Olá meu caro leitor! Hoje quero falar sobre vistos para morar na Rússia. Respondendo a pergunta que muitos me fazem: Como faço para morar na Rússia? Você deve estar ai pensando: “O que ele está falando, sendo que no território russo não precisamos de visto?” Sim, não precisamos de visto no território russo. Não se esqueça de algo muito importante, não precisamos de visto para permanecer no território russo por 90 dias, depois desse período você é obrigado a deixar o país e depois de seis meses você pode entrar novamente sem visto.

 E ai que vem a questão na cabeça de alguns: Como faço para morar na Rússia?

E para permanecer mais de 90 dias?

Bom, se você vai ficar na Rússia como estudante, daí o assunto é outro, pois o visto é dado pela universidade no período em que você vai estudar no país. Se você for ficar no país para trabalho, também já é outro assunto, entretanto mais burocrático, com você ainda no Brasil tem que pedir para empresa solicitar um visto de permissão de trabalho e provar para empresa Russa que não tem ninguém qualificado para fazer aquela função além de você. Que complicado, não?!

Agora se você apenas quer ficar no território russo por mais tempo, mais nenhuma dessas outras opções se encaixa no seu caso, existe um tipo de visto que você de ver solicitar no órgão ФМС, pois é o órgão responsável por imigrantes. O nome do visto é o РВП – регистрация временного проживания. (Registro de permanência de tempo), traduzindo é mais ou menos algo assim. Para dar entrada nesse visto, primeiro você deve ter ideia aonde dar entrada nele ou seja aonde você vai morar na Rússia.

Entenda o seguinte, se você der entrada nesse visto em Moscou, você não pode morar em outra cidade a não ser em Moscou. Trabalhar também somente em Moscou e não terá permissão para trabalhar em outra cidade. Posso visitar outra cidade? Pode sim, sem problemas, mas o problema se você for para outra cidade lá você não poderá trabalhar, por que seu РВП é de Moscou. Esse foi um exemplo que eu dei, pois você pode fazê-lo em qualquer outra cidade russa.

Como solicito o РВП?

Você precisa ir até o órgão ФМС da cidade russa a qual pretende morar e lá solicitar o РВП, pois eles já vão entender o que você quer e vão te passar toda lista de documento, fora as milhões de perguntas. “Aqui começa a burocracia!”

Há escritórios que fazem todo esse processo, eles mesmo vão atrás do ФМС e preparam tudo para você, mas tem que ter cuidado, pois muitos desses escritórios pode ser furada, para isso você vai precisar de ajuda de um russo, para não ser enganado e perder dinheiro, por conseguinte é uma maneira mais fácil do que você mesmo ir no ФМС. A burocracia é gigante fazendo direto com ФМС, mesmo você levando tudo certinho, todos os documentos, sempre eles vão arrumar uma desculpa para atrasar as coisas ou simplesmente para fazer você desistir da ideia de permanecer na Rússia. Os escritórios que cuidam disso, eles se responsabilizam por todo o processo e documentação, mas cobram por isso é claro.

Fila de espera.

Você vai entrar na quota de espera. O negócio funciona assim, pode ser que na cidade onde você der entrada no РВП a quota já esgotou, daí você vai ficar na fila de 6 meses e até mesmo um ano. Nesse tempo de espera para receber o visto, você não poderá deixar a Rússia. Você precisa esperar o РВП ficar pronto no território russo. Moscou, São Petersburgo geralmente você não vai conseguir menos de um ano, pois são muitos pedidos de РВП e a fila é gigante, uma vez que você entra na ordem e cidades grandes são muitos imigrantes.

Mesmo se o escritório especializado para imigrantes que você falou acima, cuidar de todo processo, vou precisar entrar na fila? Sim. Direto com ФМС ou no escrito especializado, tenha ideia que da fila de espera você não vai escapar. E não adianta achar que se pagar mais caro vai conseguir furar a fila, pois estamos falando de legalização de documento, aqui é direto com a polícia federal russa, ou seja tem que ser tudo conforme a lei russa. Por isso eu citei que tem que ser um escritório especializado conhecido e de confiança, porque o que mais tem na Rússia é golpistas querendo extorqui dinheiro de estrangeiros desavisados.

A exigência para conseguir o РВП.

Para ter a permissão de trabalho com esse visto, é obrigatório você ter um diploma. Mesmo o seu diploma brasileiro, pois esse é traduzido depois para o russo. O diploma é para provar que você tem uma profissão, pois sem profissão não é dado o visto. Exigência da lei russa. Ai você tem a escolha de fazer um outro visto só para ficar no território russo sem trabalhar, sendo que de forma alguma você pode trabalhar e tem que provar situação financeira o suficiente para isso. Bom, mais não é o nosso caso aqui.

Você tem que ter moradia. Não precisa ser seu, se for ficar registrado na casa de amigos ou alugar um apartamento. Porque depois de todo o processo quando você tiver o visto pronto, você vai precisar registrar-se no registro de moradia, ou seja vai ficar registrado aonde você vai morar na Rússia, é claro que tem que ser na própria cidade onde você solicitou o visto. Se for em apartamento alugado, já tem que estar com o mesmo alugado, pois vai precisar do contrato de aluguel para fazer toda a parte de registro moradia.

No momento quando você for dar entrada no visto, você já é questionado sobre moradia e vai ser pedido o seu registro. Lembra dele? Sempre falei dele aqui no site Clique aqui.

Se você não fala russo vai ter que se matricular num curso de russo o mais rápido possível.

Na lista de documentação vai está incluso o pedido de exame de sangue para drogas e doenças contagiosas.

As leis russas para imigrantes mudam frequentemente, então pode acontecer de alguma exigência ser acrescentada a qualquer momento ou retirada ou mudar completamente o pedido do visto. Por enquanto coloco aqui o que está seguindo até o momento. Lembre-se, aqui tudo é burocrático e mesmo fazendo todo o procedimento, pode deles arrumarem alguma coisa para impedir seu visto.

O visto РВП é para quanto tempo?

3 anos é o prazo desse visto, ou seja no período de três anos você pode morar, trabalhar no território russo, lembrando que trabalhar e morar somente na cidade onde você deu entrada no visto. Você pode ir para outras cidades russas, mas você não pode mudar a moradia. Eu posso sair da Rússia e ir de férias para o Brasil? Sim, depois que estiver com o visto pronto, mas não pode ficar no Brasil se não você perde o visto.

E depois do período de três anos? Tem um outro visto que você precisa fazer, o processo é um tanto mais fácil. Esse outro visto já dura cinco anos. Preste atenção! “Se no teste de idioma russo que você for fazer para dar entrada no segundo visto de cinco anos, comprovar que você fala russo fluente, esse tempo diminui para 2 a 3 anos, daí pronto você recebe um passaporte russo, ou seja recebe cidadania russa.” Mais isso somente depois do visto РВП, pois o período de três anos você não pode ter tido nenhum problema com a lei e já tem que está falando russo, uma vez que falando russo para conseguir a cidadania russa é mais fácil. Se comprovar também que você ficou muito tempo fora do território russo, pode acontecer de não conseguir complementar o РВП depois que acabar o tempo de 3 anos.

O visto РВП ficou pronto e agora?

E agora que ainda a jornada não acabou. Você reuni documentos e o contrato de moradia caso tenha alugado um apartamento. Caso vai morar na casa de amigos, aqui já deve ter feito o registro de moradia, mais não é aquele registro que você faz quando fica em turismo, aqui é um registro em cartório e tudo mais com o visto РВП, pois esse registro comprova que você vai morar na residência dele enquanto estiver com o visto e jamais ele poderá expulsar você, se alguma coisa acontecer, pois é lei. E vai ter um dia para levar tudo para o ФМС e finalmente estar liberado para ficar na Rússia tranquilo por 3 anos.

Antes de eu finalizar o post, deixa eu responder uma dúvida que se não ficou ainda vai aparecer na cabeça.

Como vou esperar pelo РВП por um período de um ano se eu somente posso ficar no território russo 90 dias sem visto?

Pois é, foi isso que me pegou e tive que voltar para o Brasil. Acontece que em São Petersburgo a fila já estava pra um ano, eu não tinha outra escolha a não ser esperar por esse período no território russo, só que não tem nenhuma outra forma de você aguardar mais de 90 dias, se você ficar no território russo 91 dias esse um dia a mais você já está ilegal, ou seja fica difícil assim, então não consegui entrar em uma fila menor nem na cidade pequena. O jeito que você vai dar se quiser esperar na fila é um assunto seu, pois nem ФМС e nem o escritório especializado vão fazer alguma coisa quanto a isso. Ou você espera um ano no território russo ou simplesmente procura em alguma cidade distante se tem filas menores.

Moscou e São Petersburgo as filas são sempre grandes e o período sempre de um ano. Nas cidades distantes, acontece as vezes de ter filas grandes também. O problema das cidades distantes é que vão te perguntar logo o que você quer fazer morando lá? Como vai trabalhar em uma cidade pequena? E quando descobrirem que você é brasileiro e está querendo o РВП para ficar na Rússia, prepare-se para ouvir as diversas reações de espanto. Podem até desconfiar que você é espião. Rsrs… Acredite acontece.

“O que você quer fazer nesse lugar frio? O Brasil tem praias, sol e um clima quente!” Sim, cansei de ouvir isso quando estava atrás do РВП.

Mais não tem nenhum visto que eu possa vir fazer enquanto tenho que esperar na fila pelo РВП? Não. Tentei isso também, mas não tem.

Bom, espero ter de alguma forma respondido a sua pergunta: Como faço para morar na Rússia?

Qualquer dúvida deixe em comentários!

Até a próxima!


21 thoughts on “Como faço para morar na Rússia?”

  1. Olá Marcus Diego! Há muitos poucos artigos na internet sobre a Rússia. Um país tão magnífico não podia ser tao esnobado.
    Queria ouvir de alguem que morou lá algumas coisas…Perguntas que creio ser facil de responder.
    Pretendo em breve estudar e morar na Rússia. Até 2018, quando eu tiver 26 anos, vou conseguir.
    A Rússia não está na lista de (quase) ninguém para imigrar.
    Pode me falar um pouco sobre a qualidade de vida lá (segurança, educação, essas coisas)?
    Vale a pena tentar a cidadania russa?
    Como é ser professor na Rússia
    Como é a vida em uma pequena cidade russa? Sinto feliz em falar com você, pois entende o que eu sinto em Relaçao a Russia.
    Boa Noite e Obrigado.

    1. Boa noite Huliano!
      Seja bem vindo ao site.
      Segurança: A Rússia não é um país tão seguro assim se for comparado com outros países europeus, mas assaltos o que acontece no Brasil não chega a ser igual por aqui, ou seja raramente se ver isso por aqui. Aqui eu sentir-me mais seguro em certos lugares do que no Brasil. O bom é não arriscar-se sozinho nas periferias, ou seja existe as periferias e sozinho em certos cantos principalmente a noite é bom evitar.
      Educação: Eu acho a educação aqui melhor, mas mesmo assim ainda tem suas falhas.
      Saúde: É melhor pagar do que ter um atendimento publico, mesmo assim depende muito aonde esta. Eu achei o atendimento publico em São Petersburgo muito bom e muito higienico é claro que o particular é outra coisa. Os russos falam que nas aldeias e um pouco distante o atendimento na saúde publica é decadente.
      Se vale a pena tentar ou não tentar a cidadania russa, vai depender muito de cada um. Depois de um tempo morando no local, você mesmo vai saber se para “você” valera a pena.
      O professor na Rússia ainda é muito respeitado, pois até hoje quando um professor entra na sala de aula os alunos colocam-se de pé. Mesmo assim pode ocorrer a falta de respeito com o professor, é claro que isso depende da educação que cada um tem em casa.
      A vida numa pequena cidade russa pode ser chata ou interessante, o fato que vai depender de cada um. Sendo estrangeiro numa cidade russa pequena não é uma tarefa muito fácil, uma vez que a mentalidade é outra e até mesmo muito distante de quem mora na cidade.
      A Rússia é um país muito grande e devido a isso tem muitos problemas como tem no Brasil, outros menos outros piores, mesmo assim a Rússia é um país fantástico e sempre repito que mesmo com seus problemas gosto muito desse lugar.
      Muito obrigado por comentar e fique sempre a vontade para deixar seu comentário e tirar suas duvidas.

      1. Gostei muito do Blog vou me planejar pra ir pra Russia mais vai ser uma luta muita Burocracia.se poder me ajudar com informaçoes agradeço.tem face ?

  2. Bom dia sou casado com uma russa(Moscovita), e pretendemos mudar para moscow, porque belo horizonte esta impossivel de se viver… assaltos dentro do BRT e ai vai…

    Queria te perguntar se é facil para um BR achar trabalho de IT por ai ?

    E os salarios.

    Valeu !

  3. Boa Noite, Marcus Diego!
    Tenho estudado o idioma russo e faço faculdade.
    Quando eu terminar minha graduação gostaria de ir morar aí na Rússia, no caso de preferência em Moscou pelo maior compo da minha área (T.I.).
    Gostaria de saber como você fez para contornar este problema do visto PBII que muitas vezes pode demorar para sua emissão e a permanência máxima é de 90 dias?
    Muito Obrigado, Boa Noite!

    1. João Vitor, boa noite
      O caso do РВП quando eu fui para assinar o contrato no escritório eu descobri que eu teria que esperar mais ou menos um ano para pega-lo, algo que não dava ceto, pois eu tinha 90 dias para deixar o país. Em Moscou demora isso também ou ate mais, uma vez que é por ordem.
      Não confunda:
      Os 90 dias são para turismo, ou seja você poderá andar pelo território russo durante esse período somente com seu passaporte sem a necessidade de visto, pois ai você esta como turista.
      O visto РВП (разрешения на временное проживание) na primeira etapa são 3 anos, nesse período pode morar no território russo onde foi solicitado esse visto e trabalhar na mesma cidade. Depois desse períodos é solicitado a segunda etapa. Para quem já fala russo esse período é reduzido perante uma prova do idioma russo.
      Não tenho certeza se ainda continua assim. Preciso dar uma olhada se não mudou, pois acredite essas leis sempre mudam.
      Voce colocou que estudou russo. Caso você já lê em russo, da uma olhada nesse site aqui!

  4. Bom dia,
    Então no seu caso você utilizou outro visto para permanecer no país ou por estar aplicando para este visto de permanência isso já te da o direito de esperar no país por um período superior a 90 dias ( No caso sem poder trabalhar)?

    Muito obrigado pela resposta!

    1. Ou no caso posso ir até a Rússia dar entrada no Visto e voltar para o Brasil para esperar a fila e voltar para a Rússia quando tudo estiver pronto?

      Desculpe por todas essas perguntas. Realmente estava querendo saber quais são as possibilidades.
      Muito obrigado!

      1. Não precisa se desculpar, pois pergunte sempre que tiver duvidas.
        Respondendo a sua questão.
        Não.
        De forma alguma você pode voltar para o Brasil enquanto estiver esperando o РВП (разрешения на временное проживание). Eu tentei isso dai também, mas esta totalmente fora de questão, pois para receber o РВП você tem que estar no território russo e não pode deixa-lo, mesmo se o РВП demora um ano.

  5. Boa noite,
    Acho que entendi, me corrija se estiver errado. Durante esse período você pode ir para outro país desde que este não seja o Brasil?
    Se não, qual seria a solução para poder ficar na Rússia durante esse período de 1 ano?
    Muito Obrigado!

    1. Então,
      Saindo do território russo e indo para um espaço shengen, você pode conseguir zerar, eu diria os 90 dias de turismo e quando voltar parra Russia começar a contar os 90 dias a partir da data que você retornou para Russia. Só tem que ficar atento com uma coisa, nas fronteiras os russos já estão espertos quanto a isso e sabem disso, sendo que a unica coisa que podem fazer e negar o carimbo no passaporte para que comece a contar novamente os 90 dias, ou seja se isso acontecer não adianta nada. O negocio é sim um pouco complicado, uma vez que é um risco que pode correr.
      Não existe nenhum outro visto que possa tirar para esperar o seu РВП (разрешения на временное проживание) ficar pronto. Eu tentei isso dai também e foi em vão. As leis russas são complicadas e feitas para dificultar.

  6. Ah, agora entendi! Muito obrigado por toda a ajuda!
    Pensando em todas as possibilidades acho que eu deveria pensar em fazer uma pós-graduação na minha área por aí e durante o visto de estudande fazer a solicitação.

  7. Ola cara muito obrigado pelas informações, mas sempre fica aquela duvida né…
    Eu ficarei no território russo depois dos 90 dias até a aprovação do visto correto?
    Eu poderei trabalhar nesse período de espera? Ou teria que trabalhar sem “Carteira de trabalho”?

    1. Olá Geovani,
      E obrigado esta no território russo enquanto espera o visto РВП (разрешения на временное проживание) ficar pronto.
      Trabalhar na Russia só com permissão de trabalho.

    1. Boa tarde,
      Não. Eu fui para o Brasil. Transitando no espaço shengen não da a garantia, pois na fronteira podem esbarrar a qualquer momento se perceberem que você esta rodando pelo espaço shengen somente para ganhar tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.