Olá, meu caro leitor!

Já faz um tempinho que eu queria escrever sobre esse tema aqui no blog, só estava na espera do momento certo.

Antes de começar a falar desse assunto quero tirar umas linhas para agradecer a você. Meu caro leitor, isso mesmo, pois sempre vejo que recebo muitas visitas em meu blog e muitos e-mails com muitas questões sobre esse país fantástico que é Rússia. Fico muito contente com a sua visita. Qualquer dúvida sobre a Rússia, não hesite em questionar!

Hoje fui visitar uma igreja ortodoxa russa aqui mesmo na bela cidade de São Petersburgo. Coloquei até uma foto dessa bela igreja vista do alto numa dessas manhãs na cidade mais bela do mundo. Assisti um pedacinho da missa, deixando claro que em questão de religião eu sou um tanto neutro, mas sou curioso e como não ser curioso quanto a religião aqui na grande Rússia.

Algumas palavras religiosas em russo:

Igreja é Церковь (tserkôv’)

Orotodoxo é православие (Pravaslávie)

Deus é Бог (bôkh), mas é muito usado também Господи (Gôspadi)

O padre é священник (svishshiénnik), mas os russos usam muito a palavra Батя (Batia) e ainda tem outra derivação dessa mesma que é Батюшка (Batiushka)- Vem do ucraniano e é muito usado pelos ortodoxos.

Hoje ao abrir o e-mail eu recebi uma questão de uma leitora do nosso blog, justamente quando fui visitar uma igreja ortodoxa. Qual a religião na Rússia?

A religião predominante por aqui é a ortodoxa, alias em russo православие (Pravaslávie). Muitos russos seguem a igreja ortodoxa russa. Há igrejas russas por toda parte e em cada cidade tem que ter por enquanto uma igreja ortodoxa.

Outra dúvida que muitos tem e que chegam até achar que a igreja ortodoxa russa é parecida com a católica. Não. Católicos são católicos e ortodoxos são ortodoxos. Como já ouvi no Brasil pessoas afirmarem que são a mesma coisa, a diferença que uma segue o Papa a outra não. Afirmo que não é bem assim.

Qual a diferença entre católicos e ortodoxos russos?

  1. A igreja ortodoxa não tem estatuas.
  2. Não segue o papa. Para os ortodoxos o Papa é um homem comum e nada mais.
  3. As pessoas assistem as missas em pé. Soube que mesmo na época dos reis, eles ficavam em pé, pois não tinham bancos, e isso é até nos dias de hoje. A ideia que perante Deus todos são iguais, independente se é rei ou um simples camponês. É claro que eu vi algumas cadeiras no canto que é para uso de emergência, pois pode aparecer idosos ou simplesmente pessoas que por algum motivo não podem ficar em pé por muito tempo. O presidente também assiste a missa em pé como qualquer outro membro da igreja.

    Na foto abaixo, os ortodoxos no final da missa fazem fila para beijar a mão do padre e receber a benção;


  4. O padre fica de costas para os fiéis no momento da missa, sendo que a missa é em russo antigo, russo atual, eslavo e podendo ser em grego também, mas em grego eu só vi em uma igreja quando fui. O russo antigo quase impossível de entender.
  5. A cruz ortodoxa também tem um detalhe que difere da católica. Veja na imagem abaixo:


Bom, essas foram somente algumas diferenças que lembro e que questionei. Em alguns casos eu observei e pesquisei, uma vez que não sou religioso, então não posso entrar em mais detalhes quanto a isso. Sobre as estátuas, eu fiquei sabendo que na época dos reis foram retiradas para igreja não ficar tão parecida com a igreja católica. Os ortodoxos tem Икони (Ikônes), que são quadros com pinturas de imagens consideradas sagradas na religião ortodoxa.

Na foto abaixo é um desses quadros com a imagem de Cristo:


Esse da foto abaixo é da Diva Maria com o pequeno Jesus:


Nas igrejas esses quadrinhos sagrados estão por toda parte assim como na época dos reis e rainhas. Os ortodoxos têm muitos desses em casa.

O mais famoso entre os ortodoxos é o chamado ИКОНА БОЖИЕЙ МАТЕРИ (Ikôna, Mãe de Deus). Esse é muito sagrado e todo ortodoxo tem ele em sua casa. Veja a foto dele abaixo:



Bom, as mulheres ao entrarem nas igrejas sempre usam o véu. Os homens somente de calça. Você pode comprar velas de vários tamanhos dentro da própria igreja e depois ascender e colocar na frente de um desses quadros. Eu não sendo ortodoxo, posso fazer isso quando visitar uma igreja ortodoxa russa? Sim, sem problema algum, pois dentro das igrejas perante cada quadro desses fica um altar com várias velas acesas, ascenda coloque no local, pode rezar, fazer um pedido. Os russos fazem muito isso.


Há igrejas católicas na Rússia? Sim, tem russos católicos também, mas sinceramente muito pouco, quase não se vê. Têm mais russos ateístas do que católicos. O ateísmo na Rússia ainda tem bastante, mesmo com muitas igrejas ortodoxas. Entenda que na revolução de 1918 muitos padres ortodoxos foram executados, muitas igrejas bombardeadas pelos próprios comunistas. Poucas igrejas ficaram de pé. Essas que ainda ficaram de pé não exerciam sua função como igreja, eram feitas de fábricas, necrotérios, depósitos e etc. Por que tudo isso? Por que no regime fechado era pregado o ateísmo e religião era uma grande perca de tempo. Muitos ortodoxos não podiam rezar, ter os quadros sagrados em casa etc. Quem desobedecia essas regras era levado a trabalhos forçados ou simplesmente executados como aconteceu com muitos padres ortodoxos, uma vez que eles não negavam sua fé. É por isso que hoje em dia não é difícil encontrar muitos ateus por aqui. Bom, o regime fechado ruinou-se, a igreja ortodoxa voltou a dominar seu lugar na Rússia, muitos velhinhos ortodoxos felizes por terem a liberdade de seguir sua religião. Não esqueça que a igreja aqui não tem muito poder para alguns assuntos com o governo. Um exemplo bom disso é o aborto, pois aqui o aborto é permitido, mas a igreja ortodoxa condena e lutou muito para que viesse a ser proibido, entretanto não conseguiu. Lembrando que a igreja condena a prática do aborto. Algumas igrejas que são museus hoje na cidade São Petersburgo, a igreja luta para conseguir de volta, mas o governo não libera, pois vê mais lucro ter como museu. Esse fato acontece com Catedral do sangue derramado em São Petersburgo.

Muitos russos procuram os padres para pedir conselhos, orientação, ajuda a tomar uma decisão.


O padre sempre dá conselhos positivos, conversa com as pessoas. Acho isso muito legal e vi muito isso acontecer.

Até aproxima!

Não deixe de ver também!

One thought on “A religião na Rússia”

  1. Eu sou brasileiro .moro em ny.a 30.anos .istava bem jovem .fui o primeiro de minha familia .amo este pais .tenho m.vontade conhecer .oltros mais .sou emvalico.sempre tive vontade de saber gual a religiao dos russos figue feles em saber um pouco.deus te abencoa e te guar .todos os dias de sua vida .jesus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.