Já falei aqui no blog um pouco sobre a bruxa Baba-Yaga um dos personagens mais famosos do folclore russo, nascido da mitologia eslava. Caso não tenha visto ainda, clique aqui.

Agora vou falar sobre um outro famoso personagem do folclore russo conhecido como Леший (Lieshiy) ou лесовик (Liessovik), лешак (Lieshak), лесовой (Liessovoi), лесун (Liessun). Bom, todos esses nomes vem da palavra лес (liés) que significa a floresta em russo.

Liéshiy é o espirito que habita nas florestas e principalmente florestas de pinheiros, pois é a sua preferida. Esse personagem do folclore russo, assim como os outros vem da mitologia eslava, e essa particularmente cerca de quase 2000 mil anos. Ele veste-se como uma pessoa comum, um senhor de barba branca. Os sapatos calçados ao contrário, pois o pé esquerdo no direito e o direito no esquerdo. Os olhos verdes dele ardem como brasa.

Ele não tem as orelhas, ou suas orelhas são cortadas ou há casos de ter somente a orelha esquerda ou direita. Os cabelos penteados para a esquerda em alguns, nem todos. Ele pode transformar-se em algum animal, pássaro, planta, qualquer coisa, uma vez que ele é o espirito da floresta. Todos os animais, plantas estão sobre seu olhar, sobre sua observação, uma vez que ele é o dono da floresta em que habita e seu dever é protege-la.

Liéshiy não faz mal para as pessoas, pois faz muitas pegadinhas com elas na floresta, fazendo-as se perderem de tal forma que sair da mesma torna-se impossível, pois as pessoas dão voltas e voltas e acabam no mesmo lugar. É responsável também pelos nevoeiros na floresta para confundir as pessoas e ficarem completamente perdidas, mas nunca sendo perverso ou levando a pessoa a morte, se ela nesse caso não fizer mal nenhum a floresta.

24 de junho até 07 de julho é possível vê-lo nas florestas e até entrar em acordo com ele.

Nos dias 14 a 27 de setembro Liéshiy libera a floresta, nesses dias os camponeses não entram na floresta com receio de cobras e raposas que estão em maior quantidade no local.

Para agrada-lo é comum levar doces e tortas e deixar na floresta, e de forma alguma fazer algum mal para a floresta ou mesmo os animais que nela habitam, caso contrário pode irrita-lo e muito. Irritar um liéshiy não é nada agradável, pois ele pode castigar de uma forma bem perversa.

Caso a pessoa venha perder-se na floresta o truque é calçar os sapatos ao contrário, assim como ele calça. Vestir as roupas do avesso, pois dessa forma ele ajuda a pessoa a encontrar a saída do local.

Quando dois Liéshiy de florestas diferentes se encontram para jogar cartas eles apostam esquilos e coelhos. Quando na floresta esses animais tem de muitos e estão correndo por toda parte, isso quer dizer que o espirito daquela floresta ganhou na aposta e estão felizes comemorando.

Assim como as florestas tem um espirito que habita nelas, as casas tem um espirito que habitam nelas também chamados de domovôy – домовой.

Дом que significa “a casa”, então você já faz ideia que домовой quer dizer o espirito que habita na casa.

O mesmo que acontece com Леший – Liéshiy .  O espirito da floresta.

Bom, por enquanto é só isso. Caso tenha alguma dúvida ou queira saber sobre algum personagem do folclore russo, deixe em comentários.

Até a próxima!

Não deixe de ver também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.