O palácio de verão é uma das maravilhas da Rússia e de São Petersburgo. Esse palácio de verão  foi residência dos reis e imperadores russos. Conhecido como Петродворец (Petrodvoriets) ou seja o palácio de Pedro.

Também chamado de Петергоф (Petergôf) que vem do original em alemão Peterhof “corte, jardim de Pedro”.

Foi o próprio imperador Pedro quem teve a ideia de construir no local uma residência real para passar o verão. Lembrando que ele queria algo grandioso como o palácio de Versalhes na França. Depois que ele voltou da Europa a ideia dele era deixar a Rússia mais próxima da Europa o possível e nisso ele conseguiu. A ideia de construir o palácio de verão surgiu em 1714 e ele mesmo tomou parte da construção, o que na verdade era típico de Pedro, pois ele gostava de participar de tudo e resumindo colocar a mão na massa. O que é curioso, Pedro não ligava para riqueza, isso mesmo, ele não desfrutava de tudo isso, pois gostava de coisas simples, mesmo com tantos palácios e riqueza ele dava a mínima, preferia as coisas simples, isso tudo era construído para transformar a Rússia num verdadeiro império. 😉




Essa era a principal residência dos imperadores russos. Hoje recebe turistas do mundo inteiro. É impressionante como o dourado está por toda parte.







É um conjunto de jardins e chafariz por toda parte. Lembrando que funciona somente no verão, então se você for para Rússia no verão consegue ver as fontes funcionando e é tudo muito bonito.

Lembrando que as fontes funcionam das 10 até as 17 horas e nos finais de semana das 10 até as 18 horas.



A figura central no parque é de Netuno o Deus do mar, conforme nas fotos abaixo.





Os jardins por toda parte e o abuso do dourado nas estatuas deixam os turistas impressionados. Já perguntaram-me se essas estatuas são de ouro? No início, ou seja na época dos imperadores eram de puro ouro, mas na segunda guerra mundial quando os alemães invadiram esse lugar, eles derrubaram as estatuas verdadeiras e levaram para Alemanha para derreter e usar o ouro. O que tem hoje somente estatuas banhadas a ouro uma réplica do que era antes.







Ele está de frente ao mar báltico, cujo vento refrescante deixa o verão ameno e gostoso. A visão é realmente impressionante!

















Como você pode conferir na foto abaixo, a estátua de Sansão abrindo a boca do leão e a cascata.







É muito bonito, não é mesmo! Agora imagina você que antes essas estatuas eram todas de puro ouro. Os imperadores russos desfrutavam de muita riqueza. Os russos levaram anos para reconstruir tudo isso depois da segunda guerra mundial. O palácio foi totalmente destruído pelos alemães e como já havia escrito acima as estatuas verdadeiras foram roubadas. Os russos fizeram um bom trabalho ao reconstruírem tudo exatamente como era na época dos imperadores.

Confira na foto abaixo o que restou dele depois dos bombardeios alemães.


Até a próxima! Пока!

Não deixe de ver também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.