Esse é um assunto muito importante que vou tratar aqui, pois quando se fala de documentação e burocracia é com os russos mesmo! Não tenha ideia de como as coisas por aqui são burocráticas e chega a irritar, pois os próprios russos fazem até piadas com essa burocracia que há por aqui.

Meu conselho para você brasileiro aqui na Rússia é o fato de nunca, mas preste atenção, nunca sai nas ruas sem documentos, ou seja seu passaporte, carta de imigração e registro de moradia que é feito nos correios. Se você for parado na rua pela polícia e não estiver munido desses documentos. Esqueça você vai ver o que é dor de cabeça. Além de você pagar multa ou até mesmo propina aos policiais por não ter os documentos em mãos, você vai ficar um bom tempo de castigo na delegacia. Isso não aconteceu comigo, mas já vi acontecer com estrangeiros por aqui e não é nada agradável.

Bom, quando você chegar na Rússia a primeira coisa a preencher é a carta de imigração. Essa carta com lado A e lado B tem que ser preenchidos antes de passar na imigração, o lado A fica com a polícia federal e o B com você e esse documento tem que estar contigo até o dia de você deixar o país. Você receberá ele no avião ou até mesmo no aeroporto, vai preenche-lo com caneta azul ou preta, lembrando que está em inglês e em russo, assinar, pois mesma assinatura do seu passaporte e na imigração e depois de conferirem vão carimba-lo.

O que aconteceu comigo com esse documento acima? Em uma das minhas idas para Estônia, quando retornei para Rússia, ou seja novamente preencher isso e entregar na imigração, eu esqueci de assinar meu nome. Daí a policial deu-me uma caneta preta e assinei com essa caneta. Deu tudo certo ela carimbou e voltei para Rússia. Depois de alguns meses resolvi ir para Finlândia e foi ai o meu pesadelo. Entreguei meu passaporte e esse documento, acontece que a policial não gostou nada da assinatura com a caneta preta, uma vez que o documento foi preenchido com a caneta azul. Por mais que eu explicasse a ela que foi na fronteira com Estônia, no exato momento a policial deu-me uma caneta preta e não azul para assinar, não adiantou, pois os russos são muito bons em termo de burocracia que fiquei uma hora e meia na fronteira, pois ela fez eu assinar mil vezes em uma folha em branco, depois foi não sei pra onde e demorou uma eternidade para voltar, depois voltou sem o meu passaporte, já estava cansado com tudo isso, depois de meia hora ela recebeu uma ligação foi novamente lá atrás e depois de mais meia hora voltou com meu passaporte, e fez a mesma pergunta mil e uma vezes, fez eu assinar tudo de novo conferiu minha assinatura e mais meia hora lá na salinha deles com meu passaporte, sei que no fim de tudo carimbou meu passaporte e passei para fronteira da Finlândia depois de uma hora e quarenta minutos. Como os russos são complicados! Tudo porque o documento foi preenchido com uma cor de caneta e assinado com outra! Então você faz ideia se perder isso!? Não gosto nem de imaginar! Sempre ande com isso, nunca esqueça em casa ou etc., pois para os russos não há desculpa, não esqueça que aqui é tudo complicado mesmo. Perdeu! Corra e corra para o consulado, pois imagina você a situação acima que passei somente por diferentes cores de caneta e perder isso a dor de cabeça é bem maior.

Quando você vai para alguma cidade na Rússia, aonde você vai ficar independente de qual cidade e se você for russo ou não, pois você tem 3 dias para ir nos correios junto com amigos etc. aonde você está hospedado, de visita, para preencher duas folhas e pagar uma taxa da inscrição de moradia, pois essa é uma exigência do governo, simplesmente para saber aonde você está exatamente morando por aqueles dias. Se você for ficar em hotel, geralmente eles já fazem isso para você. Se você for ficar na casa de amigos, esse seu amigo terá que ir com você até os correios com essas folhas preenchidas e assinadas por ele, pois com os seus documentos e os dele. Sem isso é uma dor de cabeça também e multa tanto para você quanto para o seu amigo que não fez o registro com você.

Quando eu voltava da Estônia ou algum país próximo eu tinha que fazer tudo isso novamente, uma vez que na fronteira tanto a carta de imigração quanto o documento de moradia ficam com eles, mesmo que devolvam o documento de moradia, você terá que fazer outro ao voltar para Rússia, pois deixou a Rússia esse documento perdeu valor.

Com passaporte em mãos, carta de imigração e documento de moradia, você pode sair tranquilo e aproveitar a grande Rússia. Mesmo que você vá no mercado ao lado, nunca esqueça os documentos, pois como já acrescentei e repito, os russos são complicados e a polícia levará você para delegacia se for pego sem passaporte e esses dois documentos que passei, além de você pagar multa ou Deus sabe o que mais!

Até mais!

Não deixe de ver também!

11 thoughts on “Atenção com documentação na Rússia”

  1. Wow! Marcus, tenho duas dúvidas. Se eu chegar em uma cidade, como Moscou, por exemplo, e ficar uns dias lá, tenho que me registrar e tal. Saindo de Moscou e indo para outra cidade onde mora um amigo meu, vou me registrar lá. Bom, quando eu voltar para Moscou devo me registrar nos correios novamente? Farei esse movimento quando for à Rússia.
    A outra dúvida é referente ao seguro viagem/saúde. Na Rússia é exigido um valor de cobertura específico? Se eu viajar para Rússia, mas fizer uma conexão em algum país do Acordo de Schengen, como Itália e Holanda, eu devo fazer o seguro referente as exigências desse acordo?
    Bom, muito obrigado. Tenha uma excelente semana. Victor

    1. Victor, Boa noite
      O registro funciona da seguinte forma, se você for ficar mais de 3 dias em alguma cidade russa, você tem que ir até os correios com o amigo aonde você esta instalado , para que ele faça esse registro para você. Caso você vai ficar menos de 3 dias em alguma cidade, então nem precisa.
      Eu particularmente não fiz em outras cidades que fui, pois levei somente o de Moscou. Caso se acontecesse de a policia vier questionar cade o registro eu mostro o de Moscou e afirmo que cheguei ontem em tal cidade. kkk Os russos fazem isso. Difícil a policia questionar, mas pode acontecer.
      Entenda que o próprio russo que mora por exemplo em Moscou e for para uma outra cidade russa, esse mesmo russo precisa fazer o registro nos correios se ele for ficar mais de 3 dias fora da cidade onde mora. A verdade que eles não fazem isso, mas isso dá multa.
      Se você for ficar em Moscou, faça seu registro em Moscou e leve ele contigo nas viagens por outras cidades na Rússia. Caso você for cruzar a fronteira, quando for voltar para Rússia , ai sim você terá que fazer um novo. Caso não, então fique tranquilo.
      Outra coisa, se você for ficar em hotel ou hostel, eles mesmo tem a obrigação de fazer para você e cobre a eles isso. Caso for ficar em casa de amigos eles tem que encarregar-se de fazer isso.
      Seguro viagem
      Referente a seguro viagem, não existe nenhum especifico na Rússia, o mesmo seguro Schengen serve na Rússia, um a vez que Rússia é Europa só não faz parte do tratado de Schengen. Para ser sincero eles nunca me pediram esse seguro, mas é claro é bom levar, eu também levei.

      Obrigado Victor! Fique a vontade para tirar suas duvidas! Obrigado pelos comentários!

      1. Marcus, muito obrigado por sanar minhas dúvidas! Se tudo der certo estarei lá em dezembro… No caso do seguro, acho que vou contratar um pouco mais barato, já que vou ficar mais de 30 dias o seguro no padrão do tratado Schengen está saindo muito caro. kkkk 🙁
        Eu estou um pouco preocupado com essas coisas, já que nunca saí do país e sou de uma cidade pequena… Mais uma vez obrigado! Tenha um bom dia! Abraços!

  2. Boa noite, Estou indo para a Russia em setembro e tenho um problema. Ficarei em São Petersburgo por 5 dias. Na data da minha viagem o meu passaporte brasileiro terá validade de 5 meses e meio. Entrei no site do consulado russo que diz ser exigido 6 meses de validade. Como não tenho tempo para renová-lo devido à greve da PF brasileira, liguei para o consulado russo o qual me informou que não terei problemas uma vez que ficarei apenas 5 dias em território russo. Estou muito preocupado e com medo da imigração. Possuo também o passaporte italiano o qual requer visto mas o consulado russo no Brasil me informou que não podem me dar o visto como italiano porque sou brasileiro também e não possuo o rg de estrangeiro residente no Brasil (vai entender!!!!). Poderia por favor me dar um conselho a respeito desse problema? Corro sérios riscos de não entrar no país devido à validade do meu passaporte ser de 5 meses e meio e não 6? Segundo o consulado russo basta eu explicar tudo mas sabendo que se trata de um país “complicado” estou com muito medo. Já paguei minha viagem inteira, hotel, guias e etc. Adiar a viagem significa perder tudo que gastei. Você acha que eu deveria arriscar? Obrigado

    1. Boa noite Renan,
      Complicado e muito, uma vez que na imigração russa eles adoram ficar com essa parte burocrática e esse seu motivo é certeza que se você pegar aquele policial chato na imigração, pode muito bem esbarrar você só por causa disso. Eu não posso te dar 100% de certeza se vão ou não vão esbarrar você na imigração, mas e um risco que você vai correr e muito. Uma coisa eu te digo na imigração o negocio é serio e eles podem facilmente esbarrar você, mesmo alegando 5 dias na cidade, para eles isso não quer dizer nada. Tudo vai depender de como esta o humor do policial na hora que te atender. A imigração e o cumulo de chata, cheguei a ter problemas somente por cores de caneta diferente no papel da imigração, quase não deixaram eu entrar, levei quase duas horas com essa burocracia toda, pois sei muito bem como eles adoram fazer essa parte chata.
      Não vou dizer para você “arrisca!”, mas se for arriscar esteja preparado, talvez não aconteça nada, mas como eles são complicados e ainda com imigração acho difícil.

      1. Obrigado pela resposta Marcus. Muitos me falaram que atualmente não são mais complicados assim com brasileiros mas sei que a Rússia é extremamente burocrática. Eu tenho passaporte italiano e pedi ao consulado para me dar um visto de turista já que possuo este problema com o brasileiro. Eles alegaram que não podem me dar porque sou brasileiro e teria que ser um estrangeiro vivendo no Brasil. Achei ridícula a resposta. Pedi uma carta para apresentar na imigração explicando os motivos de não ter um passaporte com 6 meses de validade e falaram que iriam me enviar e até hoje nada e na minha opinião não chegará nunca. No Consulado do Rio me disseram que não terei problemas e que basta eu explicar (imagina explicar algo em inglês que é um problema do Brasil para um russo que nem fala inglês). No de São Paulo que poderei ou não ter problemas. Não sei que tipo de respostas são estas. Típicas de países complicados. A guia que já contratei em SPB disse que se informou na Rússia e segundo ela basta ter um passaporte dentro da validade. Estou disposto a arriscar. Se ficar detido o máximo que irá ocorrer será voltar para Munich que será meu voo de proveniência. Não acredito que serei deportado por esse motivo uma vez que não estarei ilegal no país. Mas irei sabendo dessa possibilidade e contando com a sorte. Vou junto com um familiar que pode passar primeiro na imigração e já resolver a dúvida de que brasileiros não necessitam de visto. A minha guia fez uma carta em russo explicando o problema no Brasil sobre a emissão de passaportes. Bom, se conseguir depois deixo uma mensagem aqui. Obrigado

        1. Renan, boa noite
          Tente manter o mais calmo possível, nós brasileiros não precisamos de visto, então quanto a questão de visto pode ficar 100% tranquilo. O fato de seu passaporte esta com esse pequeno problema, acredito que não vai acontecer nada na imigração. Esqueça esse negocio de que é por ser brasileiro as coisas são diferentes, nada disso, entenda que para um russo tanto faz da onde vc vem e ainda mais na imigração. Vá em paz e confiante que já deu tudo certo.Se acontecer de começarem a questionar, não tente explicar nada em inglês, pois quando eles verem que vc não esta entendendo russo muitos já carimbam logo seu passaporte.
          Esqueça o consulado, pois eles não estão nem ai e não vão te enviar nada, digo por experiencia própria. Essa carta em russo que sua guia fez deixe ela com você e se começarem a complicar por causa disso entregue-a, mas somente se for por isso, caso contrario nem mostre essa carta.
          Boa viagem! Sim, por favor escreva aqui para sabermos se foi tudo bem.

          1. Marcus, no final das contas não tive coragem de arriscar. País muito complicado. Ontem com a volta da emissão dos passaportes eu resolvi pedir um novo e ver se chega em tempo já que irei daqui a 5 semanas. Se não chegar saio com o meu italiano e mudo o destino. Vou para outra cidade européia. O problema fica no prejuízo financeiro. Não consigo fazer as coisas dessa forma. Tenho certeza que ficaria muito nervoso caso houvesse qualquer problema e gastaria ainda mais porque teria que voltar do aeroporto. Se fosse um outro país talvez arriscaria mas Rússia é meio barra pesada. Depois teria problemas na saída também porque ao deixar a Rússia é necessário ter 6 meses de validade. Preferi tentar o passaporte e se não conseguir vou para Viena onde nunca estive. Já tive contatos com russos pelo mundo. Não é um povo muito amistoso. E isso me desanimou completamente correr este risco.
            Muito obrigado pela atenção.

          2. Renan,
            Eu penso o mesmo que você no fato de arriscar na imigração russa. Mais acredito que seu passaporte chega a tempo, dai pode ir tranquilo. Os russos não tem problema para receber estrangeiros, o fato que a imigração é complicada, pois eles estão acostumados com essa burocracia e adoram complicar as coisas e se tiver qualquer coisa que eles possam complicar eles vão complicar, por isso é um dos motivos ao qual eu nunca arriscaria.Recebendo o passaporte você pode ir sem esquentar a cabeça, uma vez que ninguém vai te esbarrar na imigração se estiver com o passaporte em dias.
            Qualquer duvida pode entrar em contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.