O caso nominativo em russo é o caso mais simples e não tem segredo nenhum. Podemos afirmar que esse caso gramatical russo é a forma como você vai encontrar a palavra, ou seja o substantivo nos dicionários, tanto em gênero como número.

Exemplos:

Todas essas palavras acima estão no caso nominativo singular e plural, ou seja é dessa forma que você vai encontra-las em qualquer dicionário russo. Preste atenção que em russo não existe artigo, tanto definido quanto indefinido.

Дом – aqui não tem artigo, pois traduz para o português (a casa).

Дома – (as casas).

Что это? O que é isto?

A palavra что significa o que é. Sempre utilizada para seres não vivos, objetos etc…. O pronome demonstrativo это significa isto, isso, esse, essa. A resposta será no nominativo, pois em russo não existe verbo de ligação no presente, como o verbo ser, estar em português.

Veja exemplos:

Что это? – Это карандаш.

O que é isto? – Isso é um lápis.

Veja outros exemplos abaixo:


Кто это? Quem é este?

A palavra кто significa quem é, quem. Sempre utilizada quando se refere a seres vivos, pessoas…

Кто это? – Это мой брат.

Quem é este? – Este é meu irmão.

As respostas as perguntas что? кто? sempre no nominativo:


  • Resumindo: O caso nominativo é nada mais que o sujeito da oração. Como no exemplo abaixo:

a) Мой брат работает. Meu irmão trabalha.

b) Машина сломалась. O carro quebrou.

Fazemos as perguntas:

  1. Кто работает? – Мой брат
    (caso nominativo singular, pois responde a pergunta “кто?”)
  2. Что сломалась? – Машина (caso nominativo singular, pois responde a pergunta “что?”)

Com eu falei no início. É um caso simples que em todo idioma tem. Caso nominativo.

Eu não vou colocar aqui as traduções das palavras usadas nesse artigo, uma vez que eu quero que você procure-as no dicionário russo para se acostumar e familiarizar com as palavras em russo.

Até a próxima!


Não deixe de ver também!

2 thoughts on “O caso nominativo russo”

  1. Bom dia, queria te perguntar com sinceridade, li seu artigo sobre como é dificil aprender russo para um falante de idioma latino e sobre se preparar pelo menos um ano para aprender um básico.

    Pretendo ir para a Rússia daqui a 8 ou 9 meses, não irei morar e sim mochilar pelo país, não terei tempo de me dedicar o dia todo pq trabalho 10 horas por dia então nesse tempo o que poderei fazer é me dedicar 2 ou 3 horas por dia.

    Terei uma vantagem no entanto, uma hora por semana terei aulas particulares com uma russa nativa e que tem como profissão exatamente ensinar Russo para estrangeiros sei que o ideal seria mais vezes, mas meu orçamento atual me permite uma por semana.

    Acha que me dedicando umas duas horas por dia (mais horas nos fds) e com ajuda de uma Russa uma hora por semana, em 8 meses consigo aprender um pouco?

    Claro que não tenho a menor pretensão de dominar o idioma, nem mesmo a um nivel básico. Digo o suficiente para ocnseguir pedir direções, perguntar um nome, me apresentar, pedir uma bebida em um bar, entender alguém falando devagar etc. Acho que com a ajuda da Russa uma vez por semana pelo menos na questão da pronuncia e de entender um russo vai me ajudar né?

    Desde já agradeço se puder me dar sua opinião e parabéns pela pagina, tem textos muito interessantes.

    1. Bom dia Rafael,
      Primeiro obrigado pelo seu comentário e fique sempre a vontade para perguntar e tirar suas duvidas aqui no Blog!
      Bom, não se preocupe, pois é o suficiente sim para o básico do idioma. Como vc mesmo disse que pretende aprender somente para poder se virar por la na sua viagem, então esta ótimo. O importante é você ouvir todos os dias para poder fixar melhor, mesmo que seja somente 10 minutos ou 30 minutos, pois o importante aqui é ouvir todos os dias.
      Acha que me dedicando umas duas horas por dia (mais horas nos fds) e com ajuda de uma Russa uma hora por semana, em 8 meses consigo aprender um pouco?
      Respondendo a sua questão: – Sim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.