Antes de você assistir esse desenho animado russo, que coloquei aqui no site com legenda em português, entenda quem é a Баба-Яга (Baba – Yaga). Bom, é um dos personagens do folclore russo e muito inusitado. Baba- Yaga é uma bruxa muito feia que mora dentro da floresta numa casa de madeira que tem pernas de galinha. (Isso mesmo, a casa de madeira tem pernas de galinha.)

É um personagem Eslavo muito antigo. Originalmente era um Deus da morte, uma mulher com metade do corpo de serpente. Era a responsável pela entrada das almas no mundo dos mortos. Depois tornou-se um dos principais personagens do folclore russo, só que uma mulher que mora na floresta e muito temida e perigosa, por tratar-se de uma bruxa.

Baba- Yaga é o personagem mais perigoso e cair no caminho dela é morte na certa. Ao contrário das bruxas comuns, ela voa geralmente dentro de um balde e não na vassoura.

Como ela é uma bruxa, pois pode passar-se como uma mulher comum para captar suas vítimas.

Bom, esse personagem está em vários contos russo infantis e faz parte da cultura russa, raiz da cultura e mitologia eslava.

No desenho animado abaixo “Gansos e cisnes”, tem a presença da bruxa Baba-Yaga.

Os país de Masha vão para o trabalho e pede para ela cuidar do irmão mais novo, Vanya*. A ordem para não sair de casa. Mais como toda criança, ela desobedece a ordem dos pais e o irmão acaba sendo levado para bruxa da floresta.

Preste atenção que Vanya em russo é um nome masculino e diminuitivo de Ivan. *

Coloquei legenda em português no desenho que tem 18 minutos. Os desenhos animados russos são muito bonitos e bem educativos. Nesse desenho deixa bem claro para criança em como é importante ouvir os pais, ajudar o próximo e etc.

Só clicar no player abaixo e assistir “Gansos e cisnes“, bom filme!

 

Até a próxima!

Não deixe de ver também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.