Bom, eu tenho que criar um post aqui sobre isso, uma vez que existem muitas coisas que diferem dos brasileiros e russos. Quando você estiver aqui na Rússia, siga essas regras, mesmo você sendo um estrangeiro, para um russo não tem desculpa para você cometer essas “falhas.” Então, leia esse post antes de chegar no outro lado do mundo.

  1. O uso dos тапочки (Tápatchki), essa é uma palavra russa usada somente no plural e são as sandálias, pantoufles que todo russo, mas todos mesmo tem em casa para todos os tamanhos na entrada. Por que?

Porque de forma alguma não se pode entrar dentro de casa com os sapatos. Nunca entre pela casa de um russo com os sapatos ou sandálias que você usa para caminhar na rua.

Eu li na internet, o que alguns brasileiros escrevem sobre a Rússia e tem muitos fatos equivocados, como esse em que diz que os russos não tem faxineiras, por isso não se pode entrar dentro de casa com os sapatos etc. e etc. Não tem nada a ver com isso, o caso aqui é questão de higiene. Os russos falam que na rua é muito sujo e não faz sentido entrar dentro de casa com o mesmo sapato que andou pelas ruas sujas. Outra coisa no outono quando a neve cai e derrete é uma mistura de lama com sal, isso mesmo sal, uma vez que na cidade eles colocam sal para derreter a neve. O fato que é muito sujo e você chega em casa com os sapatos naquele estado, mas o caso é que nem mesmo no verão é permitido entrar dentro de casa com os sapatos.

Fica a dica para não fazer feio. Chegou na Rússia foi visitar um amigo, tire os sapatos!

  1. Cuspir na rua é feio.

Nunca faça isso perante pessoas nas ruas! É considerado feio e ofensivo. Quer cuspir, cuspa em um local onde não tenha ninguém. Quando um russo está bravo com alguém e quer ofender essa pessoa, geralmente cospe perante essa pessoa como uma forma ofensiva, está ai por ser feio e ofensivo cuspir nas ruas. Se você fizer isso, pode até ser ofendido por um russo ou vai ouvir aquilo que não quer ouvir. Então, está a dica, nunca cuspa nas ruas quando estiver na grande Rússia!

  1. Assobiar nunca na Rússia!

Nunca assobie na casa de um russo ou até mesmo próximo de um russo nas ruas etc. O caso que se você assobiar dentro da casa de um russo, você vai levar uma bronca. Os russos acreditam que assobiar em local fechado traz má sorte quanto a dinheiro. Isso mesmo, assobie dentro de casa e tanto você como o dono da casa vai ficar pobres ou com dificuldades financeiras é assim que os russos acreditam. Nas ruas se você assobiar e passar uma russa, ela vai voltar e te dar um tapa ou um soco. Uma vez que assobiar para mulheres na Rússia é o mesmo que chama-las de prostitutas. É ofensivo assobiar em público! Esqueça assobiar na Rússia!

  1. Nunca deixe restos de comida no prato ou jogue fora!

Bom, o caso aqui é bem sério. Coloque o tanto que consiga comer. É feio, ofensivo deixar restos de comida no prato. Nunca faça isso, pois é feio demais perante os russos. Para eles jogar comida fora é tão feio e ofensivo, que você visto como uma pessoa sem educação. Então quando for comer na casa de um amigo na Rússia coloque no prato o tanto que pode comer para não deixar restos no prato. Se acontecer de você deixar, tenha ideia que os russos vão fazer você comer tudo. Rsrs

  1. Nunca diga o que vai fazer no banheiro.

No Brasil as pessoas são muito abertas a tudo. É comum ouvir pessoas no Brasil falarem o que vai fazer no banheiro, nem sei o porquê disso, mas esta ai, isso acontece sempre no Brasil. “Eu vou fazer xixi e já volto.”

Meu caro leitor, nunca, mas nunca faça isso na Rússia, jamais diga a um russo o que você vai fazer no banheiro. Soa feio o suficiente para você ouvir de um russo. “Quem quer saber o que você vai fazer no banheiro?” Apenas, preciso ir ao banheiro, toalete e ponto final, mas jamais especificar o que você vai fazer lá.

Tenha ideia que na cabeça de um russo ninguém tem necessidade de saber o que você vai fazer lá, pois é um assunto seu.

Sinceramente, eu com minha opinião em particular, acho feio também quando as pessoas no Brasil falam isso, mas nem todo mundo pensa assim. Só que na Rússia, os russos pensam assim e nunca faça isso mesmo com amigos russos.

  1. Nunca chame alguém na Rússia com ruídos, gestos.

Chamar a pessoa com psiu! Ei! Ou assobio, esse falei no item 3, jamais faça isso na Rússia. É feio e só com os animais na Rússia podem chamar assim.

Viu uma pessoa e chamou com algum barulho, gestos você é visto como mal educado, selvagem ou animal. Rsrs

Isso mesmo os russos veem isso muito feio e sem educação. Jamais faça isso na Rússia.

  1. Não limpar a casa quando alguém da casa estiver viajando.

O caso é o seguinte, se alguém da casa ou algum amigo ficou em sua casa e acaba de sair para viajar, de trem, ônibus, avião etc. Jamais varrer, limpar a casa durante a viagem dessa pessoa. Isso é uma superstição russa levada muito a sério e eles não fazem mesmo, só varrem a casa ou qualquer serviço doméstico quando tiver certeza que a pessoa chegou de viagem no destino previsto. Por que?

Por que é um sinal ruim, ou seja a pessoa pode morrer no caminho da viagem ou sofrer um grave acidente.

  1. Dar flores na Rússia.

    É mais uma superstição russa levada muito a sério pelos russos. Na Rússia flores em pares somente em enterros, ou seja se você der flores para um russo em número par, significa que você deseja a morte dessa pessoa. Isso é levado muito a sério e um russo não perdoa isso. Jamais dê flores para um russo em número par.

Até mesmo no virtual. Você está no whatsap, por exemplo, teclando com uma russa daí em vez de você mandar uma rosa ou três, você envia duas, ela vai te corrigir e pedir para você mandar em número ímpar e vai sempre te lembrar em nunca mandar em números pares.

Então sempre em mente, flores na Rússia somente em ímpar.

Flor em russo é цветок (tsvietôk).

  1. Demonstrar golpes, pancadas, facas, tiros em si mesmo ou na pessoa ao lado.

Nunca faça isso aqui na Rússia. Os russos levam demais isso a sério e vão te corrigir, para que isso nunca mais se repita.

É uma superstição que os russos levam ao pé da letra, jamais vão aceitar você mostrar em si mesmo ou pior ainda na pessoa ao lado pancadas, golpes, facadas etc. Na cabeça de um russo quando você faz isso você atrai para si naquela parte do corpo o mesmo que está falando, ou seja isso vai acontecer com você. Se estava a conversar com um russo e fez isso, primeiro você vai ser corrigido para nunca mais fazer isso e eles vão pedir para você passar a mão no local e depois soprar para direção onde não tem ninguém.

  1. Pisar no pé de alguém.

Aqui é mais uma superstição russa. Se você pisar no pé de alguém, ou alguém pisar no seu pé. Tem que pisar de volta. Isso mesmo, estranho né! Por que? Para que não venham brigar depois. Isso mesmo, se você pisar no pé de alguém ou ao contrário, essa pessoa precisa pisar no seu pé de volta para que vocês não venham ter uma discussão.

É claro que tem muito mais superstições e diferentes costumes russos, depois colocarei mais aqui. Por enquanto são esses o que mais vi por aqui e o que mais os russos levam a sério. A questão quanto a superstição os russos são bastante supersticiosos e acreditam muito nisso, então se você não acredita ou sei lá acha uma bobagem etc., guarde para você e respeite o espaço deles, ainda mais estando na Rússia. E nesses detalhes que deixa esse grande país mais interessante, uma vez por ser tão diferente com costumes e superstições longe das nossas.

Até a próxima! До встречи!


Não deixe de ver também!

2 thoughts on “Costumes e superstições russas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.