Olá meu caro leitor!

Bom, já fazia um bom tempo que eu queria falar desses temas aqui no blog, mas estava na espera do momento certo. Por que falar desses assuntos? Porque sempre recebo questões a respeito desses temas por e-mail e são sempre as mesmas. “Você já sofreu racismo na Rússia? Ou a seguinte questão. Os russos são racistas?” E referente a homossexualidade na Rússia sempre tem questões do tipo. “Como vivem os gays na Rússia? Os russos são homo fóbicos? Homossexualidade na Rússia é crime?”

Falando primeiro do racismo.

Nesse meu tempo de Rússia eu nunca sofri com caso de racismo ou xenofobia por ser estrangeiro, nada desse tipo. Também nunca presenciei algo assim por aqui, graças a Deus, uma vez que não consigo imaginar nada pior que sofrer com casos assim. Nas cidades grandes é fácil ver negros como Moscou e em São Petersburgo, apesar que em São Petersburgo raramente se vê, mas já vi no transporte público e nas ruas. Não vi nenhum tratamento diferente só por serem negros. Racismo aqui na Rússia não é crime, mas é considerado muito feio e é visto como uma pessoa ignorante e sem qualquer educação. Devido a relação entre Rússia e Cuba desde da URSS negros cubanos já circulavam na URSS e isso nunca incomodou os russos de algum modo. Já vi negros fazerem propagandas na televisão por aqui e até mesmo participar de programas de tv. Tem russos filhos de pai africano com mãe russa. Não estou tirando a hipótese que não há racistas por aqui, até porque tem skinheads e são muitos perigosos. Sempre ouvia quando fosse passear ter cuidado com skinheads, pois do nada eles podem aparecer e se cruzar o caminho de algum tentar ficar o mais longe possível. A polícia na Rússia tenta combater os skinheads, mas não é uma tarefa fácil. Já ouvi casos na televisão de skinheads atacarem estrangeiros negros em metro. Infelizmente tem casos assim.

Lembro que uma amiga russa contou um caso quando ela tinha 8 anos e foi a primeira vez que ela viu um negro e na van, ela lembra que achou tão bonito e tão diferente que ela apontou e falava pra mãe dela. “Olha mãe como ele é diferente!” Mas ela lembra que foi curioso pra ela, pois na Rússia mesmo com muitos estrangeiros nas universidades era muito raro ver negros nas ruas. Hoje as coisas mudaram e estão mudando muito por aqui. Nas universidades russas tem muitos africanos e muitas russas se envolvem ou até casam com esses africanos, sendo assim a mistura está crescendo no país. É claro que tem aquelas pessoas mais velhas que podem demonstrar um sinal de racismo, mas mesmo assim se for vai ficar na sua.

Se você for para cidades longe das cidades grandes é claro que você vai chamar atenção e vai atrair muitos olhares, isso é fato. Quando eu fui para aldeia medieval (caso ainda não viu clique aqui!), lembro que todos me olhavam, eu me senti realmente de fora, mas eram olhares curiosos e meus amigos falavam que o povo das aldeias estão curiosos porque você é moreno e tem olhos verdes o que de fato um russo nunca viu morenos de olhos verdes, principalmente nas aldeias. O mesmo aconteceu na cidade russa de Vyborg (não viu ainda, então clique aqui!), onde eu percebia muitos olhares curiosos tanto dos finlandeses como dos russos. Lembro que na pequena praia de Vyborg, duas russas comentaram em como eu tinha conseguido aquele bronzeado e eu expliquei nasci assim e elas comentando que por mais que tomassem sol não conseguiam pegar um bronzeamento. Bom, o sol lá não estava lá essas coisas principalmente com aquele vento frio vindo do Báltico, então eu entendo elas. Para eles era diferente e nunca vi nenhuma reação xenófoba ou racista, pois ao contrário curiosa.

Na Estônia também onde morei por 4 meses e estive várias vezes naquele pequeno país, eu não vi um negro, nunca sofri racismo e nada desagradável. Os olhares curiosos isso sim, isso não tem como deixar de atrair.

Mais respondendo a questão:” Os russos são racistas?” Eu respondo com 100% de certeza: – Não. Isso mesmo, mesmo que possa acontecer em algum caso eu diria que não, pois nunca ouvi nenhum comentário racista ou nada desagradável a esse tema. É claro que pessoas são pessoas e num país gigante, pode acontecer de se deparar com algum caso assim principalmente fora da cidade, mesmo assim, algum ignorante que vai morrer na sua cegueira, ou seja a cegueira da ignorância, como dizem os russos.

Agora vamos falar de um assunto um tanto polemico aqui na Rússia. Vamos falar da homossexualidade por aqui.

Entenda uma coisa, na Rússia os homens são muito machistas, isso mesmo que você está lendo, os “mujiques” por aqui são machistas ao estremo, mas isso está sendo derrubado pelas russas que estão cada vez mais se tornando independentes e fazendo com que o machismo fique de lado. Os jovens estão cada vez mais perdendo o machismos, mais homens acima de 40 anos ainda são machistas. Nas aldeias então, nem se fala, lá os homens são machistas até os ossos. Pois muitos homens ainda tem o pensamento que lugar de mulher é na cozinha e etc. As russas já chegaram ao ponto de não aguentar mais isso e cada vez mais os homens que se mostram machistas acabam por ficarem sozinhos, entretanto machismos aqui as mulheres jovens, modernas não suportam e se mostram bem independentes. Claro que ainda tem aquelas que são submissas e se rendem ao machismo masculino.

Bom, acho que você entendeu aonde quero chegar com o assunto do machismo masculino. O ponto é o seguinte, um país onde tem muitos machistas é claro que homossexualidade aqui é visto como algo bizarro, principalmente por causa desse machismo todo. Tem muitos homo fóbicos na Rússia? Infelizmente tem sim. Tocar nesse tema aqui é como tocar em um assunto bizarro de estrema repugnância e não é difícil ver logo os comentários negativos de pessoas que se mostram de imediato em como são homo fóbicas. Os jovens, muitos deles estão cada vez mais com mente aberta quanto a esse assunto, refiro –me aos heteros, mas mesmo assim é muito pouco, uma vez que o machismo aqui fala mais alto. Os gays na Rússia vivem sua vida bem discreta, pois raramente alguém aqui vai se declarar gay para amigos, colegas (principalmente colegas), pois sabem como pode sofrer com as reações preconceituosas de uma sociedade que ainda se mostra homo fóbica até o fio do cabelo. Geralmente um jovem gay ele revela para família, que em muitos casos apoia e deixa discreto sem ninguém de fora ficar sabendo. Isso mesmo, os russos escondem isso, ficando somente entre a família. Você deve estar pensando em como deve ser difícil para um homossexual na Rússia. Sim, não é muito fácil, mas como os russos são sempre discretos em tudo, ser discreto quanto a sua orientação sexual não vejo isso como problema para muitos deles. O problema é que falta liberdade para isso. Preste atenção! Eu não estou dizendo que isso é crime aqui na Rússia. O que seria ridículo de fato. Ninguém será preso se for gay por aqui. O fato que pode sofrer com preconceitos, chegando ao caso de agressão e polícia não fazer nada quanto a isso. Infelizmente acontece casos de agressão contra homossexuais.

Mais ou menos um mês atrás eu estava assistindo um programa de televisão por aqui e eles levaram 10 homens e entre um deles havia um rapaz que se considerava gay. Levaram alguns médiuns, bruxos e pessoas que diziam ter algum contato com o sobrenatural, pois esse tipo de programa é muito comum aqui na Rússia. Um dos que se dizem médium tinha que dizer qual daqueles homens era gay, pois somente um daqueles dez homens se considerava gay. Bom, a reação de um rapaz jovem, revoltou até mesmo a produção do programa, pois eles alegaram que não esperava tal reação negativa, ainda mais por ser um rapaz tão jovem. Ele simplesmente perguntou: “Eu tenho realmente que fazer isso?” A atriz que estava acompanhando respondeu muito surpresa que sim, já percebendo o tom de voz dele. Então ele mostrando sua expressão de nojo respondeu: “Tenho nojo de gays! Particularmente não suporto esse tipo de pessoas e me recuso a fazer isso. Quero distancia de pessoas assim.” Todos ficaram surpresos e mesmo os outros homens heteros que estavam naquele momento ficaram bastante surpresos pela reação do rapaz e criticaram muito a posição dele. Um deles até criticou que não tinha necessidade do rapaz falar aquilo e ele mesmo era um gay no armário e por isso tal reação. Fica claro que ninguém apoiou aquela atitude arrogante e simplesmente homo fóbica.

Entenda que não são todos os russos homo fóbicos. Há pessoas que não são gays, mas também não chegam a serem tão arrogantes quanto a esse assunto. Muitos russos que já moraram fora do país, por conseguinte voltam com uma outra mente, mais aberta quanto a esse tema, enquanto tem aqueles que vão morrer ignorantes quanto a esse assunto.

Na televisão é um assunto raramente falado. Piadas quanto a esse tema na televisão não tem e nada de propagandas referente a esse tema, uma vez que tem até leis proibindo isso na televisão. Paradas gays aqui vai demorar ainda para ter, uma vez que há muitos machistas ainda no poder do governo e em consequência aparecem essas leis ridículas e a proibição da parada. Hás várias tentativas de paradas gays aqui foram massacradas, muitos saem machucados e agredidos por skinheads ou simplesmente homo fóbicos.

Dois homens andando na rua de mãos dadas por aqui é o mesmo que pedir para ser agredido. Isso mesmo, agressão vai sofrer na certa. Vai demorar um pouco para certas coisas a esse tema serem livres pela Rússia. Um país onde tem series somente para homens e canais de televisão somente para homens e tem até o dia do homem, ou seja machismo é pouco por aqui.

Não pense que somente os homens são homo fóbicos por aqui, mas as mulheres também, isso mesmo as mulheres russas mostram ser muito homo fóbicas e demonstram tal reação á esse assunto que você pensa como o ser humano pode ser assim tão arrogante.

Há casos de rapazes morando juntos ou até mesmo duas meninas, mas para os vizinhos e de fora é algum irmão, parente que veio estudar e etc. Isso mesmo, os russos fazem de tudo para ninguém de fora ficar sabendo.

Muitos em programas de televisão não fazem questão de demonstrar sua ignorância quanto a esse assunto, já vi muitos casos de pessoas criticarem demonstrando nojo, arrogância pura além do caso do rapaz que citei acima.

Respondendo as questões. “Os russos são homo fóbicos?” – Infelizmente tem muitos que são sim. Não generalize, pois não são todos assim.

“Homossexualidade na Rússia é crime? – Não. Ninguém aqui será preso por ser homossexual. O problema que tem muitos homo fóbicos e ninguém que seja assim vai esconder isso. As reações quanto a isso realmente não são das melhores.”

Até aproxima pessoal! Qualquer dúvida pode deixar em comentários ou envie em contato!

3 thoughts on “Racismo e Homossexualidade na Rússia”

  1. Olá Marcus Diego.
    Excelente texto, parabéns.
    Gosto de culturas eslavas. Mas fico triste quando lembro que nesses lugares há uma repulsa enorme por homossexuais.
    Eu sou um. Te digo que se no Brasil, a vida para um já é difícil, um país “liberal”, imagine lá. Imagine o desespero que essas pessoas enfrentam.
    Nao quero ser risquè na minha pergunta. Mas você acha que é possivel conhecer algum russo assim na Internet? Ja vi sites de relacionamento hétero. Mas nada homo.
    Abraços.

    1. Olá ludwig.
      Obrigado por acompanhar o blog!
      Respondendo a sua pergunta. E mais fácil vc procurar na internet mais em russo, só que é difícil muitos não querem arriscar-se com perfil gay na Rússia.
      Fique a vontade para comentar e tirar suas duvidas.

  2. Ola Marcus tudo bem? primeiramente que entrei no seu blog ja amei de cara,estou com um problema ,eu gosto de uma garota Russa de St petesburg ,mas eu não entendo a lingua enem mesmoa escrita ,estou me esforçando,meu sonho era morar na Rússia e estudar lá ,embora estou com 50 anos eu não consegui terminar a minha Faculdade aqui e correrspondo-me com esta garota em Inglês mas uso o tradutor porque meu Inglês é ruim ,mas eu vou fazer um curso básico de Inglês e depois conversação ou talvez o curso de Russo pois tenho pressa ,vou precisar de uns conselhos teus serão muito aproveitosos e sei que me orientará para minha realização sentimental,profissional e serei muito grato ,adorei muito seu blog meu email é robertsantss@gmail.com e se você me passar seu email eu prefiro dizer mais por lá Obrigado amigo ,e estou feliz porque vejo em você uma amizade duradoura e seus conselhos serão eternos ,um grande abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.