Muitos brasileiros fazem-me muitas perguntas referente a tudo sobre a Rússia, então resolvi separar as que mais ouço ou recebo por e-mail, pois alguma delas pode ser uma de suas dúvidas quanto a Rússia, idioma russo, São Petersburgo e outros assuntos, ou seja tudo sobre a Rússia.

  1. Morar na Rússia é uma outra experiência, algo que pode te enriquece bastante em conhecimento, cultura e história. Por enquanto para mim, está sendo uma das maiores experiências enriquecedora da minha vida.

  2. Você pretende voltar para o Brasil?

    Por enquanto não tenho planos para voltar ao Brasil, mas tudo depende do visto, caso o meu visto para ficar mais tempo não saia, então não resta escolha a não ser voltar.

  3. O que você acha dos russos em geral?

    Os russos são um enigma, de imediato é difícil de entende-los, pois ao mesmo tempo parecem ser frios e super arrogantes, mas depois você descobre que não é bem assim, tem muitas pessoas de coração bom por aqui, o jeito deles é esse e ponto final, não tem o que discutir quanto a esse assunto. Apesar de tudo isso, eu acho que os russos têm muita coisa em comum ainda com os brasileiros, mas não tira a hipótese que a mentalidade russa difere e bastante.

  4. O que você mais gosta na Rússia?

    Bom, eu adoro muita coisa aqui, mas uma das coisas é a natureza, as florestas e o inverno são coisas que gosto demais aqui na Rússia.

  5. O que você não gosta na Rússia?

    – É claro que nem tudo é lindo e etc., mas o que não gosto daqui é a tal burocracia russa, pois isso chega a ser irritante, uma coisa simples de resolver, vira um problema, pois os russos complicam demais nisso. A mentalidade russa é a seguinte, a vida é difícil e nada pode ser fácil, daí a complicação para resolver casos simples.

  6. Na Rússia tem criminalidade?

    – Sim. Aqui também tem casos de assaltos ou assassinatos. Deixo claro que não chega a ser exagerado como no Brasil, mas tem sim. Difícil ouvir alguém aqui que já foi assaltado, mas na época da Perestroica os russos sofreram bastante com a crise e havia muitos assaltos, hoje em dia as coisas melhoraram um pouco.

  7. Há negros na Rússia?

    – Sim. Já vi no ônibus aqui em São Petersburgo. Nas ruas você acaba vendo também. Na cidade Vyborg divisa com Finlândia eu vi também. Muitas russas casaram-se com africanos daí tem filhos e esses russos mulatos, morenos etc.

  8. A Rússia é um país de primeiro mundo?

    – Não. Os russos ficaram em um regime fechado por 80 anos, depois que acabou entrou a Perestroyka e os russos sofreram com uma grande infração, a moeda desvalorizou bastante, muitos ficaram pobres e perderam terras etc. Hoje os russos conseguiram recuperar-se, mais não o suficiente para ser um país de primeiro mundo.

  9. Tem mendigo na Rússia?

    – Sim.

  10. – Rublo. A moeda da Rússia vale menos que o nosso dinheiro.

  11. Os russos falam inglês?

    Não. O único lugar onde você vai conseguir comunicar-se em inglês por aqui é somente em hotéis, fora deles somente em russo.

  12. O custo de vida na Rússia é caro?

    – Depende e muito. Por exemplo nas cidades de Moscou e São Petersburgo o custo de vida é muito caro e os preços aqui são altos. Em cidades distantes, aldeias o custo de vida é menor.

  13. Você tem contatos com brasileiros ai na Rússia?

    – Não. Eu só vi logo que cheguei na fila do palácio de inverno um casal de brasileiros, depois nunca mais vi um brasileiro por aqui, por enquanto em São Petersburgo e cidades vizinhas.

  14. Como que é a educação na Rússia? Vale a pena investir para estudar em universidade russa?

    – A educação aqui é muito boa. As universidades são cheias de turistas do mundo inteiro, uma vez que o custo é bem menor e uma educação de qualidade. Até hoje nas escolas os alunos levantam quando um professor entra na sala de aula e sentam-se com permissão desse. As universidades mais procuradas aqui são de medicina.

  15. – Para nós falantes de idiomas fora do grupo dos eslavos é sim. O idioma russo tem um alfabeto cirílico, uma gramatica pesada cheia de exceções e casos de declinações, isso são coisas que dificulta para um brasileiro que nunca teve contato com um idioma eslavo antes.

  16. Quanto tempo leva para pegar fluência no idioma russo?

    – Isso depende muito. Você precisa ouvir e muito, não é nada fácil pegar fluência, pois eu diria que sendo disciplinado e se você ter força de vontade cerca de 5 anos já consegue entender e conversar naturalmente, mas é muito relativo, pois conheço pessoas que estudam a 9 anos e não consegue manter uma conversação profunda em russo. Eu particularmente levei 8 anos para chegar a fluência e mesmo assim chegando aqui um mês para entender o que eles falam nas ruas e um ano para entender o que falam na TV em noticiários etc.

  17. Você dá aulas de russo?

    – Sim. Aulas particulares independente de seu nível. Pois aulas somente por skype, uma vez que estou morando na RússiaLembrando que para São Paulo, caso você não esteja em São Paulo pode ser pelo SKYPE : aulasrusso

  18. O que os russos comem no dia a dia?

    – Os russos comem muitas verduras e legumes. Pepino aqui é como fruta, pois comem bastante, apenas lava descasca e come –o. Sopa também são muitas variedades e come-se todos os dias. A comida aqui é muito saborosa, mas lembrando que chega a ser muito, mas muito diferente do que estamos acostumados a comer no Brasil, pois arroz e feijão aqui é coisa de outro mundo. Aqui tem o feijão enlatado, um pouco adocicado e come-se com salada. O arroz não tanto diferente, mas porém eles cozinham-no como aquele nosso arroz, como diz em São Paulo arroz “papa”, não sei como é em outras regiões do Brasil.

  19. – Eu adoro o Bortsh (sopa de beterraba com creme de leite ou maionese) e as saladas. Por enquanto com a família que eu moro, Mama cozinha muito bem, muito bem mesmo, pra ela é um dom.

  20. Os russos bebem muito?

    – Eu diria que sim. Mais não são todos, ao meu redor as pessoas bebem somente em épocas de festas etc., mas porém eu já vi um velhinho escondido embaixo de uma árvore virando uma garrafa de vodka na garganta. Uma das cenas que foi triste de ver, foi uma mulher bêbada sendo carregada pela sua filha, que era uma criança, essa foi uma cena triste.

  21. Eu quero ir para Rússia, mas não sei qual época melhor para ir?

    – Olha, se você não gosta do frio, não está nem ai para neve, então venha para cá no verão que começa em junho, final de junho certeza que você vai pegar ondas de calor por aqui. Lembre-se que outono e primavera aqui chove muito, mas muito mesmo, e você não verá a cara do sol por meses. Se você quer ver neve, então venha pelos meses de janeiro, fevereiro e março, pois abril pode acontecer de derreter a neve e chover, depois baixa a temperatura é um desastre nas ruas.

  22. Qual cidade eu devo visitar na Rússia?

    – São Petersburgo, você deve visitar, pois aqui está muita coisa que você vai ver somente aqui e nem mais em outro lugar. Moscou também deve ser visitada, aliás é a capital. Não se esqueça que a Rússia tem duas capitais, a capital dos negócios que é Moscou e a capital da cultura que é São Petersburgo.

  23. Qual cuidado devo tomar quando estiver na Rússia?

    – Todo cuidado é pouco. Como já escrevi aqui, onde tem ser humano tem os riscos, então não saia sozinho pelas ruas de Moscou ou São Petersburgo pela madrugada. É bom estar em grupo ou acompanhado. Câmera fotográfica sempre nas mãos e cuidado com ela, pois sempre acontece de turistas serem roubados e só perceberem que sua câmera foi furtada depois de um tempo. Outra coisa que deixo bem claro para você, nunca saia nas ruas aqui na Rússia sem seu passaporte, cartão de imigração que você recebe no aeroporto e seu registro, sem esses documentos na rua você corre um grande risco de ser parado pela polícia e se não estiver com eles em mãos, você literalmente dança, vão te levar para delegacia e somente vão te liberar com pagamento de multa, fora que podem te dar uma baita de uma canseira.

  24. Quanto tempo posso ficar na Rússia sem visto?

    – Somente com seu passaporte brasileiro, você poderá ficar por aqui por 90 dias, passou desse prazo somente com visto. Cuidado, são 90 dias e há meses com 30 outros 31 dias, caso você fique 91 dias já é considerado ilegal e daí ser ilegal aqui é complicado, nem em sonho pense nisso, pois não é como no Brasil, aqui é prisão garantida e até deportação, mas não para o Brasil, e sim para qualquer país vizinho. Não se esqueça que ao chegar em qualquer lugar da Rússia você tem três dias para ir aos correios e fazer o registro, esse registro o hotel já faz para você, caso vai ficar na casa de amigos, ele terá que ir com você até os correios e fazer para você, depois só ande pelas ruas com esse documento. Outra coisa se você for atravessar a fronteira para algum país vizinho, eles podem recolher esse registro ou não, mesmo se não recolher e você for voltar para Rússia terá que fazer outro nos correios, uma vez que deixou a Rússia esse registro já não vale mais.

  25. O que você aconselha a fazer em São Petersburgo?

    – Visitar os palácios que hoje são museus. Vá ao palácio de inverno, catedral santo Izaac e a catedral de Pedro e Paulo. Se você for no verão visite o palácio de verão que é impressionante. São Petersburgo tem muita coisa para visitar, muita mesmo, você vai se surpreender com essa cidade, não deixe de ver as pontes abrirem-se na madrugada de verão. O passeio de barco na minha opinião todo turista tem que fazer, passear pelos canais do rio Neva é sem palavras, pois só fazendo isso para saber do que estou a falar.

  26. Conheci uma russa pela internet, mas ela pediu-me dinheiro. O que você acha? Posso confiar?

    – Não. Há muitas meninas russas, famosa máfia russa onde enganam estrangeiros pela internet, pedindo dinheiro, os bobos vão lá mandam, depois elas somem e nem sinal das bonitas. Se a coisa está seria, venha até a Rússia e encontre-se com ela aqui, caso ela peça dinheiro para comprar passagem para ir ao Brasil, esqueça! Muitos caíram e ainda caem nessa, depois ficam a ver navios.

  27. Os russos recebem bem os estrangeiros?

    – Sim. Não vejo problema dos russos quanto aos estrangeiros.

  28. O que os russos acham do Brasil?

    – Já ouvi muita coisa sobre o Brasil aqui na Rússia. Quem já foi para o Brasil tem uma outra visão, alguns gostaram, outros detestaram. Quem nunca foi, acha que vivemos nas praias tomando água de coco. Já ouvi também que vivemos como os ricos e felizes das novelas globais. Já ouvi que tudo ai é florestas, macacos andando nas ruas com as pessoas, e pior ainda todos vestidos de branco. Kkkk

  29. Quais novelas globais fizeram sucesso ai na Rússia?

    – O clone aqui parece que todo russo já assistiu, serio, todo mundo aqui fala dessa novela, o pior que repete e repete na TV daqui. Eu assistia um programa de TV aqui e o rapaz contando a história que aconteceu com ele e com a noiva dele, pois ela era fanática por Marrocos, tudo por causa da novela o clone, ele para realizar o sonho dela levou ela para Marrocos, quiseram visitar os lugares da novela, acontece que foram parar em um local nada conhecido e foram sequestrados, foi uma bela dor de cabeça.” Na novela é tudo bonito, lindo e perfeito. Quando chegamos lá, vimos que é horrível, tempestade de areia, terroristas e sequestradores. O clone não mostrou nada disso.” Foi bem assim que ele comentou no programa. Outra novela aqui bem famosa é a Escrava Isaura, todos comentam dela e conhecem até a música dessa novela. As mulheres de areia foi a novela dos adolescentes aqui, que eles conhecem como tropikanka. A próxima vítima também chegou a passar aqui e muitos gostaram. Acabou de começar aqui Avenida Brasil, mas já mudaram tanto os horários dela que nem reparei se parou de passar, pois se não fizer sucesso eles cortam antes mesmo de chegar a metade da novela.

  30. Como os russos veem o presidente Vladimir Putin?

    – Bom, as pessoas ao meu redor gostam muito dele, acham que ele é um bom presidente. Já ouvi também pessoas dizerem que não gostam dele, mas que não tem melhor opção, então melhor ele no poder. Resumindo, política aqui é um assunto bem polêmico e divide-se muito.

    Bom, separei trinta questões, mas é claro que tem muito mais do que isso, são muitas perguntas referente a tudo sobre a Rússia. Caso você tenha alguma dúvida, deixe em comentários ou entre em contato.

    Até a próxima!


27 thoughts on “Tudo sobre a Rússia”

  1. Como faço para dar entrada no visto para russia, voce disse que so com passport sao 90 dias e caso eu queira ficar 6 meses ou um ano ou morar para sempre, quais os meios?

    1. Andre, boa noite
      Isso mesmo qualquer cidadão brasileiro poderá ficar no território russo por 90 dias somente com o passaporte, depois disso tem que deixar o país.
      Para ficar mais tempo no território russo, as coisas complicam um pouco, ou diria o bastante.
      Um das maneiras mais fácil é casando com uma russa, mesmo assim vc vai ter que dar entrada num visto para trabalho.
      Outra maneira que acho mais fácil é matricular-se em alguma universidade e conseguir o visto de estudante, mas quando esse periodo acabar, tem que deixar o país.
      Obrigado
      Marcus Diego

  2. Oi Marcus.
    Parabéns pelo blog. Adorei. Eu e meu marido vamos para S. Petersburgo em outubro para ficar 5 dias. Pelo que entendi, o hotel faz o registro de turista e nós não precisamos de visto. E quanto à carteira internacional de vacinação? Precisa?
    Obrigada e abraços
    Fátima

    1. Fátima, boa noite!
      Muito obrigado por acompanhar o blog.
      Respondendo a sua pergunta. “Não.” Você vai precisar somente de seu passaporte e seguro viagem.
      O registro é feito pelo hotel sim e cobre eles disso.

      Obrigado!
      Marcus Diego

  3. Oi Marcus, tudo bem?
    Eu de novo, Fátima!!!
    você pode me informar se na Estação Finlândia tem onde comprar rublos ou devo comprar em Helsinque (se é que tem onde comprar)? Antes vou passar por Vilnius, Riga e Tallin.
    Obrigada.
    abraços
    Fátima

    1. Fátima, boa note!
      Em qualquer um desses locais tem como comprar rublos sim. Não seria melhor você comprar já na Rússia.
      Obrigado,
      Marcus Diego

  4. Olá, Marcus!
    Gosto muito de seu blog sobre a Rússia. Bem interessante e mais direto do que outros por aí. Não sei se responde mais comentários desse post.
    Queria fazer algumas perguntas a você (mas só me responda se quiser, ok?)
    1° Como você conseguiu se hospedar em uma casa de família em sua estadia na Rússia? Você já conhecia eles?
    2° A Rússia é muito cara? Como você conseguiu se manter sem trabalhar lá?
    Juntou dinheiro no Brasil ou trabalhou lá como professor?
    3° Ainda pensa em voltar a Rússia? Lá tem oportunidades de ensinar russo a estrangeiros, sabia?
    4° Se fosse morar lá, pensaria em se naturalizar?
    Pois bem, é isso! Saiba que continuo lendo o seu blog!
    Aguardo sua resposta!

    1. Ola,Random!
      Fico feliz que você acompanha o blog.
      Fique sempre a vontade para fazer perguntas e tirar as dúvidas.
      Bom, respondendo as perguntas:
      1. A família eu conheci na própria Rússia. Conversei com eles pelo Skype algumas vezes no Brasil antes mesmo de ir pra lá. Tenho amigos pela Rússia e isso facilitou muitas coisas.
      2. Morar nas cidades grandes torna-se um tanto caro. São Petersburgo e Moscou são as cidades mais caras. Eu cheguei dar aulas, pois a unica despesa que eu tinha era comigo mesmo, outros tipos de despesas eu não tinha.
      3. Sim. Gosto da Russia e penso em voltar sim. Tem oportunidades sim, pois nas escolas de idiomas.
      4. Antes eu pensava no fato de naturalizar-se, mas não é uma tarefa nada fácil. Entenda que a Rússia não aceita dupla cidadania, ou seja conseguindo a cidadania russa tem que recusa a brasileira. O caso que com o passaporte brasileiro você entra em qualquer local da Europa sem problemas, já com o passaporte russo é um pouco complicado, uma vez que eles precisam de visto etc.

      Espero que tenha sanado suas duvidas. Caso tenha mais alguma coisa a perguntar, fique a vontade.

  5. Oi Marcus! Tudo bem? Leio o teu blog e gosto muito. Eu queria saber se há cidades boas para viver a norte de São Petersburgo!!!
    Obrigada!!!

    1. Ola Sheylla!
      Fico contente que vc acompanha o Blog.
      São Petersburgo já é o local ideal para morar. Ao norte Não tem muita coisa e é mais frio ainda. 😉

  6. Marcus, acompanho o seu blog, e como todos dizem, realmente é muito bom, é uma pena que não possa ficar atualizando o blog frequentemente, mas mesmo assim, é ótimo.
    Tenho 30 anos e desde uns 17 gosto muito da Rússia, cultura, idioma, geografia, estilo de vida, história, essas coisas. Não sei falar muito bem russo, só o básico e algumas leituras pequenas. Vou me casar próximo ano, e estou pensando em viajar com minha futura esposa para a Rússia, seria um sonho. Mas eu não tenho tanto dinheiro assim, sou professor de ensino médio, mas tenho umas boas economias. E, segundo cálculos, dá para eu passar no mínimo um mês lá. Estou pensando em visitar Moscou e São Petersburgo, e talvez outra cidade, não sei se daria na Rússia Asiática. Você poderia me dar uma dica de cidade boa, barata e interessante na Rússia? (Pode ser em qualquer parte do país, mesmo no extremo oriente). Ficarei muito grato se responder!!! 🙂

    1. George, boa noite!
      Muito obrigado por acompanhar o Blog e fique sempre a vontade para tirar suas duvidas.
      Trabalho, faculdade e tempo para atualizar o Blog fica curto, mesmo assim dentro do tempinho que aparece sempre construindo um novo post para o Blog.
      Bom, eu indico a cidade russa de Vyborg que fica na divisa com a Finlândia, é um local fantástico e vocês não vão se arrepender de forma alguma. Suba até o castelo de Vyborg onde voces verão as ilhas finlandesas e a própria Finlandia. A proposito tem uma postagem aqui no Blog sobre essa cidade. Clique aqui.
      outra cidade é Pskov que esta próximo de São Petersburgo cerca de 6 horas de carro. também tem um post sobre essa cidade, alias tive la varias vezes. Clique aqui.

      Não é caro viajar pela Rússia. planeje antes de ir. Essas cidades conheço muito bem, qualquer coisa te passo dicas com mais detalhes. Fora essas cidades tem a cidade de Samara que fica a mais ou menos 20 horas de trem saindo de Moscou onde estive o ano passado. La tem o rio Volga lindo cortando a cidade.
      Bom, a parte asiatica da Russia não estive, mas tem Chita, Vladvostok na asia russa eu prefiro Vladvostok. 😉

      Mais uma vez agradeço por acompanhar o blog e pelo comentário! 😉

  7. ola eu sou joão tenho 17 anos estou a 2 anos aprendendo o idioma russo consigo compreender bastante muita coisa pretendo ir morar na Russia em 2018 mais precisava saber ”depois desses 30 dias” o que devo fazer para ter um visto permanente na Russia ? não pretendo voltar pro Brasil novamente entao o que devo fazer me ajude ! eu me comuniquei com vc no Skype meu nome la ta em russo ”нассиментов” !!

    1. Bom dia João,
      Para continuar você vai precisar de um visto de permanência. Precisa formular um visto o mais fácil que encontrei foi o (РВП). Esse visto na epoca estava em torno de 5 mil reais. Precisa ter algum diploma e esperar na fila para seu visto ficar pronto. O tempo de espera pode levar um ano.

  8. Olá, bem interessante seu blog.
    A minha pergunta é mais uma curiosidade.
    Vc chegou a se relacionar com uma mulher Russa, elas são como as brasileiras que adoram um gringo, elas tem fácil acesso no intuito de conhecer e tal, ou são frias com os gringos que vão para lá?

  9. Bom dia Marcus
    O seguro viagem que eu vou levar para os países da zona de Shengen serve na Rússia? Eu vou entrar pela França e depois serão Polônia, Lituânia, Letônia, Estônia, Finlândia e São Petersburgo.
    obrigada e abraços
    Fátima

  10. bom dia! sou pernambucana casada com russo e estou indo para moscou com ele, vou passar 10 dias o que preciso a entrada da imigração da alfandega, será que vou entrar junto com ele?

  11. Boa noite Marcus
    Mais uma dúvida para você adicionar no seu post se achar necessário.
    Na atual situação do Brasil, novembro de 2016, com o dolar a 3,42 e Euro a 3,62… Qual seria a melhor moeda para levar e trocar por Rublos?
    Compensa mais: 1) levar os reais e trocar lá na casa de cambio. 2) usar somente cartão de credito para sacar 3) Levar dólares 4) Euros

    Obrigado novamente!

    1. Murilo, boa noite
      Com o euro mais alto é melhor sem duvida levar o Euro, mas não leve somente euro leve um tanto de cada, tanto de Euro quanto de dólar.
      Esqueça real na Russia, lá o real não tem valor nenhum e não troca nas casas de cambio, ou dólar ou Euro, mas leve um pouco de cada.
      Fique a vontade para tirar suas duvidas!

  12. Olá Boa tarde, me casei com Russo no Brasil, pela primeira vez viajei pra Moscou junho deste ano e amei. Entao pretendo morar na Rússia. quais documentos preciso caso morar na Rússia.aguardo Resposta Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.