Vamos falar das tradicionais bebidas russas. Não são bebidas alcoólicas e sim bebidas tradicionais que você vai encontrar por aqui e não no Brasil, aliás pode até ter no Brasil, mas nem faço ideia onde encontrar tais bebidas russas. São bebidas antigas e tradicionais que os russos adoram.

Se um dia você vier para Rússia você é obrigado por enquanto a experimentar uma dessas bebidas tradicionais.

Quero falar primeiro do famoso квас (kvas), uma bebida russa muito famosa por aqui e tem em qualquer mercado, supermercado.

Kвас (Kvas)


Como você pode conferir na imagem acima tem várias marcas para poder comprar e escolher no supermercado. Já tomei todas elas por aqui, mas a particularmente que eu gostei bastante é a da imagem abaixo:


Isso mesmo, essa marca никола eu gosto muito, mas todas são boas, isso vai ser questão de gosto. Essa bebida russa tradicional e muito antiga é feita do pão preto e nem preciso dizer em como os russos e ucranianos adoram ela.

Tem pessoas que fazem o kvas em casa. Existem várias receitas de como preparar essa bebida que pode ser caseira. Nas aldeias é comum os russos prepararem ela em casa. Na época da URSS os russos não sabiam o que era Coca-Cola, então a Coca-Cola deles era nada mais nada menos do que o kvas, ou seja, essa é a Coca-Cola dos russos. É claro que hoje em dia nos mercados você vai encontrar facilmente Coca-Cola, mas frequentemente os russos compram o kvas em vez de coca ou as vezes compram os dois, pois isso vai depender da vontade do que tomar naquele dia, mas lembrando que os velhinhos não trocam sua tradicional coca soviética kvas pela Coca-Cola.

Kvas é uma bebida que tem mais de mil anos, pois a primeira escrita encontrada referindo-se a essa bebida tão tradicional na Rússia que está até nos dias de hoje foi no ano de 989 quando o príncipe Vladimir Kievskiy escreveu para igreja pedindo que dividisse com o povo o mel e o “kvas”.

Essa bebida interessou alguns países europeus e em um concurso no ano de 1975 na Iugoslávia o kvas russo direto de Moscou ganho com 18 pontos da Coca-Cola que ficou com 9,8.

Bom, essa bebida está sempre na mesa dos russos e é consumida antes da refeição, ou junto, ou depois. Lembrando que não é uma bebida alcoólica.

Na URSS era comum caminhões pequenos com tambor sair pelas ruas vendendo kvas. Os russos lembram dessa época com nostalgia. Apesar que hoje em dia não é difícil de ver tal cena nas aldeias ou na Datcha (casa de campo).


Agora vou falar de uma outra bebida tradicional russa e muito tomada no tempo da Russy, é tão antiga quanto a que falei anteriormente.

Na Rússia no verão nasce uma fruta bem vermelha parecem pérolas e são lindas, essas frutinhas não são cerejas nem framboesas (tem muito por aqui também que atrai muitos russos nas florestas), essas frutinhas vermelhas não vi no Brasil, mas dizem que tem e é chamada de arando. Aqui na Rússia essas frutinhas vermelhas, ou seja, os arandos vermelhos nascem somente no verão e tem muitos. Eu falo dessas frutinhas vermelhas porque a bebida a seguir é feita justamente com elas.

Морс (Môrs)


Antigamente era feita nas casas e cada um tinha seu segredo para dar um sabor especial a essa bebida. Hoje em dia compra-se nos supermercados e mercados por aqui, mas ainda hoje nas aldeias pela Rússia tem muitos russos que fazem essa bebida em casa e principalmente no verão.


Algumas pessoas que fazem em casa chegam a colocar em segredo gotas de suco de limão e laranja. Pode-se também colocar junto com o açúcar um pouco de mel. Mel sempre vai ter nessa bebida.

Tem aqueles que fazem junto com maçã e mel e fica muito gostoso.

Bom, a próxima bebida também feita de frutas e muito boa e conhecida na Ucrânia, Polônia, Lituânia e outros países vizinhos é típica e tradicional russa.

Кисель (Kissel’)


Essa bebida tão tradicional na grande Rússia é um xarope de sumo de frutos engrossado com uma fécula, que pode ser de batata, de milho (maizena) ou flocos de aveia; são preferidos os frutos ou bagas ácidos ou frutos secos; alguns frutos populares são os morangos, groselhas, arandos vermelhos e maçã. Pode ser servido quente ou frio e ter ainda na sua composição café, chocolate, baunilha ou vinho. Muitas vezes é servido com leite ou nata.

Para encerrar esse post sobre as bebidas tradicionais na Rússia, quero falar de uma que tem em todo local, mas que em especial na Rússia bebe-se o tempo todo e os russos tem muitos tipos nas prateleiras dos mercados para você escolher.

Чай (chá)


Os russos tomam chá no trabalho, em casa, na estrada e em qualquer lugar vai ter chá, pois isso é mais do que fato. O chá aqui na Rússia é uma bebida muito, mas muito tradicional, pois os russos sempre foram de beber muito chá e isso está desde da antiguidade. Os reis e imperadores também bebiam muito chá e o tempo todo.

Hoje em dia se você for na casa de algum amigo russo, tenha certeza que ele vai te oferecer chá e vai dar a opção de você escolher. Não é difícil ver no armário de um russo uma parte com várias caixas de chá, várias marcas, preto, verde e sabores diferentes. Acontece de ter caixa de chá que foi comprada um ano atrás, dois anos atrás e somente depois percebeu que estava ali, pois sempre eles compram novos chás que aparecem nas prateleiras.

Pode acontecer de você ver russos bebendo chá como na imagem ao lado, ou seja, em vez de beber na xicara, caneca e sim no pires. Quando eu vi isso aqui pela primeira vez, digo que para mim foi um tanto estranho. Questionei o porquê de beber chá dessa forma? Responderam que é porque o chá quando este quente demais fica mais fácil beber assim.

No trabalho as pessoas têm até pausa para beberem chá. O chá pode ser com doces, bolachas, bolo, tortas e até mesmo com sorvete. Isso mesmo, toma-se chá com sorvete também. Já experimentei e realmente fica gostoso o chá com sorvete.

O chá eu diria que é para o russo como para um brasileiro o café. Sim, os russos tomam café também, mas muito raro, eles tomam muito mesmo é chá. Na garrafa térmica eles levam chá pronto ou simplesmente água quente para preparar o chá.

Se você receber amigos russos em casa, não pode deixar de ter uma caixa de chá em sua cozinha, porque isso com certeza fará falta para um russo.

Lembro que a primeira vez que cheguei aqui na Rússia, foi estranho ver os russos tomando chá a cada 10 minutos ou até menos. No Brasil raramente tomava chá e somente quando estava gripado. Aqui viciei em chá também e por conviver com russos acabei pegando esse habito de beber chá o tempo todo.

E no café da manhã? Eles também tomam chá no café da manhã? Depende muito, pois tem dias que eles podem tomar um café na manhã, mas em curto tempo vão tomar o chá, isso é certeza. Muitas vezes tomam chá no café da manhã.

Depois de tanto falar sobre chá, vou esquentar a água e até o próximo post aqui no Blog! Até a próxima!

Não deixe de ver também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.