Quando você estiver em Moscou e se queixar dos -20 graus que facilmente fazem no inverno russo principalmente na grande capital. Pense no seguinte, pois há cidades na própria Rússia as que estão no círculo polar que é 10 vezes mais frias do que Moscou. E vou  apresenta-las abaixo.

Нарьян-Мар (Nar’ian – Mar)

A temperatura recorde mais baixa nessa cidade foi: –47,6 C0


Como você deve ter notado o nome dessa cidadezinha localizada no círculo polar na grande Rússia não é um nome russo e sim de um idioma que o povo do local falava, pois ” Нарьян-Мар (Nar’ian – Mar)” significa “A cidade vermelha”. A cidade é realmente bonita, não olhando para o seu clima extremamente gelado, mas os templos de madeira e as ruazinhas estreitas e antigas e outras coisas que chamam atenção nessa cidade parecendo de brinquedo.

Диксон (Diksson)

A temperatura recorde mais baixa nessa cidade foi: –48,1 C0


Nessa pequenina cidade que corretamente dizendo é um povoado, está localizado o porto mais ao norte de toda Rússia. Cerca de 600 pessoas moram nesse povoado, pois eles aguentam as mais baixas temperaturas. O mês mais quente nesse povoado é o mês de agosto onde o vento morno levanta a temperatura para 5 graus positivos. De setembro até maio as temperaturas são bem baixas, mas quando digo baixas, são bem abaixo de zero.

Певек (Pieviek)

A temperatura recorde mais baixa nessa cidade foi: –50 C0


Depois do encerramento em massa das minas no final dos anos 90, a população da cidade de Pieviek não tinha motivo nenhum de continuar a morar num local tão gelado, mas continuaram e estão até hoje enfrentando baixíssimas temperaturas.

Норильск (Noril’sk)

A temperatura recorde mais baixa nessa cidade foi: –53,1 C0


Pode-se dizer que os moradores dessa cidade fria não tiveram muita sorte, uma vez que enfrentam temperaturas bem baixas e outra que é considerada a cidade mais suja do mundo. A porcentagem de oxido e metal na atmosfera dessa cidade está bem alto e junta com as temperaturas que podem chegar abaixo de 50 graus negativos. Outra coisa que a estatística de vida nessa cidade comparado com todas as outras cidades russas é bem baixo, ou seja as pessoas aqui vivem menos.

Воркута (Vorkuta)

A temperatura recorde mais baixa nessa cidade foi: –52 C0

Os 72 dias do ano a temperatura sobe um pouquinho saindo dos negativos, mas em compensação os outros dias do ano são temperaturas bem abaixo de zero com ventos gelados e úmidos, pois o pior da temperatura baixa nem está no frio mas tenha ideia do vento úmido onde congela tudo pela frente e até mesmo se os pássaros não estiverem protegidos podem morrer congelados com esses ventos. Bom, tirando as temperaturas baixas, essa é uma cidade bonita e atraente, pois tem muitos monumentos, paisagens de tirar o fôlego e frequentemente ocorre a tão sonhada para nós brasileiros a aurora boreal.

Якутск (Yakutsk)

A temperatura recorde mais baixa nessa cidade foi: –72 C0


Eu cheguei a fazer uma postagem aqui no blog especialmente sobre essa cidade russa. Isso mesmo, tem uma postagem falando sobre ela e referente as suas baixas temperaturas, mas porém não é por ser a cidade mais fria da Rússia mais sim a cidade mais fria do mundo. Clique aqui e veja mais sobre essa cidade onde o frio tem muito sentido. Em Yakutsk o verão é muito curto, pois mesmo com a temperatura um pouquinho acima dos negativos nada indica que não faça frio.

Верхоянск (Vierkhoiansk)

A temperatura recorde mais baixa nessa cidade foi: –67,8 C0


Essa é uma cidade não muito grande com cerca de 1150 habitantes. Assim como Yakutsk essa cidade também está localizada na Republica Sakha, ou seja tudo isso quer dizer que aqui as temperaturas são baixíssimas também assim como na sua vizinha Yakutsk.

Оймякон (Oymiakon)

A temperatura recorde mais baixa nessa cidade foi: –71,2 C0


Esse é um povoado russo também localizado da Republica Sakha, ou seja junto com Yakutsk está como a cidade mais fria de toda Rússia, assim como a cidade vizinha em Oymiakon a temperatura já chegou aos -71,2. Há exatamente 500 habitantes nesse povoado gelado.

A foto abaixo foi do memorial colocado quando a temperatura caiu bastante.


O frio nesse local pode ser curioso para alguns e de dar medo para outros.


Os estudantes na foto abaixo indo para escola com a temperatura 60 graus negativos.


E tem até feira num local frio como esse. Bom, devido as baixíssimas temperaturas só dá para ver os olhos da vendedora.


Bom, essas foram as cidades mais frias de toda Rússia. E você tem coragem de ir para alguma cidade dessas?

Até a próxima!

Não deixe de ver também!

7 thoughts on “As cidades mais frias da Rússia”

    1. Não. Abril ainda faz frio e em São Petersburgo ainda pode nevar em Abril e raramente mas pode acontecer de nevar em maio também. Resumindo tanto Moscou quanto São Petersburgo ainda faz sim e muito frio em abril.

  1. Obrigado. Por acaso você sabe se para entrar na Rússia é exigido documento que comprove vacinação contra a febre amarela devido ao surto recente que teve no Brasil?

  2. Olá Marcos! Estou indo com minha filha pra Rússia, passar só quatro dias! Queremos focar em Moscou e são Petersburgo. Como fazemos para ir de um lugar para outro? E o que podemos fazer próximo com transporte público? Queremos dicas até de onde ficar ! Se puder ajudar, estou perdida! Vi tanta coisa linda no seu blog!!!! E precisa visto? E o tempo em Agosto? Desculpa tanta pergunta… E muito obrigada pelo seu blog e atenção! Cláudia

    1. Claudia, boa tarde
      Em primeiro lugar, quero agradecer pelo seu comentario e elogio sobre o site! Fique sempre a vontade para perguntar e tirar suas duvidas! É melhor ficar tudo claro antes de viajar, ainda mais para um local tão longe quanto a Rússia.
      Vc se refere ir de uma cidade para outra? Se for isso, é mais facil de trem, pois tem trens de viagens tanto de São Petersburgo – Moscou quanto Moscou – São Petersburgo.
      Para visitar os locais dentro da cidade de Moscou e São Petersburgo, use o metro, pois o encanto ja começa nas belas estações de metro nessas cidades.
      Para ficar em algum lugar tem esse site com a lista de hostel muito bons em Moscou. http://www.travel.ru/hotel/russia/moscow/hostels/metro_krasnye_vorota/##f_pr_min=319&f_pr_max=3912&f_pr_cur=rub&
      tem esse site aqui também, com hoteis para ficar em Moscou ou São Petesburgo.
      https://ostrovok.ru/hotel/russia/moscow/low/
      Os preços estão em rublos.
      (Visto não precisa! Brasileiros não precisam de visto para turismo dentro do periodo de 90 dias)
      O tempo em Agosto é com muita chuva. Depende muito se é no inicio ou no final de agosto,por enquanto em São Petersburgo pode ocorrer dias do inicio de agosto com muito calor e dias com frio, mas no final de agosto já começa as chuvas finas e a temperatura fica entre 10 até 5 graus positivos.
      Em Moscou já não posso afirmar com tanta certeza, mas acredito que ainda não chega a fazer tanto frio nesse mes quanto faz em São Petersburgo.
      Moscou
      -> Visite a rua Arbat.
      -> Praça vermelha
      Pena que é pouco tempo, mas esses dois tem que visitar.
      São Petersburgo
      -> Visite o palacio de inverno
      -> Faça um passeio de barco pelo rio Neva e voce saberá o porque te indiquei esse fabuloso passeio.
      – > Visite também a catedral de Pedro e Paulo.
      -> A catedral do salvador do sangue derramado que é a minha favorita em São Petersburgo.
      Bom, faça mais perguntas se ficou com duvidas!
      Fique a vontade para tirar suas duvidas no site!
      Boa tarde,
      Marcus Diego

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.