Bom, eu já falei aqui do caso nominativo, prepositivo, acusativo e genitivo. Hoje quero tratar com você do caso genitivo, mas quero falar sobre o plural dele, pois vem mais terminações para você aprender. Eu sempre digo que no idioma russo não existe somente seis casos de declinações, uma vez que seis casos se contarmos somente com o singular e suas terminações, mas o fato é que no plural tem suas próprias terminações, sendo assim somando tudo se fossemos contar pelas terminações são doze casos. Não se assuste com isso, pois tem idiomas que tem muito mais casos, como os idiomas urálicos (finlandês, estoniano e húngaro).

Muitos falam: “Marcus, como pensar com todos esses casos e todas essas terminações numa frase?!” Primeiro você tem que ter ideia de que você não vai decorar essas terminações, mas sim aprender, ou seja crie frases usando-as e leia pequenos textos infantis no início, pois tudo requer tempo e você vai precisar ter paciência. Não aprenda somente palavras soltas, sempre veja frases, porém você aos poucos vai se familiarizar com as terminações de cada caso.

Antes de começar a ver o plural do caso genitivo, você já tem que saber o nominativo plural, clique aqui! Lembra que eu já falei aqui no Blog que é sempre do nominativo que vamos construindo os demais casos, uma vez sabendo a terminação certa no nominativo você vai saber qual terminação será para cada caso gramatical.


Veja abaixo como funciona com os exemplos! Mais uma vez lembrando que o nome desses dois casos em russo é:

Именительный = nominativo

Родительный = genitivo

Окончания = as terminações



Como você já percebeu não são as terminações aqui a complicação real dos casos, mas as exceções, uma vez que tem muitas exceções, ou seja, sabemos que os substantivos no nominativo plural terminados em -ья tem o genitivo plural em -ев, pois até aqui está tudo bem, mas o problema que nem todos os substantivos com esse nominativo plural se enquadram nessa regra, aí vem as exceções. Veja abaixo:


E agora? O que fazer nesses casos? Estudar e estudar muito esses substantivos que não entram na regra. Crie frases com eles para poder fixar melhor!



Lembre-se que essas palavras exigem o caso genitivo no plural como nos exemplos acima.





Lembre-se!

ед. Ч. = singular

Мн. Ч. = plural


Se você não lembra do caso prepositivo, então clique aqui!

Bom, até agora vimos somente o caso plural genitivo dos substantivos masculinos. Vamos ver também sobre os substantivos femininos e neutros. Isso quer dizer que vem mais exceções e mais terminações para aprender.

Mais antes lembre-se:

Им. Ед. = nominativo singular

Им. Мн. = nominativo plural

Р. ед. = genitivo singular

Р. Мн. = genitivo plural

















Como você pode ver nesse post o caso genitivo é muito usado no idioma russo. Depois falarei das preposições e daquelas que exigem o caso genitivo. Sempre esteja com o dicionário russo em mãos e pegue as palavras que coloquei aqui nas postagens e procure-as no dicionário.

Até a próxima!

Não deixe de ver também!

One thought on “O genitivo plural em russo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.