Saindo de São Petersburgo resolvi visitar uma pequena cidade russa que fica localizada na divisa com Finlândia á mais ou menos 132 KM de São Petersburgo. É uma cidade antiga com muita história e vale a pena conhecer Vyborg.Há duas opções para Vyborg, pois você tanto pode ir de ônibus ou de trem. Eu fui de ônibus e voltei de trem no mesmo dia. Para ser sincero, de trem é bem melhor do que de ônibus. O percurso leva de uma hora e meia para duas horas.

Entrei no ônibus e fui para Vyborg, uma viagem tranquila, apesar do calor. Um ônibus não muito confortável, ar condicionado não funcionou, por conseguinte diverti-me com os russos que em muita coisa parecem com brasileiros, foi o que notei muito nesse dia. O que me surpreendeu ao chegar em Vyborg foi que apesar do sol, o vento estava gelado, ou seja frio em pleno verão.

Vyborg, como se fosse uma cidade do interior, poucos moradores, tudo muito calmo, casas antigas, igreja como da foto acima, uma torre em ruinas de mais 200 anos, um castelo no alto do morro. O legal também que você além de ouvir russo vai ouvir muito finlandês. Lembro que entrei em um bar onde havia finlandeses e russos sentados bebendo e conversando nos dois idiomas, crianças conversando em russo e finlandês.

Essa casa antiga com torre é um bar no centro da pequena cidade.

A antiga torre do relógio em ruinas com mais de 200 anos:

Pelas ruas de Vyborg:

 

No centro da cidade tem uma antiga torre, onde hoje é um restaurante

e:

O pequeno castelo de Vyborg fica no alto e resolvi subir lá:

Agora a segunda etapa foi subir até o topo da torre no castelo, onde pode-se ver toda cidade de Vyrbog e as ilhas.

As pontes ligando Rússia e Finlândia. A primeira ponte é pelo acesso de carro e a segunda pode-se ver o trem de velocidade máxima finlandês “Allegro” saindo da Rússia para Finlândia.

E os russos falaram que em Vyborg tem uma pequena praia. Resolvi ir até o local. Realmente é uma praia pequena, sem dúvida. O vento que vinha do mar báltico muito gelado, a água do mar então, nem preciso dizer que estava gelada de dá medo.

Vyborg nem sempre foi assim calma, sofreu com guerras entre Rússia e Finlândia. Até hoje os finlandeses têm magoas dos russos devido terem perdido Vyborg na guerra e hoje pertencer a Rússia.

A foto abaixo é o período de guerra de 1940- 1944:

Parada do exército finlandês de 21 de agosto de 1941.

Bom, foi um passeio inesquecível e nunca vou esquecer dessa pequena cidade chamada Vyborg.

Não deixe de ver também!

3 thoughts on “A cidade russa – Vyborg”

    1. Olá. Eu não tenho o que falar dessas cidades, uma vez que não estive nelas, mas Sotchi é a cidade tropical russa, pois muitos no verão correm para Sotchi devido ao seu clima quente.
      Kalingrad é um pedacinho da Rússia fora dela, pois a influencia alemã e polonesa nessa cidade é muto forte, uma vez que faz divisa com esses países e não com a propria Rússia. Kalingrad não cheguei a ir, mas teve uma época que planejei visita-la. É um pedaço da Russia que vale a pena visitar.

      1. Obrigada! É que participarei do World Festival of Youth and Students, aí ganhei a viagem para Kalingrad tbm. Agradeço pelas informações, estava em dúvida se aceitava ou não ir à Kalingrad.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.