Vamos aprender mais um caso gramatical russo de declinação?

É claro que eu me refiro a ele um dos mais usado no idioma, ou seja, o caso genitivo. Esse caso no idioma russo assim como em muitos outros indica a posse e liga os substantivos há uma maneira que fica na dependência um do outro. O caso genitivo substitui a preposição (DE). Чего? Кого? Como você pode ver acima, o caso genitivo responde às perguntas: Чего? Do que? Кого? De quem?

  1. Bom, mas antes de começar a falar desse caso, pois vamos aprender o nome do caso nominativo e genitivo em russo:


  1. Já sabemos que cada caso gramatical em russo responde a duas perguntas, pois isso tem que ficar bem claro para você e também uma maneira fácil de recordar cada caso.


Veja que para o caso nominativo responde as duas perguntas: кто? Quem? Что? O que? O caso genitivo a mesma coisa: Чего? Do que? Кого? De quem?

Os exemplos abaixo podem deixar mais claro isso. Veja como são declinadas as palavras em russo em primeiro lugar no nominativo e depois no genitivo. Você já tem que entender aqui que o caso nominativo é a palavra como você vai encontrar no dicionário, ou seja e a partir desse caso que vamos fazer as modificações nas palavras.


Você reparou nas terminações das palavras? Isso mesmo, você reparou que cada palavra teve uma terminação diferente no caso genitivo.

Não esqueça que:

кто? Quem? (Para pessoas e seres vivos.)

Что? O que? (Para seres inanimados.)

As terminações do caso genitivo

1. Substantivos masculinos:

Os substantivos masculinos sem terminação no nominativo sing. Tem o genitivo singular com a terminação em (A). Já os substantivos masculinos com terminação branda, ou seja: Й e Ь, esses têm a terminação no genitivo singular em (Я).

Veja na imagem abaixo como isso funciona:


Окончания significa as terminações.

2. Substantivos femininos:

Os substantivos femininos com terminação no nominativo sing. Dura, ou seja, em A. Tem o genitivo sing. em (Ы). Os substantivos femininos com terminação branda no nominativo sing., ou seja, em Я e Ь esses têm a terminação no genitivo sing. em (И).


Agora veja abaixo algo muito importante quando o assunto é os substantivos do gênero feminino em russo, por causa das terminações que são acrescentadas diante de algumas consoantes. Não se esqueça que depois das consoantes Г, К, Х, Ж, Ч, Ш, Щ não se escreve a vogal dura Ы, sendo assim o genitivo sing. será com a vogal И.


3. Substantivos neutros:

Os substantivos neutros com nominativo sing. terminação dura, ou seja, (O) tem o genitivo sing. em (А); com a terminação branda no nominativo sing. em (E) tem a terminação genitivo sing. em (Я);


*A palavra сердце tem a terminação em ЦЕ, mas, porém, a consoante Ц é dura e não se pode escrever Я que é uma vogal branda depois dela, por esse motivo o genitivo sing. de сердце é сердца com a vogal dura А;

Veja exemplos com o uso do caso genitivo (родительный падеж):



A partícula НЕТ e o caso genitivo. A partícula, нет, significa não, é usada sempre com o родетильный падеж. Nesse caso tem o sentido de não ter, não há.


Existem uma outra partícula que significa não, mas é usada antes de verbos: НЕ

O genitivo dos pronomes caso reto:


Bom, por enquanto é somente isso. Depois publicarei mais sobre esse caso no idioma russo. Mais antes entenda essas terminações no caso genitivo russo singular.

Até a próxima!

Não deixe de ver também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.