Bom, antes de começar a falar sobre uma data muito bonita na Rússia, entenda que a palavra Pascoa em russo é? Пасха (Paskha).

A pascoa ortodoxa russa não coincide com a católica, uma vez que o calendário ortodoxo russo é outro. Nesse ano a pascoa ortodoxa russa será no dia 01.05.2016.

Nesse dia as igrejas ortodoxas russas ficam completamente cheias. As filas são de dobrar a esquina, uma vez que muitos vão levar os ovos cozidos e a comida para serem abençoadas pelo padre. Lembro que nesse dia não consegui passar do portão da igreja, uma vez que estava lotado. Para minha pessoa essa foi uma surpresa e tanto, uma vez que sempre vejo essas igrejas vazias. Até os jovens, crianças ficam na fila nesse dia especial.



Os russos nesse dia falam uns aos outros Христо́с воскрес́е (Khristrôs Voskriésie) que nada mais é do que a “Ressureição de Cristo”, “Cristo ressuscitou” ao pé da letra, ou seja é a maneira russa de dizer “Feliz Pascoa”.


Onde ficam aqui os ovos de chocolates? Aqui não ouve falar sobre isso. Eu fui atrás no mercado e nem achei. Não vi em mercado algum aqui em São Petersburgo. Chocolate aqui na Pascoa russa não é tradição e os russos acham estranho quando você questiona sobre os chocolates. O coelhinho da pascoa chega a soar bizarro para eles! Resumindo a pascoa russa é bem sagrada e foge de chocolates e coelhinhos.

O que é tradição são os ovos de galinha ou de codorna cozidos. Tanto é cozido com casca da cebola, mas atenção, é com a casca somente e não com a cebola junto. Depois os ovos ficam com aquela cor da casca da cebola. Pode cozinhar os ovos com corante para ficar coloridos. No dia da pascoa ao dizer uns aos outros? Христо́с воскрес́е. Trocam-se os ovos.


Essa é uma tradição muito antiga.



Mas não é somente os ovos coloridos. O bolo de pascoa na Rússia, que parece com panetone e os russos chamam ele de Кулич (kulítch).


Os russos deixam em cima dele com doces enfeitados e colocam na mesa junto com os ovos coloridos. Fica bonita a mesa de pascoa.


Bom, o kulitch era feito com frequência há tempos atrás, hoje podem-se fazer ou não. Não vi eles no mercado para comprar. Soube que para pascoa eles tem que ser feitos em casa e é simplesmente delicioso.


Agora vou contar uma coisa para você. Vem do kulitch, ou seja desse bolo russo de pascoa, simplesmente a ideia das torres das igrejas ortodoxas coloridas. Lembre-se das torres da catedral russa São Basílio que está em Moscou, pois as torres coloridas logo lembra doces, por enquanto é o que mais os russos ouvem dos turistas, eu mesmo pensei nisso quando as vi pela primeira vez. Entenda que a ideia foi essa mesmo, pois as torres nada mais do que símbolo do kulitch (Bolo de pascoa russo).


Outra coisa comum na pascoa russa é as famílias visitarem os cemitérios para deixar comida nos túmulos de seus entes queridos que faleceram, mas sinceramente poucas pessoas fazem isso nos dias de hoje, pois em aldeias é mais frequente do que nas cidades grandes, apesar de o governo disponibilizar ônibus para levar o pessoal para os cemitérios. Lembrando que esse fato ocorre na semana da pascoa russa e não no domingo de pascoa.

Nesse dia os mendigos também ganham comida, ovos cozidos pelas pessoas que vão visitar as igrejas. Os mendigos geralmente ficam no centro da cidade sentados na frente das igrejas ortodoxas.

Por enquanto é só! Qualquer coisa, deixe em comentário!

Até a próxima!

Não deixe de ver também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.