O inverno na Rússia nem preciso dizer que é de dar medo, não é mesmo! Quando pensamos no frio. Em São Petersburgo, então, é de arrepiar. Para aqueles que como eu adoram o frio, então não vão reclamar se chegar em São Petersburgo e enfrentar -10, alias as vezes +5 é pior do que – 5, isso está relacionado com a sensação térmica, pois quando você olhar no termômetro +5 , não se esqueça que a sensação poderá estar muito abaixo disso.

Estava -12 quando tirei essa foto próximo de casa.

 

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=p30v_tiR55Y[/youtube]

O frio, por enquanto em São Petersburgo começa com as chuvas finas em setembro, e daí pra frente é só frio até maio quando a temperatura começa a subir. O ar nessa cidade é como ar de geladeira, resumindo, parece um congelador á céu aberto.

Em outubro pode cair a primeira neve em São Petersburgo, como nessa foto abaixo em que nevou pouco pela madrugada, isso foi dia 12 de outubro, ou seja o inverno nem chegou, mas a neve chegou antes dele, acordei e da janela do meu quarto essa cena do início de inverno

 

Mesmo que no inicio pode nevar pouco,mas é bonito quando voce acorda abre a janela e ver tudo branquinho lá fora. A paisagem muda e muito,os telhados todos cobertos. Se a temperatura subir para -1 ou 0 então em alguns minutos esse pouco de neve que caiu de madrugada derrete.

 

 

Perguntaram-me qual foi a mais baixa temperatura que enfrentei na Rússia? Bom, a mais baixa foi de -25 graus em que nunca vi nada igual e também nunca senti um frio como aquele, pois a sensação térmica estava -30 graus. É claro que se você agasalhar-se bem, você não sente tanto frio assim, mas eu em particular queria sair na rua e enfrentar esse frio e mesmo assim eu lembro que não senti minhas pernas, corri para casa e minhas duas calças estavam congeladas 😉 . – 15 graus os ossos do corpo doem na primeira vez, mas é uma experiência e tanto. E como escrevi acima a sensação térmica é sempre abaixo, pois quando estava nessa foto abaixo com -15 graus a sensação estava -21 graus, estava frio de dar medo e muito, porém estava super feliz com tudo isso, adoro o frio.

 

Em São Petersburgo neva e muito, pois as vezes neva o dia inteiro e a noite também. Pela janela é como num conto, tudo branco, as ruas somem, os bancos das praças desaparecem embaixo de tanta neve. O inverno russo é mágico, tem uma paz quando a noite inteira neva. Adoro passear embaixo da neve, sentir os flocos tocarem a face e claro correr e brincar na neve, não só eu, mas os russos também, pois eles ficam ansiosos para cair a primeira neve, é claro que depois de semanas querem que o inverno acabe logo. Rsrs 😉

 

 

 

 

Um dia de sol, em São Petersburgo, mas o sol de inverno. O dia parece ficar bem mais claro quando há sol com neve. Tenha ideia que faz muito, mas muito frio mesmo quando o dia esta assim com sol e neve. Na foto abaixo é um exemplo de como fez frio nesse dia!

 

E os bonecos de neve estão por toda parte, sempre tem crianças, principalmente, e até mesmo adultos fazendo os bonecos de neve. Estava em total ansiedade para fazer meu primeiro boneco, uma vez que temos de esperar a neve úmida, pois demorou para cai-la, mas quando caiu foi todo mundo correr e fazer seu boneco de neve de várias maneiras, uns agradáveis outros sem entender o que é kkk…

Não ficou tão bonito assim, mas valeu! Um desconto por favor, ainda estou aprendendo kkkk

 

Se você pensa em vir no inverno para Rússia, então não perca tempo, porque você vai se divertir e muito com o inverno.

Um ponto principal é que os mercados, estabelecimentos em geral, tem bateria para aquecer, então quando se agasalha muito e for no mercado, acredite é muito chato, pois fora é – 10 e dentro é +25, entendeu né! Pois coloque muitas blusas se realmente você for ficar na rua, passear pelas ruas e na neve caso contrário tenha ideia que incomoda e muito.

Os rios e lagos congelam completamente se ficar uma semana inteira com a temperatura abaixo de 0, daí dá para subir em cima dos lagos congelados, mesmo assim é bom estar com um russo por perto. É muito divertido ver os peixes nadando embaixo de seus pés.

Eu fiz esse pequeno vídeo á tarde próximo de casa, estava – 17 graus, os lagos congelados e resolvi subir em cima deles.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=EFbs1TXfvls[/youtube]

Não deixe de ver também!

14 thoughts on “Inverno russo”

  1. Olá, Marcus! Muito bom seu relato. Poderia me tirar uma dúvida? Pretendo conhecer Moscou no início de Março precisamente dia 06 ao dia 20 e gostaria de saber se neva nesse período e quanto eu devo levar em Rublos para gastar por dia somente com alimentação e transporte, no caso metro. De ja agradeço sua atenção.

    1. Olá Marcio!
      Você vai exatamente na terceira etapa do inverno, ou seja quando tem muita neve e faz muito frio. Nessa época as temperaturas caem bastante.
      30 mil rublos esta bom, uma vez que Moscou é muito caro. Para transporte, compre um cartão no metro que serve por 7 dias. Cerca de 700 rublos. muito bom, pois serve para metro, ônibus, tramvaj e ônibus elétrico.
      Agradeço pelo seu comentário e fique a vontade para tirar suas duvidas!

  2. Boa tarde Marcus

    Marcus em fevereiro estarei em Moscou, ja tenho roupas de inverno, USA, porem sei que necessito de uma melhor cobertura, voce poderia informar o site de algumas lojas.

    abs

  3. Ola Marcus.

    Marcus em fevereiro estarei em Moscou, 20 dias, necessito comprar um bom casaco, não vou comprar ak em SP pois o custo é proibitivo,voce tem alguma referencia em moscou para compra, site?

    abs

  4. Ola´Marcus!

    Olhei as roupas no site Ohara. Fiquei na dúvida quanto ao tamanho. Qual a equivalência da numeração no Brasil? Por exemplo, um 42 do Brasil equivale a que numeração da Russia?
    Obrigada

  5. Ola´Marcus!

    Olhei as roupas no site Ohara. Fiquei na dúvida quanto ao tamanho. Qual a equivalência da numeração no Brasil? Por exemplo, um 42 do Brasil equivale a que numeração da Russia?
    Obrigada

  6. Penso em ir no início de novembro, como deverá estar a temperatura e sensação térmica. É o período que será comemorado os 100 anos da revolução. Como fica Moscou e S.Petersbourg nesses dias de comemoração?

    1. Olá Heleno!
      Em novembro já esta frio no território russo e principalmente em São Petersburgo que esta ao norte da Rússia. Essas duas cidades Moscou e São Petersburgo ficam simplesmente lindas. Pois ficam bem enfeitadas, desfiles nos locais principais e etc. Vale muito a pena chegar nessas cidades em dias de comemorações.
      Obrigado por comentar,pois fique sempre a vontade para deixar seu comentário!

  7. Olá, Marcus! Tudo bem?
    Gostaria de fazer a viagem para Moscou e São Petesburgo no fim de dezembro e início de janeiro (23/12-06/01). Nesse período especificamente, as temperaturas são muito, muito, muito baixas? E a sensação térmica?

    Muito obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.