Bom, sobre o natal não tenho muito o que falar. Como assim? Você deve ter ficado surpreso, mas o caso é que o dia 25 de dezembro por aqui passa-se como um dia normal como qualquer outro. Entenda que os russos não comemoram o natal como os outros países europeus e como no Brasil.

Os enfeites de natal são colocados nos estabelecimentos como no Brasil. Os shoppings ficam lindos com arvores e decorações de natal, mas o dia 25 não é como no Brasil. Aqui ninguém entrega presentes ou fazem ceias de natal. Eu me refiro ao que eu vejo e presencio por aqui, pode acontecer de alguma família fazer a ceia de natal para seguir como se faz em demais países europeus, mas são casos isolados.


Eu curioso perguntei o porquê disso? Por que os russos passam o dia 25 de dezembro como um dia normal?


Como você pode conferir a praça vermelha em Moscou decorada para o natal com uma enorme arvore. Sim, tem o clima do natal, mas somente o clima e ainda mais quando neva ou a neve cobriu tudo no dia anterior. Ninguém aqui fala feliz natal no dia 25 e ninguém faz a famosa ceia de natal do dia 24 para 25.

Bom, a resposta que eu tive dos russos que isso ocorre porque na URSS pregava-se o ateísmo e uma vez que acreditava-se que Deus não existe, como comemorar o aniversário do filho dele se o pai não existe? Entenda que isso vem de raízes soviéticas.

E os ortodoxos não comemoram o nascimento do filho de Deus? Não se esqueça que a religião ortodoxa está fortemente ligada com os russos. Aqui tem muitos religiosos ortodoxos e eles comemoram sim o natal ou seja o nascimento do filho de Deus, mas não no dia 25 de dezembro e sim no dia 07 de janeiro. Sim, o natal ortodoxo é comemorado no dia 07 de janeiro com os ortodoxos na igreja e somente entre eles, pois quem não é ortodoxo nem lembra direito dessa data. Não tem ceia de natal e nada de entrega de presentes, pois a comemoração aqui é completamente na igreja e bem religiosa.

Então, não estranhe quando estiver na Rússia e não ver os russos falarem feliz natal dia 25 de dezembro ou simplesmente uma data normal como qualquer outra, pois você agora entende como funciona o natal na Rússia.

Não confunda, pois os russos montam as arvores de natal em casa também. Colocam presentes embaixo das arvores e toda decoração de natal pode ter na casa do russo, somente o dia 25 que não é comemorado como estamos acostumados no Brasil.

E o ano novo na Rússia?


Agora sim você vai ver o que é uma grande comemoração. Isso mesmo, os russos recebem muito bem o ano novo. Geralmente alguns dias antes os russos fazem muita comida, muitas saladas, mais eu me refiro a muita coisa mesmo, pois tem que ser para durar a primeira semana do ano novo inteira.


A mesa tem que está pronta na noite do dia 31 com muita comida e não pode, mas não pode de forma alguma passar a virada do ano novo com a mesa vazia e tem que ter o pão preto, pois os russos acreditam que se passar a virada do ano com a mesa vazia e sem o pão na mesa, entretanto pode atrair pobreza no ano que entra.

São vários tipos de saladas na mesa de ano novo. Variedades de comidas e a vodca está na mesa de muitos russos nessa data. No ano novo os russos abusam dela. Todos começam a comer depois da última badalada do relógio marcando a chegada do novo ano. Todos com champanhe desejam feliz ano novo e daí começam a jantar. Ninguém dorme nessa noite e a comida e saladas duram uma semana. Sempre tem alguma coisa pelo bairro, como festividade e etc. Depois de comer muitos vão passear nas ruas de madrugada bêbados gritando feliz ano novo e é o momento que todos se cumprimentam, refiro-me aos desconhecidos, uma vez que um russo não cumprimenta a pessoa que não conhece, mas nessa data parece que todo mundo conhece todo mundo.

Quem está em Moscou vai até a praça vermelha a noite receber o ano novo. O que é lindo de fato, lembrando que é muito cheio, pois russos e turistas do mundo inteiro se reúnem na praça vermelha para dar as boas-vindas ao ano novo. O metrô fica aberto a noite inteira do ano novo.

Bom,meu caro leitor, quero desejar-lhe um ótimo ano novo com tudo de bom para todos nós e que esse ano que entra seja de realizações e sucesso para todos. Feliz ano novo, não se esqueça que em russo Há duas maneiras de falar feliz ano novo, antes da virada do ano se fala:

С наступающим! – Feliz ano novo!

С новым годом! – Feliz ano novo! -> Esse depois da virada do ano.

Geralmente todo mundo fala С новым годом! independente.

Até o ano de 2017!


Não deixe de ver também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.