Todos ao meu redor ficam surpresos ao descobrirem que eu falo russo fluentemente, isso tanto na Rússia com os russos quanto aqui no Brasil com os brasileiros. Os brasileiros fazem-me muitas perguntas quanto ao idioma russo etc.Bom, o idioma é difícil para um brasileiro, isso é sim, mas é por causa da distância da língua russa com as línguas romanas ou do latim, como português, francês, italiano e espanhol. O russo para um tcheco vai ser mais fácil do que para um espanhol, pois o russo vem do eslavo, então as próximas búlgaro, tcheco, polonês ucraniano e outras demais línguas descendentes do eslavo.

Levei oito anos para conseguir conversar fluentemente no idioma russo, estudei assiduamente como um verdadeiro nerd, escutava todos os dias, filmes e seriados somente em russo, tanto que hoje em dia não consigo assistir nada em português tudo ainda é em russo. Não foi uma tarefa fácil, pois estudei independente, comprei livros, baixei milhares de MP3, podcast, seriados, filmes tudo em russo. Músicas somente em russo, eu fiz dos fones de ouvido a extensão da minha pele, eles ficavam o maior tempo possível em meus ouvidos sempre ligados no idioma russo e mesmo assim só consegui entender muito bem, depois de oito anos.

O idioma russo tem casos de declinações, coisas que não tem no português ou seja ás palavras flexionam conforme número gênero mediante de uma proposição ou não. Tem muitas exceções o que dificulta muito, além de tudo isso usa o alfabeto cirílico o que dá medo para muitos brasileiros que querem iniciar o estudo do idioma, uma vez que vai começar do zero como uma criança aprender a ler e escrever tudo em um novo alfabeto. O idioma russo usa muitas consoantes juntas, isso também não é nada fácil.

Depois que você aprende, que consegue falar fluentemente sem pensar, consegue assistir tevê, reportagens, filmes, seriados etc. tudo em russo… Vou confessar uma coisa, você adquiriu uma nova alma e isso não tem preço e todo esforço para aprender esse belo idioma valeu a pena. Você consegue entender a mentalidade de um russo, como ele pensa, a diferença cultural e etc.

Quando cheguei aqui na Rússia lembro ainda como se fosse ontem, no primeiro mês não entendia nada nas ruas, no transporte público o que as pessoas falavam, entrei em desespero, pois conversava fluentemente com meus amigos quando estava no Brasil, como assim não entender quando agora estou aqui, mas tudo é questão de tempo e acostumar os ouvidos com a realidade do idioma. Minha mama percebeu que eu tinha dificuldade de entender o que ela falava, foi então que ela deixou bem claro, você precisa entender que não abrimos tanto a boca para falar como o povo da América, pois os russos e europeus falam com os lábios quase cerrados e a minha dificuldade estava aí, uma vez que esses oito anos aprenderam russo no Brasil, mas ao chegar na Rússia os detalhes estavam justamente aqui. Realmente essa foi a primeira barreira que derrubei, comecei a conversar com a vizinha, com os pais dos meus amigos, comprar coisas no mercado e parar próxima para escutar as pessoas conversando, nas ruas sempre atento com jeito das pessoas conversarem, prestar atenção como mexem os lábios etc. Um mês depois percebi que estava entendendo perfeitamente e entendia minha mama, foi ai que ela falou, não acabou, você precisa ler e ler muito. Pensei que ela fosse dar-me um livro infantil para começar a leitura em russo, mas não foi bem assim, ela deu-me um livro de 400 páginas e falou você vai lê-lo todos os dias e anote as palavras que serão novas para você, no final da tarde sentaremos todos os dias e vamos aprender essas palavras. Foi assim que aconteceu e li livros como Crime e castigo, irmãos Karamazov e outros e mais outros, quando vi já estava lendo livros russos como se estivesse lendo livros em português, pois as palavras novas começaram a fazer sentido e aquela bem difícil de entender, eu tinha mama que explicava o sentido de todas.

O idioma russo tem a dificuldade para aprender escrever, uma vez que as letras escritas à mão são totalmente diferentes das impressas, foi então que levei dois meses para escrever em russo, comprei cadernos de caligrafias que são próprios para as letras cirílicas, cartilhas com as letras do alfabeto. Senti-me como uma criança com todo aquele material para uma criança que está começando na escola. Foi divertido, hoje tenho orgulho de tudo isso e percebo como o idioma russo é incrível. Tudo requer paciência, disciplina e força de vontade, hoje o idioma russo é parte da minha vida e não consigo imaginar minha vida sem esse belo idioma.

Os russos falam inglês? O inglês vai ajudar-me na Rússia?

Foram perguntas que já fizeram-me e inglês aqui somente nos hotéis e ponto final. Dificilmente você vai encontrar alguém que fale inglês nas ruas ou nas lojas etc. Os russos não falam inglês, o idioma aqui é russo, é mais fácil ouvir um russo em finlandês do que em inglês. Os jovens até que estão esforçando-se para aprender inglês, mas mesmo assim é difícil, conhecemos russos que falam inglês fluentemente, mas que já moraram fora, Inglaterra etc.

Agora se o inglês vai-te ajudar, pode ser que sim, se você tiver a sorte de encontrar alguém que fale inglês em alguma loja etc. Eu realmente vejo muitos turistas perdidos no centro, porque não falam russo e os russos não falam inglês. Há dois meses fui numa loja no centro de Petersburgo e um casal de americanos faziam compras de artigos religiosos para sua igreja ortodoxa russa nos Estados unidos, a situação chegou ao ponto de fazer desenhos no papel para a russa entender o que ele queria, foi aí que todos nós conversando chegamos à conclusão do que ele queria levar. Perguntou de onde? Então, expliquei que era brasileiro estava na Rússia. A reação dele foi boa: “Como assim, você é brasileiro e fala russo? Mas, no Brasil fala-se espanhol!” kkk O americano afirmou que, está a estudar mais de cinco anos e não consegue se expressar em russo. É claro que deixei claro que no Brasil não falamos espanhol, mas sim português.

O que eu preciso para aprender russo?

Não existe mágica, mas sim força de vontade e o amor pelo idioma. Muita, mas muita paciência, mesmo, uma vez que vai requerer muito tempo e você vai precisar escutar e estudar muito. Pense! Não estamos falando do espanhol, mas de um idioma eslavo.

Vou viajar daqui a dois meses, ainda dá tempo?Eu já ouvi essa pergunta acima e por isso mesmo que venho colocar aqui, não e não. Você pode até aprender falar algumas palavras, mas ao chegar em russo na Rússia nas ruas por exemplo para perguntar alguma coisa ou no mercado, se não pronunciar direito ele não vai entender e vai disparar para falar e se perceber que você não entende nada ou não fala russo, vai deixar você falando sozinho. Parece grosseiro, mas os russos não têm muita paciência, e não esqueça mentalidade é outra. É claro que tem aquelas pessoas que vão fazer o máximo para ajudar a entender você. É bom aprender o básico do básico, mas somente para uma pergunta e deixa claro par ao russo que você ainda esta a estudar o idioma.

Caso pretende ir para Rússia, planeje por enquanto um ano antes aprender alguma coisa do idioma, caso a viagem está em cima da hora tente o inglês mesmo ou arrisque algumas palavras em russo, mas entenda que russos são russos.

Você dá aulas particulares de russo?

Sim. Caso precise de aulas particulares de russo, entre em contato pelo e-mail: umbrasileironarussia@gmail.com ou contato e mande sua pergunta e os dias que tem interesse.

Tradução:

Я люблю русский язык! = Eu amo o idioma russo.

Я люблю сильнее… = Eu o amo muito mais…

Caso tenham dúvidas deixe em comentários ou entre em contato.

Até a próxima!

Não deixe de ver também!

One thought on “O idioma russo”

  1. Amei! Me interessei ainda mais, mas realmente a escrita não é das mais fáceis kkkk
    8 anos?! Estou há anos luz de falar ainda, mas tenho fé e vontade <3
    Gostei do post. Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.