Acabei de chegar da Letônia, pois fui conhecer a bela capital que é Riga. Foram 4 dias inesquecíveis. Muitos brasileiros nem faz ideia que tem um país chamado Letônia, Estônia e Lituânia, então vamos lembrar daquelas aulas de histórias na época da escola.

Bom, vamos lá! Os três países bálticos são: Estônia, Letônia e Lituânia esses países são banhados pelo mar báltico e foram por muito tempo membros da URSS depois cada um ganhou sua independência. Todos eles são pequenos, Letônia e Lituânia chega a ser maior que Estônia, mas pouca coisa também. Cada um tem seu próprio idioma, apesar do idioma russo ter grande influência neles. O idioma estoniano, pois falado na própria Estônia distancia muito dos idiomas da Letônia e da Lituânia, pois esses dois últimos são parecidos entre si, são idiomas gêmeos, como espanhol e o nosso português. O que mais acho interessante nisso tudo é a grande diferença das línguas nesse local, pois o russo, estoniano, letão e lituano são idiomas totalmente diferentes somente o letão e o lituano são gêmeos e o estoniano e finlandês são parecidos, mas não chegam a ser gêmeos, pois há muitas diferenças ainda entre esses dois, um estoniano entende um finlandês, mas esse não entende um estoniano.

Cheguei na Capital Riga depois de 12 horas na estrada, pois sai de São Petersburgo até Narva que são 6 horas (fronteira com a Estônia). Narva até Riga são mais 5 horas e meia. Estônia é um país tão pequeno que em quase seis horas atravessei ele inteiro, passando por cidades como Tartu e na fronteira com Letônia por Valga, onde vi casas lindas e cidadezinhas que são verdadeiros sonhos. Foi a noite inteira na estrada num ônibus com letões, estonianos e russos. Quando chegamos em Tartu entrou muitos estudantes. Tartu é uma cidade universitária da Estônia.

Riga estava uma tempestade, pois é verão daí choveu muito, esperei ainda um tempo até que estiou e o sol resolveu mostrar-se pela manhã. Não quis pegar taxi nem ônibus até o hotel, mesmo cansado resolvi caminhar pela cidade naquela linda manhã de verão na capital do báltico. De imediato a cidade encantou-me, o povo ainda acordava, muitas lojas fechadas, as ruas com aqueles nomes escritos com cedilhas até nas consoantes haviam cedilhas, as vogais com traços em cima delas, depois descobri o por que com os próprios letões.

Na Letônia todos falam facilmente o idioma russo e melhor ainda não precisava ficar questionando se falava ou não o idioma russo, uma vez que russos aqui estão por toda parte e mesmo os letões falam esse idioma muito bem. Não vi nenhum caso de recusa para falar russo, como acontece com frequência na Estônia.

A recepcionista do hotel muito simpática, fala um russo perfeito, pois os pais são russos, mas ela nasceu na Letônia. Dormi até duas da tarde, estava realmente cansado, 12 horas e ainda mais que não consigo dormir no ônibus.

Tomei banho, comi algo e resolvi deixar o hotel e passear com a câmera pela cidade de Riga.

Os detalhes são impressionantes. Essas fotos foram tiradas na praça da ocupação.

Riga tem muita coisa, mas muita coisa mesmo. Por exemplo eu nunca vi tantas igrejas, uma mais bonita que a outra e todas muito antigas. Muitas torres altas e o belo rio Daugava. As ruas com suas casas e igrejas lembram muito São Petersburgo e ainda mais com o rio Daugava. Lembrando que os czares russos vinham pra Riga e ficavam muito tempo por aqui também.

Bom, mais isso na próxima eu coloco aqui no site.

Não deixe de ver também!

8 thoughts on “Riga – Capital da Letônia”

  1. Oi Marcus, muito boas suas informaçoes e desde já apaixonada por Riga atraves de suas fotos. Estarei indo com mais duas amigas para estocolmo e de lá resolvemos conhecer Riga. Penso que seria interessante ir de lá para Russia, voce acha que daria pra fazer um bate volta? qualquer informação que puder me passar irei agradecer bastante….bjkas

    1. Olá Ana!
      Riga é encantadora, vale a pena ir pra la sim. Os letões são muito simpáticos!Da para fazer um bate volta sim. Dependendo para onde vc vai na Rússia. Por exemplo de ônibus Riga – São Petersburgo são 12 horas de viagem pela Ecoline. Passeie bastante por Riga, pelas ruas, pois vc vai ficar apaixonada com aquele lugar! Não se preocupe com o idioma, pois muitos falam inglês. Os mais velhos somente letão e russo ou até mesmo alemão, mesmo assim é uma cidade cheia de jovens e bem viva a noite.
      Não deixe de visitar a maior feira do báltico que esta justamente em Riga, pois lá vc encontrara de tudo! Tipo um mercadão municipal. Os preços também são baratos. Soube que agora a moeda de la já é definitivamente o Euro, isso é bom,porque quando fui era o letão e muito caro.
      Dentro das possibilidades vc pode pegar um trem para o Litoral que é Yurmula, linda cidade com praia. Leva uns 40 minutos. 😉
      Obrigado pelo comentário! Fique a vontade para tirar suas duvidas. 😉

  2. Boa tarde Marcus , estou fucando na internet a procura de parentes de minha familia que nasceram na Lituania , meu Pai nasceu em Kaunas e veio para o Brasil em 1927 com 5 anos e mais 3 irmaos , sei que ficaram mais irmaos em Kaunas ,parentes tambem , com ajuda de pessoas ja consegui nomes de varios parentes , irmaos de meu avo , pai de meu avo , pai de pai de meu avo . Tive contato com uma pessoa que me falou que um parente meu ,foi padrinho de casamento do avo dele , e que esta pessoa foi enterrada no Distrito de Valmiera…..Nao sei porque me veio a cabeca o nome de Riga , lembro que ouvi este nome quando era pequeno ,quem sabe parentes de meu avo . Meu nome e Luiz Carlos Linkevieius , na Lituania sobrenome Linkevicius . Sera que tem como saber pelo sobrenome onde este parente foi enterrado e nomes de mais alguem.

    Abracao

    1. Boa noite Luis Carlos,
      Legal saber que tem parentes em terras tão distantes, com cultura e línguas totalmente diferentes.
      Eu acho que o jeito mais fácil de descobrir é ir até a Lituânia.
      Você fez-me uma pergunta um tanto difícil, uma vez que pode ser difícil sim, somente o sobrenome fica meio complicado, mas estando no local talvez seja muito mais fácil, pois assim você vai nos locais e nas cidades e aos poucos vai descobrindo o paradeiro deles.
      Boa sorte nessa busca! Não desista, vá em frente e planeje ir até a Lituânia!
      Abraços,
      Marcus Diego

      1. Bom dia , Marcus ,obrigado pelo retorno ,com certeza se consegui-se ir a Lithuania com pessoas que consigam conversar e conhecam o lugar teria uma chance enorme de encontrar parentes , mas ta dificil sair daqui , vou continuar fucando ,quem sabe consiga um dia conversar com alguem que seja parente . Vontade nao falta de conhecer a Lithuania ,quem sabe um dia da certo.
        Abracao parceiro tudo de bom

        1. Bom dia Luiz
          Fique a vontade para comentar, tirar duvidas e perguntar, sempre.
          Uma das maneiras mais fácil e barata para ir até a Lituânia eu acho que e pela Russia de ônibus ou ate mesmo de avião. De ônibus você pegando promoção chega a pagar cerca de 100 reais. De avião a mesma coisa.

          Obrigado,
          Marcus Diego

  3. Ola querido diego, felicidades para você… sempre!!
    Agradeço a oportunidade de por lhe cumprimentar via internet e poder conhecer um pouco de paises da europa na parte norte.
    Morei em Portugal e conheço alguns paises, exceto os que já foram da União Sovietica.
    Tenho uma grande vontade de conhecer a Russia e outros paises que fizeram parte do bloco comunista.
    Sempre vivi em país capitalista selvagem como o Brasil e outros paises da America do Sul.
    Ficaria muito feliz de poder fazer parte do seu rol de amizades, pois de ver e contatar gente inteligente assim como você!
    Desejo que sua vida seja repleta de muita paz, saúde e sucesso nas suas novas aventuras e descobertas nos paises distante do Brasil.
    Mande suas notícias para possamos manter sempre conectados via internet.
    Abraços
    Martins 55(91) 999811435 whatsap

    1. Olá Martins!
      Muito obrigado mesmo pelo seu comentário! claro que pode fazer parte do meu rol de amizades.
      Já anotei seu numero aqui. Fique a vontade no blog para comentar, tirar duvidas, mas uma vez agradeço pelo comentário.
      Pra você também tudo de bom!
      Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.