Você já ouviu falar de Samara? Não?! Pois é, Samara é uma cidade russa que fica a 17 horas de trem de Moscou ou o mais longo que é 20 horas.

Samara é uma cidade russa com 1 171 820 de habitantes. A cidade foi fundada em 1586.

Será uma das cidades da copa do mundo em 2018 na Rússia, então prepare-se!


Bom, por que fui parar tão longe? Fui visitar meus amigos que moram nessa cidade e estávamos todos ansiosos, uma porque era minha primeira vez na cidade de Samara e a viagem de trem pela Rússia, outra eles estavam loucos para mostrar-me a cidade deles. A cidade é cortada pelo famoso e maior rio da Europa o rio Volga.

A viagem de trem foi confortável, pois na cabine tem 4 camas, duas embaixo e duas em cima. Os dois que iam ficar em cima, resolveram não subir para dormir, pois desceram numa cidade antes ás 3 horas da manhã, então ficamos todos conversando tomando chá com biscoitos e chocolates. Quando eles desceram, resolvemos dormir, até que peguei no sono e acordei pela manhã com o trem entrando na cidade de Samara, mais chegar até o centro levaria ainda 2 horas. O trem partiu ás 18:00 e cheguei em Samara ás 11:00 do outro dia. Foi a noite inteira viajando pela grande Rússia.


As fotos abaixo são do Rio Volga. Já a tarde no pôr do sol abaixo de -3 graus.



Com os amigos em Samara:




Esse é o maior rio da Europa; O rio Volga, cortando Samara:



A chama eterna em Samara:


Andando por algumas ruas da cidade encontro casas como essa da foto abaixo. São casas com arquitetura russa:


Alimentando os esquilos de Samara:



E a neve começou em Samara. O inverno chegou e a temperatura caiu para -8 graus. Estamos voltando para casa:


No outro dia já estava -10 graus:


Em Samara também tem igreja ortodoxa, aliás estou na Rússia e em qualquer cidade russa tem que ter uma igreja ortodoxa:


O que eu mais queria era ver nevar quando chegasse aqui na Rússia. A semana que fiquei em Moscou, estava frio, mas não nevou. Pensei que não iria conseguir, uma vez que cheguei no mês de novembro, mas estamos falando de Rússia e aqui novembro neva sim, e muito. Olha a cena da janela:


Samara está muito mais frio que em Moscou. Em Moscou andei pelas ruas e sentir calor, por conseguinte em Samara nem correndo cheguei sentir calor.

Bom, meu tempo em Samara acabou, hoje faz dez dias que cheguei aqui na cidade. Comemorando o meu aniversário com os amigos, pois daqui a pouco vou pegar um voo para São Petersburgo.

Hoje mãe da minha amiga Dasha, trouxe uma típica torta russa que ela mesma fez para comemorarmos meu aniversário:


Já sinto saudades deles: Dasha, Yulia e Sasha, pois está sendo difícil deixá-los, foram 10 dias perfeitos na cidade de Samara com eles. Como sempre aprendi muito com eles. Feliz por ter passado meu aniversário na Rússia e com meus amigos.



Hora de enfrentar três horas de voo e seguir para minha linda cidade russa de São Petersburgo, deixando Samara com o coração partido.


Não deixe de ver também!

16 thoughts on “Samara – Rússia”

  1. Olá, Marcus!

    Linda cidade! Essa cidade sempre esteve em meu roteiro de viagem à Rússia. Você já conseguiu entrar em uma cidade de entrada “proibida”?
    Sei que existem várias. Própria Vladvostok era de entrada proibida.

    Quando estava lá, ouviu falar da linha férrea BAM? Ela segue paralela a Transiberiana e dizem que ela vai do nada á lugar nenhum. Mas fiquei curioso pra saber mais dela. Não há nada em português sobre ela, e acho que eu seria o primeiro brasileiro lá. rsrs…
    Quanto mais nós estudamos a Rússia mais sabemos que nossos conhecimentos não dão conta de tanta coisa bacana que há neste imenso e fantástico país!

    Obrigado!

    1. Olá,
      De entrada proibida, não. Até que seria legal! Vladivostok não é proibida,quase fui pra lá, mas vou deixar quando fizer o transiberiano que é um sonho .
      Sobre essa linha ai,não lembro não, mas sempre tem lendas,mitos e fatos curiosos nesse mundo chamado Russia. 😉

      1. Tenho esse sonho há anos também. Mas eu precisaria aprender o idioma, o que tá bem difícil! Muitas declinações, até mesmo com nomes próprios, nomes de cidades, coisas que não existem no português e nem no inglês. A língua russa é mais parecida com alemão na gramática, que é outra língua bem difícil também, e não é a toa que muitos russos falam alemão.
        Quero “viver” a Rússia por alguns meses, sem luxos, pegando ônibus, conhecendo pessoas nas ruas. Assim dá pra economizar e se divertir mais do que comprar pacotes de viagens caros e sem graça. Bem, pelo que eu vi, tirando Moscou e San Píter, o resto da Rússia é barato visitar. Você poderia explicar melhor, mas em todos os sites no estilo Lonely Planet dizem isso.
        Tenho em mente ficar lá por 3 meses, e espero aguentar. Morro de medo do frio kk. Gostaria de ir pela Transiberiana e “voltar” pela BAM – ela não chega em Moscou, passa longe inclusive, mas vai dar +ou- certo com meu roteiro, eu acho! rsrs..
        Vi no site de um brasileiro que mora em Tomsk que essas cidades “proibidas” precisa da espécie de um “visto” pra entrar e esse visto/autorização demora pra sair, e muitas vezes é negada a entrada. Uma pena. E vi também que essas cidades não tem nada de mais, são sem graças até. Mas pra quem é russomaníaco vale apena!

        Valeu!

        1. O russo é um idioma declinado. Tudo nele declina-se. São seis casos de declinações com muitas terminações para cada caso gramatical. Digo que o complicado mesmo é as exceções, uma vez que elas estão por toda parte no idioma russo. O russo e o alemão são idiomas diferentes, pois o alemão e da família de línguas germânicas e o russo das eslavas. Os russos gostam sim do idioma alemão, mas não quer dizer que seja fácil para um russo aprender esse idioma, uma vez que são diferentes.
          Sim, viajar pela Rússia não e caro e vale a pena. O idioma tem que saber, pois não tem como, nas cidades grandes já e muito difícil sem saber o idioma, imagina fora delas.
          Obrigado por acompanhar o blog!

  2. Nossa fantastico… estava procurando por relatos de brasileiros… em agosto estou me mudando pra samara mais tenho algums medos ainda rs obrigado

    1. Olá, Luiz Henrique!
      Não precisa ter medo. Samara é uma cidade muito grande, alias a terceira maior cidade russa. Tem muitos jovens nessa cidade.
      Você sabe ler em russo? Lá tudo é escrito em russo, não vi nada em inglês. Vá aprendendo russo desde já, por enquanto o alfabeto,uma vez que sem saber o alfabeto russo ás coisas complicam um pouco.
      Prepare-se também para o clima em Samara, pois em novembro a temperatura já cai bastante e por causa do rio Volga o vento é gelado. No verão faz muito calor, mais ai a cidade tem lagos , rios para fugir dos dias quentes.
      Obrigado por seu comentário!;)

  3. Olá Marcus
    Amei seu post sobre a cidade de Samara. Tenho muito interesse e vontade de conhecer este lugar.
    Gostaria de poder conversar mais com você sobre a Rússia. Um abraço.
    Samara.

    1. Ola!
      Contente que tenha gostado do post. Samara é uma cidade grande russa, depois de Moscou e São Petersburgo. O rio Volga é espetaular, muito frio no inverno e lindo ao por do sol nas tardes frias do outono.
      Esse é o skype aulasrusso que já deixei disponível aqui no blog, justamente para quem tem duvidas ou quer falar mais sobre a Rússia ou até mesmo aulas de russo. Pode adicionar e fique a vontade para comunicar-se.

      Obrigado
      Marcus Diego

  4. Boa noite
    Sou o Sérgio, de Brasília, apaixonado pela Rússia! Minha primeira viagem internacional, a duas semanas, Rússia ,passada muito rápida por Moscou e fui a Ecaterimburgo! Fiquei encantada com a cidade, Igreja do Sangue é linda, vida noturna animada, boa comida, preços bons ,tanto de alimentação como de hospedagem, foram apenas 3 dias, estou com muita saudade! Eu quero conhecer Samara em Maio, em outra oportunidade Sóchi e só depois St Petersburgo e Moscou! Eu prefiro cidades menores! Estou estudando Russo e melhorando meu inglês também! Um forte abraço!

    1. Boa noite, Sergio!
      Obrigado por acompanhar o blog.
      Rússia e um país extraordinário. Não tem como não se apaixonar por esse imenso país.

      1. Marcus
        Aqui falamos da Rússia, mas em minha viagem conheci Baku ( Azerbaijão), Chisinau ( Moldávia) e kharkiv ( Ucrânia) , em alguns bairros dessas cidades eu me senti na Rússia, presença muito forte da arquitetura soviética! Quem gosta da Rússia com certeza vai gostar dessas cidades!
        Espero que gostem de minhas contribuições! Abraço!

        1. Boa noite,
          Essas regiões são verdadeiras pequenas “Rússia”. Cada local com sua beleza e idioma próprio, mas mesmo assim ouve-se o belo russo.
          Verdade, quem gosta da Rússia gosta dessas cidades também.
          Muito obrigado por sua colaboração!
          Fique a vontade para comentar sempre!

  5. Olá amigo, uma pergunta: como fica o funcionamento de escolas e empresas na época do inverno na Rússia ? As pessoas vão trabalhar/estudar normalmente ? Pergunto pois o frio deve ser insuportável…..Outra coisa: as ruas/estradas não ficam cheias de neve ? Como os carros passam pela neve ?? Ocorrem muitos acidentes por causa da neve ?? Tenho um sonho de conhecer a Rússia…Abraço…

    1. Ola Jorge,
      1º As escolas, empresas funcionam normalmente independente das baixas temperaturas. As pessoas vão trabalhar como em qualquer outro dia ou estação do ano. Ficam nos pontos parados na espera pelo ônibus, vans, tramvay mesmo com as baixas temperaturas. O inverno e longo e o povo por aqui já estão bem acostumados com isso.
      2º Em questão de 5 minutos as ruas, bancos das praças podem desaparecer diante da neve. As ruas das cidades e avenidas tem tratores que sempre passam para retirar o acumulo de neve, lembrando que isso e somente nas cidades. Tem maquinas que vão passando e misturando sal com a neve para que venha derreter, isso é horrível porque forma lama de neve e sal e esse sal corroê as botas.
      3º Referente a acidentes por causa da neve: Sempre tem casos sim, apesar que em novembro os veículos trocam os pneus para os que tem pregos, como ônibus,carros, caminhões, todos tem pneus especiais para não causar acidentes nas estradas, mesmo assim acontece, porque as estradas ficam muito escorregadias.
      Fique a vontade para comentar e tirar suas duvidas! Obrigado pelo comentário!

  6. Muito legal sua viajem pela cidade de Samara ou melhor, pela Russia. Não sabia que o Rio Volga é o maior da Europa. Obrigado pela Dica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.