Você já ouviu falar que em países do norte do planeta em pleno verão não escurecem? Bem, um exemplo é a pequena ilha Islândia que são três meses sem noite, ou seja madrugada clara o famoso sol da meia noite. Na Rússia também esse fenômeno acontece, mas não em Moscou e sim ao norte da Rússia na bela e romântica cidade de São Petersburgo em que junho e um pouco de julho as noites são claras, não dura três meses como na ilha islandesa, mas não deixa de ser romântico e fantástico esse fenômeno conhecido como o sol da meia noite. Eu descobri que aqui na cidade onde moro tem o sol da meia noite, quando simplesmente meia noite e o sol continuava lá em seu lugar clareando a bela cidade russa, foi ai que descobri que aqui também tem as noites brancas, foi mais uma surpresa que não tenho palavras para explicar, pois eu já havia estudado isso mas sobre a Islândia e Groelândia, mas não tinha ideia que exatamente aqui eu pudesse presenciar algo. Lembro que no primeiro ano que cheguei, o verão claro, madrugada de sol e eu tentava dormir, mas sabia que lá fora estava claro, estava sol, e era meia noite, uma hora da manhã e em vez de escurecer, ao contrário estava mais claro ainda e demorava para pegar no sono mesmo com as cortinas fechadas e o quarto escuro.

Foto abaixo é em plena meia noite na minha linda cidade São Petersburgo:

A cidade aqui já é linda! Imagina você em plena madrugada com esse sol, esse clima gostoso, essa água escura do rio Neva e os barcos cheios de turistas, as baladas lotadas, muitos museus, igrejas abertos. As pessoas nas ruas aproveitando esse fenômeno que acontece somente no verão. Eu simplesmente amava essa cidade antes mesmo de vir para cá, mas quando cheguei aqui eu simplesmente fiquei apaixonado por São Petersburgo. Sou apaixonado demais por esse lugar!

Parece que tudo fica mil vezes mais bonito! Lá fora este calor com a brisa da meia noite, o céu bonito e o cheiro de verão por toda parte. Os russos têm muito orgulho dessa cidade e tenho que concordar com eles, pois ter uma cidade como essa, uma Veneza do norte onde em pleno verão o sol da meia noite toma conta e as pessoas ficam felizes, mais sorridentes.

Mais qual é a maior atração turística de São Petersburgo nas madrugadas de verão? Não tenha dúvidas que é as aberturas das pontes. As pontes erguem-se a meia noite para que os navios grandes possam passar pelo rio Neva. Essas aberturas só acontecem no verão e são muitos turistas em barcos ao redor da cidade tirando mil fotos e filmando. São turistas do mundo inteiro. É incrível, mas até mesmo os russos param nas ruas e correm para ver as pontes erguerem-se. É fantástico você ver o asfalto levantando-se! Essa é uma atração que para todos ao redor, para querer ver, mesmo aqueles que já viram muitas vezes.

As pontes só voltam ao normal as cinco horas da manhã. O metro fecha logo depois das aberturas delas. Quem está do outro lado não consegue passar, uma vez que de carro, tramvaj sem chance. Como? Se o asfalto está levantado? Tem que esperar as pontes voltarem ao normal para atravessa-las. A única maneira é somente de barco.

E essa é a bela cidade de São Petersburgo! Se você for visitar essa cidade no verão, então você vai voltar ao Brasil com a sensação que valeu muitíssimo a pena cada segundo, minuto nesse local lindo e ainda mais quando está com o sol da meia noite. Não deixe de ver as aberturas das pontes, pois imagens como essa ficaram eternas em sua cabeça.

Foto abaixo uma hora da manhã, pois quando for duas horas da manhã estará tão claro quanto o nosso sol de meio dia no Brasil.

Até a próxima! Пока!

Não deixe de ver também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.