acessíveis. É comum ver em vários cantos de São Petersburgo mercados com produtos finlandeses. Têm de tudo nesses mercados, chá, doces, café, produtos de limpeza etc.

A locomoção para Finlândia e Estônia pode ser facilmente de ônibus, vans e trem. Outra vantagem que as passagens para um desses países não saem caro.

2-As noites brancas

Sim. As noites brancas é um fenômeno incrível que acontece ao norte do planeta. Não escurece no verão. Eu cheguei a falar das noites brancas em São Petersburgo aqui no Blog. Clique aqui.

As noites brancas em São Petersburgo acontece no final de junho até início de julho, sendo que nesses dias a madrugada é clara. Esse é um dos motivos positivos para não querer deixar essa cidade, uma vez que ela fica com um clima lindo, romântico e gostoso para passear, tirar fotos etc.

Ninguém dorme nas noites brancas, pois com a madrugada clara, muitos preferem sair para passear e se divertir pelas ruas estreitas de pedras em que cada final delas de encontro com alguma bela igreja ou palácio. A cidade realmente fica com uma outra atmosfera.

3-As aberturas das pontes

No verão as pontes sobre o rio Neva abrem-se a meia noite. Essa atração nas noites de verão de São Petersburgo atrai turistas de todas as partes do mundo. Quando aqueles enormes pedaços de asfalto começam a levantar-se devagar os barcos se posicionam com turistas e muitos ao redor tirando fotos. Cheguei a falar das aberturas das pontes aqui no Blog. Clique aqui!

Somente vendo com os próprios olhos para entender o porquê é um dos motivos para gostar de São Petersburgo.

4-O inverno

Talvez o inverno rigoroso nessa parte da Rússia não seja um dos motivos para muitos aqui e principalmente aqueles que não gostam muito do frio. Os russos se queixam demais do clima de São Petersburgo. O inverno em São Petersburgo é longo, mas quando a neve muda a cara da cidade, encobre as cúpulas coloridas das igrejas com seu manto branco, esconde os bancos das praças, as ruas desaparecem embaixo de tanta neve, esse é um dos motivos pelo qual adoro o inverno por aqui. São Petersburgo fica mais charmosa, romântica e com outra cara. O inverno e São Petersburgo combinam e muito. Já falei aqui também sobre o inverno na cidade de São Petersburgo. Clique aqui!

5-A cidade

Os canais com a água escura e calma do rio Neva é incrível. As igrejas com suas cúpulas douradas que brilham ao toque dos raios do sol. No inverno elas ficam manchadas pelo branco da neve. Os palácios, as casas, as pontes, os museus tudo junto forma a bela capital da cultura russa. São Tantos motivos para gostar dessa cidade que se eu fosse colocar todos aqui não seria um post somente. Para conhecer melhor a beleza da cidade nada melhor do que fazer um passeio de barco pelos canais. Clique aqui para ver sobre o passeio de barco.

Até a próxima!

Não deixe de ver também!

3 thoughts on “5 motivos para gostar de São Petersburgo”

  1. Olá, estou com muita dúvida nas vogais “е” e “я” em posições átonas, pois no livro que estudo, de Tanira Castro, diz que no começo, fim e em posição tônica se pronuncia como “ye” e “ya”, e em posição átona no meio da palavra como”и” mas ao assistir a um vídeo a professora diz que na palavra “четыре” deve-se pronunciar os dois “е” como “и”, assim como o “я” na palavra “десять”, mas nas palavras “любят” e “ходят” parece que abranda a vogal soando como “ya” e não como “и”. E em um outro vídeo ( a professora diz que no começo como na palavra “язык”, “январь”, “память” o “я” pronuncia como “ye” o que me deixou mais confuso ainda. Se puder me ajudar me explicando como se pronuncia “е” e “я” ficarei muito agradecido, pois está sendo uma pedra no sapato. Obrigado!

    1. Olá Filip!
      Vamos tirar suas dúvidas:

      As vogais “e” e “я” são vogais brandas. O que é isso? Vogais brandas é que tem o som do i, ou seja, essas vogais leem-se: “ié” e “iá”. Só que nem sempre é assim, pois tudo vai depender da posição delas em uma palavra e se elas não forem acentuadas elas vão soar como “i” ambas as vogais. Se elas forem acentuadas (preste atenção aqui, acentuadas, tônicas) elas vão soar como realmente são, pois “ié” e “iá”.
      Четыре – essa palavra tem a silaba tônica, ou seja, o acento, a silaba forte é “-ты-”, logo mais tanto Че- quanto -Ре lê-se: чи e ри. A pronuncia dessa palavra é: Tchityri, onde você vai pronunciar com mais força a silaba “-ты-”, “ty”.
      Десять – a silaba forte aqui, a silaba tônica é “Де-“, lembra que eu escrevi aqui em cima que quando essa vogal é tônica lê-se “ié”, ou seja, “Дие-“. Já a vogal “Я” em “–ся-“ não é a silaba tônica, sendo assim a vogal “Я” nessa palavra le-se “i” e não “iá”. A pronuncia dessa palavra é: Diéssit’, onde você vai pronunciar com mais força a silaba “Де- “Dié”.
      Лю́бят que é a conjugação do verbo люби́ть na terceira pessoa do plural.
      Хо́дят que é a conjugação do verbo ходи́ть na terceira pessoa do plural.
      A vogal Я realmente complica mais um pouco.

      Veja que as acentuações nos verbos do infinitivo para conjugação como as silabas tônicas mudam.

      Preste atenção aqui na terceira pessoa do singular:

      Он,Она,Оно – лю́бит

      Agora do verbo ходи́ть

      Он,Она,Оно – хо́дит

      Eu quero que você venha prestar atenção que se você pronunciar Лю́бят como liubit em vez de liubiát você vai ter a mesma pronuncia do verbo conjugado na terceira pessoa do singular лю́бит – liubit. Nesse caso não se pronuncia Я como i mesmo ele não sendo acentuado, pois aqui ele não entra na regra. Aqui não parece que pronuncia “iá”, mas realmente na terceira pessoa do plural mesmo não sendo a vogal tônica o я vai ser pronunciado como “iá”.
      Essas palavras com Я:
      Язык -> A pronuncia é Izyk, pois a silaba tônica não é Я e sim ы. Preste atenção, mesmo que a palavra começa com Я essa vogal aqui não se pronuncia “iá” e sim “i” porque ela não é tônica.
      Январь -> A pronuncia dessa palavra é ianvar’, sei que causa confusão, mas essa palavra a pronuncia dela é Ianvar’, mesmo que a vogal tônica nela é A e não Я, pois aqui você vai pronunciar ianvar’. Por que? Não tem um porque, pois, o idioma russo é assim, algumas palavras entram na regra e outras não. Somente ouvindo e assistindo series e filmes para assimilar mais a pronuncia de muitas palavras.
      Помять -> aqui está tudo certo. A silaba tônica é “-мя-”, ou seja, lembre-se que quando a vogal Я é tônica você vai ler “iá”, sendo assim pamiát’ é assim que você vai ler essa palavra que é um verbo no infinitivo.
      Para encerrar você esqueceu de perguntar da palavra russa яйцо = o ovo.
      Logo que eu cheguei na Rússia em uma visita a uma amiga eu perguntei a eles. Qual a pronuncia correta dessa palavra?
      Iaytsô ou iytsô?
      Acredite isso virou duvidas em todos, pois alguns diziam que era simplesmente iaytsô e outros diziam iytsô. Foi necessário consultar um dicionário de silabas tônicas que os russos têm para esses casos. Até mesmo os russos as vezes se perdem com esses detalhes, então não se preocupe. Dependendo da região alguns vão afirmar que iaytsô é a pronuncia correta e outros vão dizer que iytsô é a correta.
      Bom, mas tirando a dúvida com essa vogal Я:
      Яйцо tem o acento tônico em “o”. A vogal no início dela Я não é tônica, sendo assim lê-se: iytsô e NÃO iaytsô.
      Pode acontecer de você ouvir alguns russos pronunciar iaytsô.
      Espero que tenha tirado suas dúvidas! Qualquer coisa pergunte!
      Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.