Bom, pessoal, hoje eu quero falar de um assunto muito importante aqui na Rússia que é sobre o registro. Muitos quando veem a primeira vez para Rússia não entendem que registro é esse? Por que tenho que pagar pra ser registrado, uma vez que não precisamos de visto e etc? Por que o hotel está me cobrando sobre o registro?

Entenda o seguinte, quando a Rússia era URSS, cada estrangeiro que entrasse no país era obrigado a ser registrado, pois essa era uma forma do governo russo saber aonde aquele estrangeiro se encontrava hospedado e exatamente em qual cidade e o principal quanto tempo ele ia ficar dentro do território Soviético. Quem fazia era o próprio hotel para estrangeiros. Nessa época o estrangeiro só podia ficar em hotéis, aqueles especiais somente para estrangeiros e não podia ficar em casas de amigos hospedados por exemplo. Assim que funcionava a lei na época da URSS. Hotéis para estrangeiros? Sim, estranho mas os russos de outras cidades não podiam ficar no mesmo hotel onde ficava os estrangeiros, ou seja existia hotéis para estrangeiros e hotéis somente para russos, mas isso era na época da URSS. Hoje as coisas mudaram, pois tanto russos como estrangeiros ficam no mesmo hotel. O que não mudou foi o registro, pois isso o governo quis continuar e segue até hoje.

Quando você chegar na Rússia, você tem três dias para se registrar nos correios. Se você for ficar em hotel ou em hostel, eles mesmo já se encarregam disso. É claro que vão cobrar de você o valor do registro e pelo serviço de enviar nos correios para УФМС que é o órgão responsável, como a polícia federal russa.

Caso você vai ficar na casa de amigos, o seu amigo encarrega-se de fazer isso. Seu amigo vai junto com você até os correios mais próximo, pois ambos munidos com os documentos, você é claro seu passaporte e a carta de imigração que recebe no aeroporto e a ficha preenchida e assinada por ambos.

A ficha é como na imagem abaixo e não pode conter nenhum erro, nenhuma rasura e tem que ser com letras cirílicas e maiúsculas, ou seja vai acabar seu amigo preenchendo pra você. Sinceramente essa ficha é um saco para preencher. Veja ela na imagem abaixo!

A primeira parte da ficha:


Agora a segunda parte da ficha:


São essas fichas que vocês vão levar juntos com os documentos tanto seus documentos quanto os documentos do seu amigo até os correios. Lembre-se se você for ficar em Hotel ou em Hostel, não precisa se preocupar com isso, pois todo o processo fica por conta deles.

Você sabia que esse processo todo não é somente nós estrangeiros que precisamos fazer? Isso mesmo, um russo que mora em outra cidade ele é obrigado a fazer o registro se for ficar em outra cidade russa de não residência por mais de três dias. Por exemplo um russo que mora em Moscou vai passar uma semana ou mais em São Petersburgo, ele tem que fazer esse registro também, mesmo se for ficar na casa de parentes etc. Mas eles fazem essa burocracia? Rsrsrs Vou ser sincero, eles não fazem, dão a mínima para isso. Entenda que se a polícia quiser ela pode levar até a delegacia e cobrar multa por não ter o registro ou pior ainda as propinas que vão cobrar. Nós estrangeiros a coisa é pior ainda, pois se um policial resolver ver seus documentos e questionar sobre o registro e você disser que não tem, ai está o problema ele pode muito bem se aproveitar da situação.

Se você for visitar algum país vizinho e depois vai voltar para Rússia novamente, tem que fazer tudo de novo. Por que? É assim, quando você deixa a Rússia e vai visitar algum país vizinho na fronteira eles ficam com sua carta de imigração e as vezes ficam com seu registro ou as vezes só olha se está tudo ok e devolve (mesmo tendo devolvido já não tem mais valor como documento). Quando você voltar novamente para Rússia eles vão te dar uma nova carta de imigração e nela tem um novo número que será colocado no novo registro que você for fazer. Eu sei, o negócio é burocrático, mas é lei.

Houve casos na fronteira em que eles me perguntaram aonde eu estava registrado e pediam minha carta registro. Outras vezes não pediam, mas mesmo assim eu entregava junto com o passaporte, examinavam se estava tudo ok e devolviam ou ficava com eles.

Bom, nos três anos de Rússia nunca fui parado nas ruas por policiais para conferir documentos, graças a Deus, mas sempre andei com o passaporte, carta imigração e registro, pois é muito importante está sempre com você, assim evita problemas com os policiais russos.

E se for para outra cidade russa? Pela lei se você for ficar mais de três dias naquela cidade, tem que ir até os correios da cidade e fazer o registro, caso vai ficar na casa de amigos.


Foto acima dos correios na Rússia.

Espero que tenha ficado claro, pra você que vai para Rússia o que é o registro. Quando o hotel cobrar e você não se assustar e entender bem o que está sendo cobrado.

O hotel ou Hostel pode cobrar até 1000 rublos pelo registro. Nas cidades grandes esse valor está dentro do que é normal, uma vez que eles estão cobrando pelo serviço e pelo registro nos correios.

Até a próxima! Qualquer dúvida deixe em comentários!

4 thoughts on “Carta registro na Rússia”

  1. Marcus Diego…obrigado pelas infos….mas e no caso de vc ficar hospedado na casa de um amigo que aluga apartamento? …quais os documentos que ele deve levar ?……e outra…onde se consegue essas fichas ?….pela Internet ?…ou nas agências de correio ?….obrigado desde já pelos esclarecimentos!

    1. Rud, muito obrigado pelo comentario e fique a vontade para comentar e tirar suas duvidas.
      Se for ficar na casa de amigos, não se preocupe, pois ele que vai ter que correr atras das fichas e preencher para vc. Ele vai levar o documento dele e vc vai junto com o seu passaporte, carta de imigração e as fichas preenchidas. As fichas consegue nos correios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.