Hoje é o dia internacional do livro, então resolvi escrever aqui sobre os russos e os livros. Os russos adoram ler, isso é de fato. Não conheço um russo que não tenham em sua casa uma estante cheia de livros e todos já foram lidos. Aqui é muito fácil ver ás pessoas lendo, em qualquer lugar.

Eu particularmente sou apaixonado por leitura, mas uma boa leitura mesmo, já cheguei ao ponto de não encontrar mais nenhum livro para ler na biblioteca da minha escola, sempre saia dela com os braços carregados de livros. Acho que a leitura alimenta a alma, pois abre os horizontes e enriquece a mente.

Os russos falam que todo ser humano tem que ler por enquanto um livro no ano, por enquanto um livro você deve ler no ano. Nesse ano já li dois livros russos, eu li os Irmãos Karamazov, pois esse eu li a tradução dele para o português, comprei ainda quando estava no Brasil, para mim foi a melhor tradução feita do russo para o português, é um box com dois livros, lembrando que o autor é o meu favorito Fiódor Dostoievski. Os outros que li aqui são de autores russos, modernos.

Tenho dois livros infantis que já li, adoro eles, são os livros que ganhei de uma amiga russa, isso foi há alguns anos atrás, logo que estava a estudar o idioma russo, ainda no Brasil.

Eu já separei o meu próximo livro russo para ler, que é claro o livro do meu autor Fiódor Dostoievski. Em português é Crime e Castigo, não sei como está a tradução dele em português, se realmente foi feita uma boa tradução, assim como dos Irmãos Karamazov que já separei ele em russo, para lê-lo depois.

Foto abaixo do meu próximo livro Crime e Castigo – Fiódor Dostoievski:

Uma das coisas que acho legal aqui na Rússia é o fato de as vezes você sair na rua e encontrar na esquina vans com vários livros novinhos, vendendo muito barato. São muitos livros e sobre todos os temas, até mesmo livros clássicos. Fiquei fascinado, ainda mais pelo preço como 3, 5 e 10 na moeda brasileira reais. Os russos param e compram muitos, vi muitos russos escolhendo livros levando um ou mais. Quando vi de longe, pensei que fosse livros velhos usados, tipo um sebo ambulante, nada ruim, livros velhos também são bons, mas ao aproximar-me surpreendi com os livros.

“Qualquer livro por 50 rublos.” Isso é muito barato. Adoro tudo isso, pois leitura é muito bom e os russos como ninguém tem conhecimento disso.

E você? Já escolheu o livro para ler esse ano? Hoje é o dia internacional do livro, então não deixe para depois escolha já!

Até a próxima.

Não deixe de ver também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.