Chegamos em janeiro de 2014, mas cadê a neve? O tempo está estranho por aqui e muito. O caso é que nevou dois dias do mês de novembro, depois a neve derreteu, agora somente chuvas e chuvas e nada de neve, a temperatura caiu é claro, mas nada daqueles floquinhos brancos e suaves caírem e cobrirem toda cidade de São Petersburgo de branco.

Foram os meses de outubro, novembro e dezembro somente cinzento e chuvas, nunca vi nada igual na minha vida, pois outubro o sol saiu e teve dias que houve neve, mas novembro foi o mês inteiro sem a luz do sol, eu fiquei impressionado como pode ficar um mês inteiro com chuvas finas e frio, mas nem se quer o sol apareceu. Dezembro a mesma coisa, e nem teve um dia de dezembro que veio a nevar, por enquanto no mês de novembro houve dois dias em que nevou muito, mas derreteu muito rápido.

Os russos falam que raramente acontece passar o ano novo sem neve, mas isso pode muito bem acontecer aqui em São Petersburgo, eu vi hoje na TV que Moscou está totalmente dominada pela neve, enquanto nós aqui em São Petersburgo, Estônia e Finlândia somente com chuvas.

Os rios congelaram completamente, pois agora final de dezembro e primeira semana de janeiro, as temperaturas estão bem baixas, há uma semana que estamos com -9 graus, isso congelou tudo o que é água lá fora, pior que fica muito, mas muito escorregadio, já levei tombos nas ruas, vi pessoas na maior dança para não cair. Acontece que chove muito e a água que acumula nas ruas ou em qualquer lugar lá fora, congela muito rápido e nisso fica muito escorregadio.

Teve e ainda continua muita neblina, pois chega ao ponto de não ver completamente nada, mas nada à sua frente e isso pode acontecer a qualquer hora do dia. Hoje nevou depois de muito tempo, mas a neve ainda não cobriu nada, por enquanto está assim como na foto abaixo, mas isso pode mudar a qualquer momento, uma vez que quando começa nevar pode cobrir tudo em questão de minutos.

Bom, resolvi passear lá fora e fui num lago que tem não muito longe de casa, fica na floresta, cheguei lá e o mesmo está completamente congelado, pois estamos com -9 graus e está muito frio, pois -9 sem neve é um frio de congelar até os pensamentos, por isso todos torcem por aqui para que a neve venha logo, o caso é que quando começa a nevar e muito, pois sobe um pouco a temperatura. Aproveitando que o lago congelou resolvi caminhar por cima dele, quase cai várias vezes, pois sem a neve fica mil vezes mais escorregadio.

É perigoso? Sim, e muito perigoso, foi o que mais meus amigos russos pediram, para eu caminhar em cima dos lagos congelados somente com eles por perto, pois eles conhecem onde exatamente você deve pisar para não acontecer do gelo arrebentar, você já pode imaginar o que acontece, né. É caso de morte certa, pois a temperatura d’agua pode matar rapidamente. Eu subi porque meus amigos estavam próximos. Quando a temperatura chega a mais de -10 durante uma semana, daí eu posso subir tranquilo, o problema como estava a temperatura subindo e caindo com chuvas, então é muito arriscado e melhor com alguém por perto. Vou ser sincero para você no momento que estava para essa foto eu escutei o estralo do gelo para arrebentar-se, foi um susto e tanto, pois esse lago é fundo, cair ali é complicado, mas o gelo somente trincou e não arrebentou, um grande susto de inverno russo. Bom, esse assunto escondi da minha mãe no Brasil, pois ela pediu e muito para eu ficar longe desses lagos congelados, rsrsrs, não tem como não querer subir neles.

Hoje falou na TV que essa semana em diante acabaram as chuvas e somente neve e mais neve, pois vai ser a semana inteira nevando sem parar. Estamos todos ansiosos por isso, pois os próprios russos já não aguentam mais essas chuvas intermináveis.

Acabei de olhar pela janela e vejam só o que aconteceu, durante esse tempo que escrevo essa página:

Esperamos muito por isso, agora estão todos felizes por aqui, pois neve é sempre bem-vinda, principalmente quando demora demais para cair e cobrir tudo de branco, parece que vai nevar mais e mais. Bom, vou descer e aproveitar um pouco essa neve tão esperada de 2014.

Até a próxima!

Não deixe de ver também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.