Não adianta falar sobre esse país fantástico e não falar de um assunto que está fortemente ligado a ele. Refiro-me ao alfabeto russo. Eu não consigo imaginar a Rússia sem esse alfabeto. Não dá para imaginar, andar pelas ruas e não ver nada escrito no alfabeto cirílico, no centro de Moscou ou em outras cidades russas.

 

Sou fascinado por esse alfabeto, por essas letras tão diferentes misturadas com algumas iguais a nossa, mas soa com sons diferentes. O alfabeto russo é composto por 33 letras, sendo que 20 são consoantes, 10 vogais e dois sinais escritos. Parece muita coisa não é mesmo, mas refiro-me ao alfabeto russo moderno o usado depois da revolução de 1918. Antes da revolução o alfabeto russo tinha muito mais letras, e antes de 1711 o alfabeto russo era outro com outras letras diferentes. É isso mesmo, esse alfabeto sofreu mudanças ao passar dos séculos. Não esqueça que o nome do alfabeto é cirílico, pois o mesmo usado pelo idioma búlgaro, sérvio, ucraniano e alguns outros idiomas eslavos, muda somente algumas letras entre eles.

Abaixo imagem das 33 letras do alfabeto russo moderno, ou seja do que restou depois da revolução de 1918:


As letras que você vê na imagem acima são impressas, pois é assim que você encontra em jornais, revistas, cartazes, livros etc. A escrita cursiva, ou seja escrita à mão é muito diferente, pois essas letras escritas no papel por um russo leva um bom tempo para entender, uma vez que une-as e fica no primeiro momento impossível de decifrar. A imagem abaixo da letra escrita à mão:


É o mesmo alfabeto, as mesmas letras, mas a diferença que na segunda imagem são letras cursivas.

Como surgiu esse alfabeto russo? Essa é uma questão que aparece na cabeça de muitos que adoram a Rússia e tudo que a envolve. Tudo tem início aos irmãos Cirilo e Metodio mais ou menos no ano de 863, pois o rei Mikhail III ordenou que os irmãos traduzissem textos religiosos do grego para o idioma eslavo, mas porém que eles criassem novas letras para um alfabeto eslavo, ou seja um alfabeto que fosse usado pelos idiomas eslavos, como o russo por exemplo. O alfabeto antigo era composto por 43 letras, 24 delas tiradas do alfabeto grego. Pedro I em 1711 fez uma nova reforma na língua russa, depois que voltou da Holanda, pois ele tirou muitas letras e acrescentou novas, fazendo assim uma reforma no alfabeto russo.

A imagem abaixo é dos irmãos fundadores do alfabeto cirílico, ou seja o alfabeto usado pelo idioma russo até 1708.


Agora abaixo o alfabeto de início criado por eles. O nome do alfabeto cirílico vem do nome do Cirilo um dos irmãos criadores desse alfabeto.


Pedro I em 1711 na reforma do idioma retirou muitas dessas letras, acrescentou a letra Й que uns chamam ela de semivogal ou consoante. Devido a essa reforma até o ano de 1917 o alfabeto russo era composto por 35 letras, entretanto por fatos 37, uma vez que duas letras não contavam a letra ё e й eram consideras somente variantes das letras е e и. Lembre-se que o alfabeto criado pelos irmãos Cirilo e Metodio era composto por 43 letras.

Na imagem abaixo repare na diferença do alfabeto russo por Pedro I e depois de 1918:

Depois da reforma de Pedro I / Depois da reforma de 1918


As letras que Pedro I tirou ou simplesmente mudou na reforma.

Ѯ (кси) – Essa letrinha bonita e um tanto diferente, criada pelos irmãos lia-se como (ksi). Pedro I retirou essa letra, uma vez que simplesmente para forma esse som, usa-se KC. A sua exclusão definitiva ocorreu no ano de 1735.

Ѡ (Ômega) и Ѿ (от) – Simplesmente foi mudada para letra О. Pois essa letra veio do grego, ou seja Ômega.

Ф (ферт), Ѳ (фита) – A letra Ф foi retirada do alfabeto por Pedro I 1707 a 1708, pois no lugar dela ele deixou a letra também vinda do grego Ѳ, mas porém no ano de 1710 ele voltou a letra Ф e deixou as duas juntas no alfabeto. Depois da reforma de 1917 a 1918 ficou somente a letra Ф.

Ѵ (ижица) – Sabe aquela letra bonita que no nosso alfabeto soa Bê (B)? Só que em russo soa com som de VÊ é a letra В no alfabeto russo foi acrescentada por ele mesmo. Ele simplesmente retirou Ѵ e acrescentou В. No ano de 1758 essa letra Ѵ voltou a fazer parte do alfabeto russo. Depois da reforma de 1917 a 1918 ficou somente a letra В.

И, І – No início Pedro retirou do alfabeto a letra И e deixou somente I. Por algum motivo ele resolveu voltar ela para o alfabeto. Depois da reforma de 1917 a 1918 ficou somente a letra И.

 Ѕ, З – No início ele retirou a letra З deixando somente a letra S, mas por algum motivo ele voltou a letra з e retirou a letra s.

 Ѧ (малый юс) – Bom, essa letra um tanto diferente criada pelos irmãos Cirilo e Metodio, Pedro I simplesmente transformou ela na letra Я, isso mesmo aquela letrinha do alfabeto russo que todos falam ser um R ao contrário, foi nada mais e nada menos do que inventada por Pedro I e acrescentada no alfabeto russo.

– Todas essas letras da imagem do lado, Pedro I via sem necessidade, pois transformou elas numa única letra que é a letra russa У.

 Ѣ (ять) – Essa letra acrescentada no alfabeto por Pedro I, não sobreviveu a reforma de 1917 a 1918 e foi retirada do alfabeto.

As letras que foram excluídas depois da reforma de 1918 foram:  І, Ѣ, Ѳ, V. Sendo assim restou 33 letras que são usadas até hoje no russo moderno. A reforma no idioma russo ocorreu de 1917 – 1918, quando caiu o império russo e entrou a URSS. Esse alfabeto, bonito com letras diferentes que vemos hoje no idioma russo, passou por muitas mudanças e tinha muito mais letras. Não é à toa que você vê letras que tem no alfabeto grego, uma vez que os irmãos criaram ele através do próprio alfabeto grego.

Mesmo depois da reforma de 1918 as letras Ё e Й ainda eram consideradas variantes, sendo assim o alfabeto russo moderno era considerado somente com 31 letras, mas em 1942 foi oficializado que Ё e Й eram duas letras fazendo partes do alfabeto russo moderno. Então até hoje o alfabeto russo moderno composto por 33 letras.


As letras abaixo foram tiradas do idioma hebraico. Isso mesmo, os irmãos criadores do alfabeto russo não somente tiraram letras do alfabeto grego, mas também do hebraico. Veja:


Abaixo você pode conferir as letras que temos no nosso alfabeto, entretanto no idioma russo soa totalmente ao contrário. Confira!


Aprendendo mais sobre esse incrível alfabeto, pois há três letras que só existe na forma minúscula.


Falando do imperador Pedro I. Ele foi muito importante para Rússia naquela época. Foi o primeiro imperador, quem abriu as portas da Rússia para Europa. Ele morou por muito tempo na Holanda onde estudou engenharia naval. Os russos falam que ele voltou muito diferente, estava louco, pois era obcecado por transformar a Rússia num império. A reforma que ele fez no idioma russo, foi justamente para aproximar a Rússia da Europa, sendo assim, até esse som suave que você ouve no final de muitas palavras o sinal brando no caso, foi acrescentado por ele. Ele afirmava que os russos falavam muito duro, ou seja a pronuncia de muitas consoantes eram bem fortes, isso deixaria muito distante da Europa, daí começou a ideia dele de mudar a maneira dos russos falarem e mudar o alfabeto. Acontece que veio a revolução de 1918 e a reforma no alfabeto foi para fazer ao contrario distanciar a então futura URSS do ocidente, por isso essas letras foram excluídas na reforma, uma vez que І, Ѣ, Ѳ, V são letras do ocidente.

Mais um motivo para você aprender esse lindo alfabeto russo. Outra coisa é que em textos religiosos usam-se muito o alfabeto antigo. Um russo entende algo escrito no alfabeto antigo? Incrível, mas sim, meus amigos conseguem ler sem dificuldades, mas os ortodoxos, muitos esquecem como ler nesse alfabeto antigo, uma vez que é usado somente na igreja.

Bom, agora para encerrar veja abaixo uma imagem do alfabeto russo escrito a mão por uma criança. Claro que devido ter sido uma criança há alguns erros, mas mesmo assim a ideia é somente você ter ideia de como é a escrita por um russo.


Até a próxima!

Não deixe de ver também!

4 thoughts on “Alfabeto russo”

  1. oi marcus…adorei suas dicas sobre o alfabeto e qual seria sua dica maior em aprender russo sozinho (que é meu objetivo).

    abraço
    paty

  2. Olá Marcus, também sou fascinado pelo alfabeto cirilico desde criança. Uma curiosidade, os russos conhecem os sons do alfabeto latino? ou são como nós em relação ao alfabeto cirilico? abs e sucesso.

    1. Ola, Claudio
      Os jovens por ter conhecimento um pouco do inglês, eles acabam se familiarizando com o alfabeto de letras latinas, uma vez também que são obrigados, pois poucos países usam o alfabeto cirílico.
      Agora o nosso alfabeto português que usa letras latinas, ai eles não entendem, porque soa diferente para eles.
      Obrigado pelo seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.