Essa é uma simples vogal que temos em nosso idioma também assim como em muitos outros idiomas. Está no alfabeto russo a muito tempo, sendo a 16 letra do alfabeto russo. O som é o som do nosso (O) um pouco fechado. Lembrando que em russo não existe sons abertos e fechados. Os russos quebram a cabeça quando vão aprender um idioma como francês, português devido a esse negócio de vogais abertas e fechadas. No início essa vogal chamava-se ОНЪ no alfabeto eslavo, lembrando que no início do alfabeto a letra Ъ tinha um som próximo de (O e E), esse som já não existe mais no idioma russo.

Você deve esta ai perguntando-se. Por que escrever sobre uma vogal tão simples? Vou te dizer uma coisa. No idioma russo essa vogal causa a maior confusão para um estrangeiro. Por que? Já falo sobre isso.

Primeiro vamos falar sobre as silabas tônicas em russo. No idioma russo a silaba tônica pode ser tanto no início, meio ou final depende da palavra e não existe acentos no alfabeto russo, uma vez que você terá de aprender aonde recai a silaba forte numa palavra nesse idioma. Sei que isso é assustador e difícil, mas com um tempo você fixa as silabas tônicas. Os russos tem um dicionário só para silabas tônicas. Até mesmo os russos perdem-se quanto ao assunto onde recai a silaba tônica, quando ficam em duvidas o jeito é recorrer ao dicionário para descobrir. Nos livros infantis e para estrangeiros é comum as palavras terem um acento agudo em cima, indicando onde recai a silaba tônica daquela palavra, mas isso é somente para quem está aprendendo esse belo idioma, no geral não existe acento para indicar.

Pegamos como exemplo a palavra ao lado. Você olhando ela pela primeira vez, você não vai fazer ideia aonde está a silaba tônica dela. Uma dica, quando você líder com palavras assim pela primeira vez, leia ela devagar, pois um russo vai te indicar onde recai a silaba forte, ou o jeito é ter um dicionário e dá uma olhada aonde está a silaba forte.

A palavra ao lado significa o exercício e a silaba tônica dela é (НЕ), ou seja УПРАЖНЕНИЕ.

E o que isso tudo tem a ver com a vogal O no idioma russo? Tem tudo a ver, uma vez que a vogal O quando ela não é tônica ela soa como um A. Isso mesmo, se você deparar com uma palavra que tem mais de uma vogal o é certeza que uma delas vai soar como O e as demais como A.

Nessa palavra ao lado tem três vogais O e somente uma delas é tônica, sendo assim somente uma delas vai soar com o som do Ô e as outras soam como A. Um estrangeiro olhando essa palavra pela primeira vez ele vai ler como está escrito. МÔЛÔКÔ sendo que somente pessoas das aldeias (caipiras- como dizem os russos) ou os ucranianos que pronunciam todos os (o) na palavra.

Bom, nessa palavra ao lado que significa o leite á silaba tônica está no final, entretanto pronuncia-se МAЛAКÔ e não МÔЛÔКÔ isso é regra no idioma russo. Os russos afirmam que fica muito feio pronunciar todos as vogais (O) que tem em uma palavra russa. Quando um russo que mora nas aldeias vai parar nas cidades e pronunciam todos os (O) da palavra, pois é comum ser motivo de piadas e risos. Você sendo estrangeiro não se preocupe os russos vão te corrigir para pronunciar correto.

A silaba tônica muda totalmente o sentido da palavra. Vamos pegar um exemplo da palavra abaixo:


Repare que na primeira palavra a silaba tônica está no У, entretanto a segunda recai sobre o А. São duas palavras totalmente diferentes. Cada uma com o seu significado.

  • Мука – O sofrimento, a angustia…
  • Мука – A farinha

Vogal A ou vogal O nas raízes das palavras?

Bom, eu vou colocar aqui algumas dicas em quando na raiz de algumas palavras você usa a vogal A ou a vogal O, tenha ideia que o que você vai aprender agora é o que um russo aprende mais ou menos no 5 ano de escola, justamente para não fazer confusão para escrever com A ou com O.

Quando as raízes da imagem abaixo não são tônicas, então por regra escreve-se com a vogal O. Essa é uma dica que ajuda bastante. Agora você deve entender porque no início eu coloquei aqui que essa vogal O causa grande confusão para um estrangeiro, esta ai o porquê. Aprenda essas dicas e ficará mais fácil. Repare que a vogal tônica destaquei com a cor verde.


Agora quando essas raízes são tônicas, em vez de escrever com O escreve-se com A. Destaquei a silaba tônica com a cor verde. Confira na imagem abaixo.


Preste atenção aqui, quando essas raízes tem a vogal O delas tônica, não tem confusão, uma vez que a vogal O vai soar seu próprio som. A vogal O e A tônicas estão destacadas com a cor verde.


As raízes -лаг- / – лож- não tônicas. Veja que na imagem abaixo: O escreve-se antes de Ж e A antes de Г. A silaba tônica está com a cor verde.


Exceção dessa palavra abaixo:

  • полог

As raízes -рос- / – раст- / -ращ- não tônicas. Antes da consoante C escreve-se O. Antes de СТ e Щ escreve-se a vogal А.


Exceções dessas palavras abaixo:

  • отрасль
  • росток
  • на вырост
  • ростовщик

Bom, agora é só com tempo e pratica. Conforme você vai conhecendo as palavras em russo, logo ficara automático para você quando está escrito com a vogal O ou com a vogal A.

Até a próxima! Пока!


Não deixe de ver também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.