Bom, chegaram até mim e perguntaram: Marcus, morar na Rússia é bom? Talvez essa seja a sua pergunta também. Então resolvi criar uma postagem especialmente sobre esse tema. “Morar na Rússia é bom?”

Eu em particular afirmo com todas as palavras bem claras. Morar na Rússia é bom e muito. Por que? Pra começar é um país cheio de histórias e quem gosta muito de histórias como eu, aqui é o prato cheio. O país é gigante com vários fusos horários, chegando a ser divido por dois continentes, Europeu e Asiático, acho isso fascinante, uma vez que indo para Sibéria você encontra pessoas com olhinhos puxados e são russos ou até mesmo indo ao Ural onde as pessoas além de russo tem seu idioma muito antigo. Por causa desse território gigante dessa divisa com vários países, faz da Rússia um país rico em culturas diferentes e idiomas diferentes também. Isso mesmo, na Rússia você não ouve somente russo, mas dependendo de onde você for vai ouvir dos mais variados idiomas do planeta. Incrível!

Somando mas uma coisa que para mim é magnifico, pois é algo que não tem no Brasil (uma vez que no Brasil as estações como primavera, outono e inverno quase não se vê) é o fato das estações do ano serem bem definidas, pois o verão tem paisagens lindas de deixar muitas vezes você paralisado e outra coisa que ainda soa estranho para muitos brasileiros, mas porém faz calor na Rússia e podendo chegar a +30 como em Moscou e em São Petersburgo. Lembrando que ao norte da Rússia como na cidade de Murmansky jamais chega a isso o máximo +10. Na Sibéria no verão pode chegar a +40 graus positivo em algumas cidades. Um contraste drástico do verão com +40 para inverno com -60 em algumas cidades. O verão por aqui deixa um verde por toda parte e tem muitos lagos e rios em que todos se reúnem nos dias quentes para entrar na água. Os russos fazem churrasco na beira dos rios e lagos com grupo de amigos e sempre tem alguém para tocar o violão. No verão tem os passeios pelas florestas, uma vez que há inúmeras florestas pela Rússia. Fora que no verão tem a casinha da floresta a famosa datcha, que é uma maneira de aproveitar as férias de verão longe da agitação da cidade, um jeito russo de se divertir e sair da rotina. Clique aqui e saiba mais sobre Datcha! O outono com seu dourado deixando a paisagem encantadora o que difere bastante do verão e de outras estações por aqui. Clique aqui e confira esse post sobre o outono na Russia!





E o inverno, então? Aqui se você estiver ao norte dependendo da cidade aonde estiver vai ver a primeira neve já em setembro. E no inverno vai ver paisagens que são como contos de fadas como dizem os próprios russos. Para quem ama o frio assim como eu, aqui vai ser um ótimo local para morar. Esse é um ponto essencial para mim, uma vez que o inverno russo é como um sonho. Adoro ver como a neve cobre rapidamente bancos nas praças os carros. O asfalto some completamente naquele branco que na minha opinião não tem igual. Você ainda tem a escolha de enfrentar o inverno mais rigoroso do planeta na Sibéria com temperaturas abaixo de 64 graus ou simplesmente entre 15 a 20 graus negativos em outras regiões.







Eu sempre fui apaixonado por paisagens de inverno e quando era criança ficava admirado vendo nos livros paisagens brancas do inverno europeu. Quando vi pessoalmente essas paisagens, não tive sombras de dúvidas que o inverno é a minha estação do ano preferida e qual o melhor país para assimilar inverno se não a grande Rússia?

Bom, mas tem outra coisa que para mim é bom morar na Rússia, o fato de estar próximo de vários países, podendo locomover-se de carro para Europa ou de trem. Essa facilidade é perfeita. Falando em locomoção, eu acho incrível a facilidade para locomover-se de trem por todo território russo, pois o país inteiro é cortado por ferrovias. Você pode pegar o trem em Moscou e ir até do outro lado em Vladivostok levando até 10 dias dentro do trem, para você ter ideia da distância. Penso em que seria ótimo se no Brasil tivesse essa facilidade também, ferrovias cortando o pais de ponta a ponta, mas infelizmente não temos isso. A viagem de trem na Rússia é confortável é um ponto muito positivo. As passagens não são caras e você tem a escolha em que tipo de vagão gostaria de viajar, desde o mais simples até mesmo ao vagão de luxo. Eu fiz um post sobre a viagem de trem na Rússia. Clique aqui e confira!


Respondendo à pergunta morar na Rússia é bom, é o caso da culinária russa. Eu adoro a comida russa. Tem muitas verduras e legumes. Come-se muita batata, pepino e pimentão.

Os russos adoram verduras e legumes dando muito mais sabor a comida. As saladas e sopas aqui são muito boas. O bortsh que é a sopa de beterrabas com creme de leite ou com maionese é muito gostosa. Tem muita coisa na cozinha russa que não tem no Brasil e isso eu adorei aqui. Já cheguei a falar da cozinha russa aqui no blog, caso ainda não tenha visto Clique aqui e confira!

Mais além dessas coisas tem o idioma russo que eu nem preciso falar que só por ouvir ele por toda parte aqui já é mais do que um dos pontos para dizer sim morar na Rússia é bom demais. É um dos idiomas mais belos do planeta, na minha opinião é claro. Amo ouvir russo nas ruas, nas lojas, nos mercados e na TV. Clique aqui e confira mais sobre o idioma russo no blog!

Outra coisa é que na Rússia acontece e aconteceu muitos fatos bizarros e estranhos. Devido à dimensão territorial do país eles estão propensos a tudo. O asteroide que caiu justamente na Rússia em 19 de fevereiro de 2013. Do segundo buraco mais fundo na terra que está na cidade de Mirniy na República Sakha ou conhecida também como Lacútia na Sibéria. E tem muitos outros fatos estranhos pelo território russo.

Figura 1 Cidade de Mirniy na Sibéria. O segundo maior buraco da terra.

Bom, se eu for falar tudo o que faz responder positivamente porque morar na Rússia é bom um post somente não será suficiente, então para encerrar quero dizer que só do fato de uma das cidades mais belas do leste europeu que é São Petersburgo, também carinhosamente chamada de “a Veneza do Norte” estar localizada na Rússia já é mais do que o suficiente para dizer sim morar na Rússia é bom. São Petersburgo já passou por muitas coisas, sobreviveu a ameaças durante as guerras, mas resistiu e está de pé até hoje com muitos museus, palácios e pontes para que todos tenham a honra de visita-la e admirar seu charme e sua beleza. A cidade do meu escritor russo favorito Dostoiévski. Aqui no blog tem várias postagens dessa cidade, uma vez que morei nela por três anos e pude a comprovar que essa cidade é incrível. Clique aqui e confira!

Entenda que essas são as minhas afirmações para pergunta morar na Rússia é bom? Pois cada um terá sua resposta em particular para essa pergunta. Nem sempre será igual a minha ou a sua, entretanto vai depender de cada um. E você também terá a sua própria resposta do seu ponto de vista de uma pessoa que morou ou está nesse momento morando nesse país. Quem já morou ou está morando na Rússia ou seja os brasileiros na Rússia podem responder dando sua opinião a essa pergunta que tanto me fazem no Brasil.

Morar na Rússia é bom?

Até a próxima!


Não deixe de ver também!

4 thoughts on “Morar na Rússia e bom?”

  1. Como todos os lugares tem os pontos positivos e negativos , o que mais gosto daqui é as opções públicas de lazer , parques ,praças , ciclovias … lugares bem planejados e seguros . Tambem gosto da valorização da cultura e história do país , vários museus , apresentações , ballet , música ! A culinária também é muito gostosa , apesar de ser um lugar frio é possível encontrar várias opções nos mercados , produtos nacionais e internacionais . O que acho que poderia melhorar aqui é a maneira como as pessoas lidam com os animais e ecologia , na cidade onde vivo não é feita a reciclagem e as pessoas parecem não saber sobre isso ( perguntei já aqui e várias pessoas me perguntaram o que seria um lixo reciclavel ) e também me sinto encomodade pelo uso de pele de animais .Abraços

  2. A Rússia é o país que mais me fascina. As quatro estações realmente bem definidas, a neve branca como uma alma pura no inverno, a primavera com sua diversidade de cores, o verão com sol e um verde exuberante e o outono de tons avermelhados e templo nublado. Sem falar nos trens, nos livros, na música no ballet, na cultura em geral. O povo russo carrega uma bagagem histórica incrível que poucos países possuem (expansão territorial, czarismo, guerras, pobreza extrema, coletivização forçada) , e conseguir se reconstruir depois de tudo isso. Além desse território incrivelmente grande e diverso (florestas, geleiras, praias, montanhas).
    Enfim, são muitas as razões pela minha paixão pela Rússia. Queria viver pelo menos uma temporada aí mas não sei muito o idioma. Minha futura profissão (professor) também é desvalorizada aí, pelo o que eu ouvi falar. Mas, Marcus Diego, você, como estudante de língua russa e ex-morador da Rússia, recomendaria cursar Educação em uma Instituição Superior Russa? Com um salário de um Educador dá para se viver dignamente (sem luxos e sem sufoco) aí?
    Boa Noite.
    Eduardo.

    1. Eduardo Coquiambo boa noite,
      Você disse tudo no comentário, pois a Rússia tem tudo para sem sombras de dúvidas ser um local fascinante do planeta.
      Bom, quanto a profissão de professor na Russia, em minha opinião particular eu não acho tão desvalorizada assim. Respondendo a sua pergunta:
      Mas, Marcus Diego, você, como estudante de língua russa e ex-morador da Rússia, recomendaria cursar Educação em uma Instituição Superior Russa?
      Sim, recomendaria sem sombras de duvidas.
      Com um salário de um Educador dá para se viver dignamente (sem luxos e sem sufoco) aí?

      Sem luxos e sufoco da para viver sim com salario de educador.
      Fique a vontade para comentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.