O genitivo plural em russo

Bom, eu já falei aqui do caso nominativo, prepositivo, acusativo e genitivo. Hoje quero tratar com você do caso genitivo, mas quero falar sobre o plural dele, pois vem mais terminações para você aprender. Eu sempre digo que no idioma russo não existe somente seis casos de declinações, uma vez que seis casos se contarmos somente com o singular e suas terminações, mas o fato é que no plural tem suas próprias terminações, sendo assim somando tudo se fossemos contar pelas terminações são doze casos. Não se assuste com isso, pois tem idiomas que tem muito mais casos, como os idiomas urálicos (finlandês, estoniano e húngaro). Muitos falam: “Marcus, como pensar com todos esses casos e todas essas terminações numa frase?!” Primeiro você tem que ter ideia de que você não vai decorar essas terminações, mas sim aprender, ou seja crie frases usando-as e leia pequenos textos infantis no início, pois tudo requer tempo e você vai precisar ter paciência. Não aprenda "Leia mais …"

O caso acusativo russo

O caso acusativo em russo é nada mais que o objeto direto da oração, pois antes de você estudar esse caso gramatical russo é necessário você entender como funciona o objeto direto na língua portuguesa, então procure entender primeiro como isso funciona, ou seja o que é objeto direto para depois aprender o caso russo acusativo. Sabemos que os casos já estudados respondem a duas perguntas. Veja os exemplos abaixo nos casos que já foram tratados aqui no Blog: Именительный падеж – O caso nominativo. Родительный падеж – O caso genitivo. Предложный падеж – O caso prepositivo Винительный падеж – O caso acusativo. Preste atenção na tabela abaixo e veja que no caso acusativo Что? É igual ao nominativo. Agora prestando atenção na tabela você vai ver que Кого? É igual ao genitivo. (Por isso se você não conhece ainda o caso genitivo, pois veja sobre esse caso primeiro antes de dar continuidade no acusativo.) Tanto os substantivos masculinos inanimados, quanto "Leia mais …"

Construções em russo com o genitivo

Eu já falei do caso genitivo aqui no Blog, agora vamos ver algumas construções no idioma russo que usa especialmente o caso russo genitivo. São construções bem diferentes do português. A primeira construção com o caso genitivo é a seguinte: Não se esqueça: O caso nominativo = именительный падеж O caso genitivo = родительный падеж Essa construção russa é usada quando queremos expressar que temos alguma coisa. Veja os exemplos abaixo com muita atenção: Bom, essa mesma construção só que agora no negativo, ou seja, vamos ver uma modificação nessa construção. Veja baixo o que mudou na frase negativa: Agora veja os exemplos abaixo com essa construção: Vamos ver essa mesma construção, mas sem o verbo есть. Veja como funciona: Bom, estude bastante sobre essas construções em russo, pois são muito usadas. Até a próxima! Não deixe de ver também! Uma consoante diferente Os números em russo II Os números em russo O idioma russo e a vogal O O idioma "Leia mais …"

O caso russo genitivo

Vamos aprender mais um caso gramatical russo de declinação? É claro que eu me refiro a ele um dos mais usado no idioma, ou seja, o caso genitivo. Esse caso no idioma russo assim como em muitos outros indica a posse e liga os substantivos há uma maneira que fica na dependência um do outro. O caso genitivo substitui a preposição (DE). Чего? Кого? Como você pode ver acima, o caso genitivo responde às perguntas: Чего? Do que? Кого? De quem? Bom, mas antes de começar a falar desse caso, pois vamos aprender o nome do caso nominativo e genitivo em russo: Já sabemos que cada caso gramatical em russo responde a duas perguntas, pois isso tem que ficar bem claro para você e também uma maneira fácil de recordar cada caso. Veja que para o caso nominativo responde as duas perguntas: кто? Quem? Что? O que? O caso genitivo a mesma coisa: Чего? Do que? Кого? De quem? Os exemplos "Leia mais …"

O caso prepositivo em russo.

Esse caso em russo também conhecido como locativo é sempre seguido de uma preposição isso é fato. Por isso o nome desse caso já diz tudo, ou seja prepositivo. Algumas preposições do idioma russo exigem o caso prepositivo. Esse é um caso do idioma russo muito simples também, não tem nenhum bicho de sete cabeças com o caso prepositivo. O caso prepositivo responde ás perguntas: О ком? (A respeito de quem? A cerca de quem?) О чём? (A respeito de que? A cerca do que?) В ком? (Em quem?) В чём? (Em que?) Como você pode ver as perguntas que respondem nesse caso também estão acompanhadas de alguma preposição. O caso prepositivo ele é para indicar quando algo ou alguém se encontra em algum local. Dentro ou fora de algum espaço aberto ou fechado. Você vai entender melhor com os exemplos abaixo. Agora vamos estudar cada preposição que exige esse caso gramatical no idioma russo. A preposição В+ o caso prepositivo. "Leia mais …"

O caso nominativo russo

O caso nominativo em russo é o caso mais simples e não tem segredo nenhum. Podemos afirmar que esse caso gramatical russo é a forma como você vai encontrar a palavra, ou seja o substantivo nos dicionários, tanto em gênero como número. Exemplos: Todas essas palavras acima estão no caso nominativo singular e plural, ou seja é dessa forma que você vai encontra-las em qualquer dicionário russo. Preste atenção que em russo não existe artigo, tanto definido quanto indefinido. Дом – aqui não tem artigo, pois traduz para o português (a casa). Дома – (as casas). Что это? O que é isto? A palavra что significa o que é. Sempre utilizada para seres não vivos, objetos etc…. O pronome demonstrativo это significa isto, isso, esse, essa. A resposta será no nominativo, pois em russo não existe verbo de ligação no presente, como o verbo ser, estar em português. Veja exemplos: Что это? – Это карандаш. O que é isto? – Isso "Leia mais …"