Vamos falar das bonecas russas! O maior símbolo da grande Rússia, são essas lindas bonequinhas que na Rússia você vai encontrar em qualquer canto, por vários preços diferentes, tamanhos, cores e diferentes modelos. Esse é o souvenir mais procurado na Rússia. Adoro essas bonecas e tenho por todo canto da casa, pois a atmosfera fica bem diferente.

Agora vou te contar uma lenda russa relacionada a essas bonecas.

“Á muito tempo atrás, muito tempo mesmo. Morava um carpinteiro sozinho no campo e devido não ter ninguém para conversar teve a ideia de fazer uma boneca dessas de madeira. Depois de pronta, orgulhoso conversava com ela, uma forma de não se sentir tão sozinho assim, mas porém ele queria mais e então desejou de todo seu coração que ela criasse vida. Em um belo dia deixou-a na prateleira e foi dormir com um enorme desejo em seu coração que aquela boneca tivesse vida. Ao acordar cedo viu que sua boneca estava viva, pois era inacreditável, seu maior desejo havia se realizado. A boneca estava viva e ele podia conversar com ela. O caso que a boneca sentindo-se sozinha, disse:

— Preciso de uma filha. Sinto –me muito sozinha!

Ele pensou bem, e concordando com ela criou mais uma boneca de madeira que logo criou vida também. Então a segunda boneca fez um pedido para ele: — Preciso de uma irmã para não se sentir tão sozinha!

O carpinteiro foi e criou mais uma boneca que logo ao criar vida, fez o mesmo pedido e assim foi até quando chegou na sexta boneca, em vez de criar uma irmã ele criou um macho. A última boneca foi um pequeno irmão que não fez mais pedido nenhum. ”

Bom, essa é uma lenda contada pelos russos sobre as (Матрёшка- Matriôshka). Só que na realidade essas bonecas russas não são tão antigas assim como pode aparecer e o modelo para essas bonecas russas veio de fora, isso mesmo essas bonecas russas surgiram a partir dos bonecos japoneses chamados de “fukurum”.

Imagem de um velhinho careca com a cabeça grande, como você pode conferir na imagem ao lado. Esses bonecos japoneses, foram tragos no século XIX para uma oficina de brinquedos próximo de Moscou. Василий Звездочкин – Vaciliy Zviézdotchkin foi o primeiro carpinteiro a criar a boneca russa de madeira com inspiração nesses bonecos japoneses. Mais a pintura foi o artista Сергей Малютин – Siérguiey Maliutin que ao pintar as bonecas, a primeira foi uma moça russa com os típicos trajes russos e depois um menino. No total foram 8 bonecas. Todas elas tinham imagens de crianças, a primeira foi uma boneca grande e assim foi sucedendo as outras até a última ser um menino.

A imagem abaixo é da Matriôshka em forma de ovo. Essa é uma boneca antiga.

De onde vem o nome Matriôshka?

Bom, uma das versões afirma que esse nome vem do antigo Russy, do nome Masha e Mania; Outras afirmações que vem do nome feminino Matriôna, ou uma difusão de Masha com Matriôna. Lembrando que são somente suspeitas, mas nada concreto de onde surgiu o nome Matriôshka, sendo assim você poderá ouvir outras versões na Rússia, entretanto a versão da difusão desses nomes é a mais logica.

Quando essas bonecas foram criadas no início, nada mais eram brinquedos para as crianças, pois tornou-se o símbolo da cultura russa.

Chamou tanto atenção de fora do país que as primeiras encomendas veio de Paris e Berlin. No início do século XX houve um grande pedido das bonecas de outros países da Europa e depois do mundo inteiro.

Na minha opinião todo Russo maníaco tem que ter por enquanto uma boneca dessa em casa. São vários tipos. Tem com 3,5,7 e 10 bonecas. Quanto mais bonecas mais caro fica.

Aonde comprar quando estiver na Rússia?

Não compre logo na primeira barraca que você encontrar, pois pesquise, você vai encontrar com preços mais em conta, isso é certeza. Eu aconselho comprar na rua do que dentro das lojas, uma vez que é muito mais caro dentro das lojas. Em Moscou e São Petersburgo você vai encontrar muitos lugares aonde vendem essas bonecas, nas ruas tem barracas vendendo essas bonecas, vá pesquisando, até encontrar a que está com o preço mais em conta.

Quando estive em Moscou, eu estava atrás dessas bonecas para comprar e vi a grande diferença de preços comprando na loja e na rua. Na rua caminhando encontrei uma senhora idosa, vendendo em uma barraquinha por 200 rublos uma boneca com 5 dentro, pois na loja com 5 bonecas estava 500 rublos, ou seja saiu mais em conta comprar com a senhora na rua.

Além disso ganhei dela um brinde, ou seja esse chaveirinho da foto abaixo:

Na imagem abaixo essa Matriôshka tem 37 bonecas. Simplesmente um sonho;

Mas em que ano surgiu a primeira boneca russa?

Bom, cerca de 1890 quando apareceu a primeira Matriôshka.

Em Moscou tem o museu das bonecas russas que você poderá visitar. Fica na Леонтьевский пер., 7, Москва (Travessa da Lieont’iévskiy número, 7, Moscou)

Horário de funcionamento é de segunda a quinta das 10:00 ás 18:00 horas.

Sexta feira das 10:00 ás 17:00.

Próximo do metro Artbatiskaya.

Até a próxima!

Não deixe de ver também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.