Bom, meu caro leitor, por experiência que passei nessas minhas férias na Rússia acho melhor abrir um espaço aqui no site somente para esclarecer como utilizar taxi na Rússia, independentemente de onde você estiver, em Moscou, São Petersburgo ou outra cidade russa, tenha cuidado com os espertinhos dos taxistas.

Em Moscou não cheguei a precisar de taxi, entretanto na capital russa tem metro por toda parte e é bem mais confortável, uma vez que em horário de pico tem um engarrafamento gigantesco. Isso mesmo, Moscou em horário de picos o transito é de tirar sua paciência. O jeito mais fácil é o metro, apesar de em horários de pico estar entupido, muito cheio, nada diferente de São Paulo nos horários de pico.

Mas em São Petersburgo eu precisei de taxi várias vezes e graças a Deus deu tudo certo, mas vou te contar uma coisa. Eu não fui direto aos taxistas que ficam parados próximos das estações etc. Por que? Porque são muitos sem noção, dizer logo assim, uns piores que os outros. Simplesmente querem tirar proveito por você ser estrangeiro.

Antes de tudo baixe em seu celular o aplicativo Яндекс.Такси, pois esse aplicativo será de muita ajuda para você na Rússia. Coloque o endereço onde você está ou se está em alguma estação de metrô etc., você de imediato será informado sobre o valor exato que terá de pagar, o carro que vai te buscar e a placa. Quando o taxi chegar no local, você recebera uma mensagem que seu taxi chegou e está no seu aguardo. Preste atenção, pois você recebe o sms com o valor que você terá de pagar e não tem que pagar nada a mais por isso, mesmo se o taxista exigir, pois está tudo já acertado.

Eu fiz um teste quando estava em São Petersburgo. Desci no metro Ladoshkoe e fui até uns taxis que estavam parados na frente.

Bom, tenha ideia que saindo do metro até em casa a corrida chega a ser 150 rublos ou máximo 200 rublos, mas nem isso, uma vez que de carro leva 10 minutos isso com transito, sem transito até menos. Acontece que o primeiro taxista logo abriu um sorriso quando perguntei quanto custaria até em casa a corrida e ele pensou e pensou, claro que ele já sabia onde era, o negócio que ele estava calculando quanto cobrar de mim, ou seja quanto extorquir desse estrangeiro, porem visto que eu sou estrangeiro e poderia cobrar mais caro. Pois logo respondeu 500 rublos. Veja que espertinho quis cobrar 500 rublos por uma corrida que não chega nem a 200 rublos, achei um absurdo. Deixei de lado e fui ao próximo que a mesma coisa já deu seu valor de 600 rublos, o valor estava subindo. O terceiro taxista que estava um pouco longe cobrou 400 rublos, ou seja eu simplesmente desisti e realmente percebi que um estrangeiro sofre com taxi na Rússia.

O que foi que eu fiz? Usei o aplicativo e em cinco minutos o taxi já estava em frente ao metro e o valor a ser cobrado pela corrido foram exatamente 150 rublos e paguei somente isso e nada mais.

Então, use o aplicativo se você não quiser pagar o dobro, triplo por uma corrida que custa menos.

Agora se você não quiser usar os taxis, você pode utilizar os meios de transportes, como ônibus, tramvaj etc. eu usei o taxi somente porque, uma que estava nevando muito era feriado na Rússia e a van estava demorando demais, outra foi que estava muito frio e eu estava com muita pressa, nesses casos o taxi foi a solução.

Até a próxima!

Não deixe de ver também!

2 thoughts on “Táxi na Rússia”

  1. Boa noite marcus, estou indo para russia e gostaria de baixar esse aplicativo do taxi, porem nao consigo achar na app store. se puder e ajudar agradeco. abs Vitor

    1. Vitor,
      Escreve assim: Яндекс.Такси
      tem que ser escrito do jeito que esta acima em russo, mesmo. Se ficar mais fácil copia e cola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.