Esse mês fui guia de um médico e um cientista russos que vieram junto com a equipe de rugby da Rússia, é claro. E andando pela avenida paulista conversando, eles fizeram-me a seguinte pergunta: “Marcus, o que os brasileiros acham sobre o que acontece entre Rússia e Ucrânia? Eles entendem o que afinal está a acontecer?”

Eu, apenas respondi que algumas pessoas
não entendem de fato o que acontece. Já ouvi alguns brasileiros falarem que a Rússia está sendo cruel de tomar a Criméia da Ucrânia etc. e etc., mas quando eu pergunto você entende o que acontece? A resposta é vaga e fica obvio que não está bem entendido assim.

Essa foto abaixo é da Criméia que em russo é Крым (Krym):

Entenda que, em tempos anteriores a Ucrânia e Rússia era um único país, na guerra com Turquia o império russo conquistou essa metade de uma ilha que é a Crimeia, depois que a Ucrânia tornou-se independente da Rússia a Crimeia ficou com a Ucrânia. Só que agora uma parte da Ucrânia que tornar-se parte da união europeia e outra metade não quer, com essa confusão toda os Estados Unidos vem intrometer-se, mas não porque eles são bonzinhos e querem ajudar a Ucrânia, pois os interesses ai são bem mais longe e um deles e instalar seus navios justamente no mar da Criméia. Resumindo, nunca que a Rússia ia aceitar isso, e resolveu que a Crimeia voltasse a Rússia. Bateu de frente com os interesses americanos, e daí está toda a confusão. Hoje a Crimeia pertence a Rússia e não mais a Ucrânia.

Vou te dizer uma coisa, esse é um assunto bem polêmico na Rússia, muitos russos concordam e afirmam que a Crimeia sempre foi deles e simplesmente pegaram o que de fato pertence a eles, mas porém um ucraniano pode não concordar com isso e outros não dão a mínima. HÁ pessoas na Rússia que simplesmente não vê para que a Rússia quer essa metade de ilha de volta etc.

Eu na minha opinião, acho que esse é um assunto entre Rússia e Ucrânia e não tem para que os Estados Unidos meter seu nariz onde não deve, mas como sempre estão lá interferindo e piorando mais ainda a situação.

É uma pena o que acontece entre esses dois países, pois a Ucrânia é um sonho com locais históricos e bonitos, com sua cultura, a língua tão próxima do polonês quanto do russo, além disso muitos ucranianos e russos tem parentes em ambos os territórios. Há pessoas que tem passaporte russo sempre viveu na Rússia, mas a mãe ou avó mora na Ucrânia e é ucraniana e assim por diante.

As estatuas de Lenin foram derrubadas em Kiev:

Estava assistindo uma reportagem na tevê russa em que uma ucraniana contou um relato que ao entrar no ônibus na Ucrânia, começou a conversar com outra passageira, mas elas estavam a conversar em russo e não em ucraniano, um ucraniano levantou e aproximou-se já gritando: “Você é ucraniana?” Ela respondeu: “- Sim.” Então ele falou: “-Ainda vai chegar a hora de arrancar cada dedo seu quando você falar uma palavra em russo.” Foi o que ela relatou na televisão. Pena, pois eles são tão próximos russos e ucranianos, espero realmente que tudo isso acabe.

Ontem estava como guia de uma russa que veio a trabalho no Brasil, quando estávamos conversando ela quis saber também sobre o que os brasileiros achavam a respeito da Rússia estar com a Crimeia e etc. Ela disse que comprou um apartamento lá na Crimeia e que sempre está indo até o local. Perguntei por curiosidade como está lá? Como que é o local etc.? Segundo ela, a Crimeia está muito pobre, as ruas sem asfalto, as casas precisando de reformas. Muitos ucranianos ficaram lá outros que não aceitaram foram embora para Ucrânia.

Bom, eu particularmente não gosto de dar minha opinião e julgar quem está certo e quem está errado nessa história, apenas acho que Rússia e Ucrânia resolverão esse assunto entre eles, afinal tudo envolve política e uma história anterior que eles sabem como chegar a um acordo. Não tem pra que americanos se meterem nesse assunto.

E você? Você entende o que de fato acontece? Deixe um comentário!

Não deixe de ver também!

2 thoughts on “O que acontece entre Rússia e Ucrânia?”

  1. Se é assim “pegar o que de fato é deles”…por que não devolvemos o Acre? Será que vai fazer falta? Se tivemos que COMPRÁ-LO, ele nunca foi nosso…quem pensa com essa arrogância toda na Rússia, no mínimo não sabe respeitar a soberania do próximo. SE acham os caras. EUA têm interesse, óbvio. Mas convenhamos, como a Ucrânia sozinha ia bater de frente com a Rússia? Eu também aceitaria toda a “ajuda” possível. Quando a URSS entrou em colapso e as repúblicas se separaram, a Ucrânia detinha a maior parte de arsenal nuclear da região. Vários países assinaram um acordo de ajuda econômica e RESPEITO AO TERRITÓRIO UCRANIANO em troca da destruição desse arsenal. Sim, a Rússia TAMBÉM ASSINOU! Ou seja, se o que eles assinaram não vale nada, a palavra ou opinião deles vale muito menos. Engraçado que eles esquecem desse tratado, esquecem que foi na verdade a kievakaya rus que originou o que hoje se conhece como Rússia…eles lembram que tem parentes na Ucrânia e vice versa, mas defendem que seus soldados vão lá atirar nos seus parentes. Eu mandaria eles se lascarem, bando de hipócritas sem noção. Engraçado, recente vi na Televisao uma reportagem assim: no meio da comemoração de 1 ano de “adesão” (ou tomada?) da Crimeia, um repórter trouxe um mapa e saiu perguntando pros russos “você poderia me apontar onde fica a Crimeia?” Foi CÔMICO! Tinha gente que apontava pra Mongólia!! Mas estavam lá comemorando alguma coisa…Eu moro na Ucrânia, graças a Deus um pouco distante dos confrontos. Sou casada com um ucraniano e temos uma filha. Sei que tem alguns brasileiros loucos que estão do lado russo lutando em Donetsk. E se eles lutam pelo que acreditam, acho que tenho o direito de lutar pela Ucrânia em sua soberania, minha 2ª casa. Não quero meu marido morto numa guerra absurda, não quero minha filha crescendo num país em guerra, acho que a Rússia está errada sim! Acho inclusive que o presidente “Putler” é um covarde por não admitir publicamente que ele quem comanda essa orquestra. Isso é um jogo muito sujo, feio, covarde! O gato que arranha e esconde as garras! Concluindo, pra defender minha família e minha casa eu não meço limites, minha família é sagrada! Pra mim quanto mais russo morrer naquele front, melhor! E se brasileiro metido a cossaco morrer lá também vou ficar feliz, se pudesse eu mesma atiraria no meio dos olhos desses imbecis!

  2. Desculpe o erro de digitação, é Kievskaya Rus, ou principado de Kiev. Se é pra devolver “o que de fato é deles”, que devolvam todo o território russo pra Ucrânia! Pois o principado de Kiev é o mais antigo e “dono” de um território gigantesco! Olha só aqui na página da wikipedia: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Principado_de_Kiev. Ta até em português! É ta nos livros de história do leste europeu! Mas eles se esquecem…bando de hipócritas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.