Depois que postei aqui no blog sobre o alfabeto russo, explicando até a história rica desse lindo alfabeto. Clique aqui. Eu recebi por e-mail perguntas referentes aos sinais. O que são sinais escritos? Como que se usa esses sinais?

Para quem está começando o contato com o idioma russo e está a aprender esse alfabeto, ou simplesmente curiosidade, tem essa dúvida referente a sinais escritos no idioma russo.

No alfabeto russo existem dois sinais escritos Ъ e Ь, a diferença entre eles é duro e brando e estão no alfabeto desde do início, pois criação dos irmãos Cirilo e Metodio. Bom, para você entender vamos falar primeiro do sinal duro Ъ.

Sinal duro Ъ, que em russo твёрдый знак. É a 28ª letra do alfabeto russo.


Esse sinal serve simplesmente para deixar a consoante ou vogal diante dele dura. Primeiro entenda que o som duro de uma consoante é aquele som surdo sem chiado, sem o som do pequeno i. No russo antigo ele era escrito no final para terminação ficar dura, mas Pedro I na sua reforma retirou ele do final das palavras.

Entenda que esse sinal é escrito depois de prefixos, parte composta da palavra que termina na consoante. Deixando bem separada a palavra composta.


Só para você entender, eu tenho acima o verbo comer que é есть, para formar um verbo novo simplesmente ao unir o prefixo с + есть eu preciso do sinal duro ъ, sendo assim с + ъ + есть = съесть. A pronuncia fica forte do C, ou seja dura, devido ter um sinal duro.

Existe regras para esse sinal duro. As únicas vogais em que se escreve o sinal duro antes são е, ё, ю e я. Veja abaixo:


Essa é uma letra muito pouco usada, pois a função desse sinal é separar o prefixo, isso mesmo, deixar o prefixo e a palavra seguinte separados na pronuncia. Tanto é que esse sinal não tem em forma maiúscula e não inicia palavras, uma vez que sua função é separar. É como se em vez dele eu colocasse um hífen (c – есть), mas no alfabeto russo eu uso no caso o sinal duro (съесть). Ele não tem som, não se esqueça que ele é um sinal duro, pois o som que você pronuncia é da consoante.

Bom, agora que falamos do sinal duro, vamos falar do segundo sinal que é brando e muito mais usado.

Sinal brando ь, que em russo мягкий знак. É a 30ª letra do alfabeto russo.


Esse sinal serve simplesmente para deixar a consoante branda. Mas o que é esse som brando?

Eu sempre gosto de usar a sigla USP para explicar a diferença entre som duro e som brando. Repare que, por enquanto aqui em São Paulo é assim, ao pronunciarmos a sigla USP pronunciamos ela como se estivesse um pequeno i depois da consoante P.

USPi – É dessa forma que em São Paulo as pessoas pronuncia essa sigla, entretanto esse i depois da consoante P não existe, mas pronunciamos ele e bem tímido, pois ele está na pronuncia. Entenda que esse som que fazemos ao pronunciar a sigla USP é um som brando, ou seja transformamos a consoante P numa consoante branda.

USP – Um russo pronunciaria conforme está escrito, sem o som do pequeno i depois de P, uma vez que para um russo esse é um som duro, por conseguinte temos uma consoante dura. Na cabeça deles essas duas palavras USP com o som surdo do P e USPi com o som desse pequeno i são duas palavras diferentes.

O sinal brando ь
na língua russa entra justamente para fazer esse som do pequeno i depois das consoantes. É escrito no meio das palavras e no final delas. Assim como o sinal duro, esse sinal não tem em maiúscula forma e não inicia palavras.

Uma palavra sem o sinal brando e com o sinal brando tem sentidos totalmente diferentes.


Na imagem acima duas palavras uma dura e outra branda, ou seja брат sem o sinal brando significa (o irmão), mas apalavra branda, cujo final tem um sinal brando брать significa (pegar, tomar, apanhar…).

Vou contar para você uma curiosidade dos sinais escritos. No início quando foram criados eles representava um som que era pronunciado somente naquela época cerca de 863, chegava próximo do (O) e (E), pois era o mais próximo que esses dois sons chegavam. No século XII esses dois sons deixaram de existir no idioma russo ou transformaram-se nos sons do (O) e (E). Então essas letras, ou seja transformaram-se em dois sinais. Tanto é que o nome de origem dessas duas letras era: ъ
– ер / Ь – ерь.

Então, espero que você tenha entendido para que serve os dois sinais escritos no alfabeto russo. Esses sinais foram criados pelos irmãos quando foi criado o alfabeto russo, por meios de tantas mudanças pelos séculos, mas eles continuam até hoje fazendo parte desse belo alfabeto russo.


Não deixe de ver também!

2 thoughts on “Os sinais no alfabeto russo”

  1. Agora entendi.
    Estava apanhando mais que cachorro sem dono.
    Estava passando mais apertado que filhote de tico-tico na mão de menino mal.
    Como dizia meu pai, eu estava vendo minha avó pela greta.
    Agora com tudo explicadinho, vou mastigar água.

    1. Que bom Athos que você entendeu. Fico muito contente! Tentei da melhor forma explicar para ficar claro nas nossas cabeças. Obrigado pelo seu comentário! 😉 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.