Olá meu caro leitor! Hoje quero falar de um assunto aqui no blog referente a televisão aqui na grande Rússia. Recebo e-mails de pessoas questionando sobre os canais de TV por aqui. Acho incrível o fato de as pessoas escreverem –me questionando sobre muita coisa referente a Rússia e até e mesmo sobre os canais de TV.

Bom, tem muitos canais abertos e muito mais canais fechados por aqui, mas vou destacar os principais de cada, pois os mais assistidos pelos russos e que eu assisto muito.

 

Como na imagem ao lado já está dito o nome desse canal. Первый Канал (primeiro canal) é um canal muito assistido. Nele tem vários programas, noticiários e series. Tem um programa que passa nesse canal que tem teste de DNA, barraco, casos polêmicos e etc rsrss… Outro programa, esse eu gosto muito. É o famoso Давай поженимся! (Vamos casar!), esse programa passa de segunda a quinta feira e sempre vai um noivo para escolher entre três mulheres uma para tornar-se sua noiva. Têm dia que vai uma moça e tem que escolher entre três pretendentes um para ser seu noivo. Fora os seriados que passa nesse canal que são muitos bons também. Passa filmes também, mais o foco maior desse canal é programas.

 

O canal ao lado ТНТ (TNT) é um canal muito assistido, pois o foco principal desse canal está o Big Brother russo o famoso дом2, pois passa manhã, tarde e madrugada. Mais tem series russas, muitos filmes americanos dublados e um programa muito assistido no final de semana e as reprises pelas manhãs. Trata-se do битва экстрасенсов (A batalha dos videntes), pois nesse programa tem uma seleção que dentre muitos que vão participar é escolhido mais ou menos 14 ou 15 videntes, médiuns, ou seja pessoas que alegam ter contato com algo sobrenatural, fala com mortos etc. As seleções acontece cada ano no mês de setembro e vai até janeiro eliminando aqueles mais fracos e os charlatões até chegar os três melhores e o primeiro ganha o grande prêmio. Esse programa está no ar desde de 2007 e todo ano segue o mesmo processo, sendo que pode participar qualquer um que comprove ser médium, vidente ou simplesmente consegue realmente contato com algo sobrenatural. Já vi participar, indianos, americanos, africanos, estonianos, alias a estoniana que se considera bruxa já está na terceira vez tentando ganhar o prêmio final. As inscrições abrem mais ou menos em junho e julho.

 

Esse canal é muito assistido e eu particularmente gosto muito dele. Nele passa muitos filmes (russos), pois o foco dele é series, novelas e filmes somente russos e novos. Passa os principais noticiários de todo território russo. Têm os horários que passam os noticiários de Moscou somente e logo em seguida São Petersburgo, mas depois passa o principal que é de todo território, tipo o jornal nacional.

Têm alguns filmes bons novos, mas também tem muitos filmes fracos. As novelas vai do gosto de cada um, mas as vezes passa alguma coisa interessante. As series são boas, mas acontece de as vezes chegar a ter alguma que e fraca.

Têm um programa que passa nesse canal todo dia bem cedo que gosto muito, pois é bem dinâmico chama-se Утро России (Bom dia Rússia). Gosto dele, uma vez que trata de muitos assuntos referente a Rússia, dicas de filmes, teatro. Fala das novidades e mostra problemas de algumas cidades russas.

 

CTC é um dos meus favoritos. Nele passa muitas series jovens, novas, filmes americanos dublados. As series bem assistidas nesse canal é Кухня (A cozinha). Tenha ideia que essa serie é febre entre os russos, pois um sucesso e tanto, sempre tem episódios novos e é bem interessante. Soube que ela chega a passar até na França, República Tcheca e alguns outros países europeus. Outra série é somente de jovens молодежныe
(Os jovens). Outra série, essa eu adoro é восьмидесятые (Os anos 80), pois conta a história de um grupo de adolescentes no fim da URSS nos anos 80. Essa é recomendadíssima para os Russomaníacos, estrangeiros que adoram esse país. Com essa serie você vai descobrir muita coisa sobre a vida na URSS e como os adolescentes viviam nessa época, principalmente quando entra o período da Perestrôika.

Têm um seriado que é foco desse canal, pois é febre e aconselho para qualquer estrangeiro. Воронины (Varôniny), é um sobrenome russo e refere-se a uma família russa muito engraçada. Eu assisto muito esse seriado, prefiro os episódios antigos, pois são sem sobra de duvidas os melhores. Por esse seriado Воронины sou completamente fã de carteirinha e assisto sempre. Bom, está ai porque gosto muito desse canal.

 

O nome desse canal Пятый канал (O quinto canal). Esse canal em particular é muito focado em filmes russos antigos e clássicos do cinema russo Soviético. As vezes passa um filme antigo polonês, ucraniano, mas o foco dele é nos filmes Soviéticos. Têm series russas que passam nele como a série Детективы (Os detetives) e tem uma outra serie que eu particularmente gosto muito é a série policial след (O vestígio). É uma serie muito boa imitando a famosa serie americana CSI, mas tenho o costume de dizer que esse é um CSI russo.

Ah outras series, mas não lembro aqui o nome delas, mas todas policiais. As vezes след passa o dia inteiro, desde da manhã até a noite.

 

Esse canal, muito pouco assisto ele, aliás raramente, mas o foco dele é em alguns programas de debate e o principal são series de máfias russas. Têm umas series bem violentas que passam nesse canal, para quem gosta do gênero esse é um ótimo canal.

Muitas series policiais em livros que vão para tela justamente nesse canal. Teve uma única serie que acompanhei nesse canal até o fim que lembro o nome era Карпов (Karpôv).

 

Esse canal tem alguns documentários, programas, series policiais e novelas russas. Os documentários que passam justamente nesse canal são muito bons e interessantes. Series nele eu em particular nunca acompanhei. Programa tem alguns que já acompanhei como званый ужин (jantar de gala). Tem um que e de 40 minutos cada dia uma nova história, gostava bastante, pois chama-se не ври мне (Não minta para mim).

Têm outro que é muito parecido com o не ври мне que chama-se семейные драмы (Os dramas familiares).

 

Bom, esse canal ТВ3 (canal3) ele é totalmente voltado para assuntos místicos. Isso mesmo, tem até noticiário somente para isso nesse canal. Passa filmes americanos dublados, como algumas series da fox também dubladas é claro.

As pegadinhas do Silvio Santos passa nesse canal. Uma das pegadinhas que repetiram mil e uma vezes foi a pegadinha da menina no elevador e a pegadinha dos zumbis no trem. No noticiário desse canal considerou a pegadinha do elevador como a melhor do ano e a do trem foi considerada a mais perversa. Rsrsrsrs

Têm uma serie de curtas historias sobrenaturais que eu acho interessante de vez em quando assisto, pois chama-se мистические истории (Historias misticas).

Têm um programa nesse canal voltado somente para o horoscopo. Entenda que os russos acreditam muito nessas coisas,por mais que seu amigo negue acreditar nisso, mas no fundo acreditam sim. Bom, esse canal eu digo que as vezes ele é interessante.

 

O canal домашний (canal doméstico) é voltado ao público feminino, ou seja as donas de casa. Tem muitas novelas e series, como programas culinários. Tudo voltado para dona de casa. Esse canal pertence a CTC.

 

Bom, esses foram alguns canais abertos mais conhecidos aqui na Rússia. Os canais fechados são muitos de filmes tem para todos os tipos.

Canais fechados:

 

Дом кино (cinema em casa) é um canal fechado somente para filmes russos soviéticos. Particularmente acho muito bom esse canal é um dos meus favoritos para filmes soviéticos.

 

O canal русский иллюзион (Ilusão russa) é voltado somente para filmes russos, tanto novos antigos, mas passa muitos filmes nele.

Tem outro canal que é somente иллюзион, pois esse é voltado somente para filmes estrangeiros, americanos e até mesmo brasileiros todos dublados em russo.

 

O canal НСТ – Настоящее Страшное Телевидение (Verdadeiro terror televisivo) é um canal voltado somente para filmes de terror. O dia inteiro passa filmes de terror nesse canal, dublados em russo. É um canal muito bom para quem gosta do gênero.

 

E tem muitos canais além desses, pois tem canal somente para comedia, ação, novelas russas, policiais e além dos canais americanos como Discovery, history, fox e fox life, AMC, MGM e etc.

Muita coisa difere da TV russa da brasileira. Por exemplo, aqui dificilmente eles criticam o governo na TV ou fazem piadas contra o governo. Assuntos como homossexualidade raramente você vai ouvir falar, aliás tem até uma lei proibindo qualquer assunto sobre esse tema.

Houve até um programa de Tv fazendo uma entrevista com a mãe e o filho que foram embora para Alemanha e não querem mais voltar para Rússia, pois na Alemanha sente-se mais seguro, uma porque ele é homossexual e na Rússia não se sentia seguro. Também esse foi o único assunto que ouvi abordar no programa de TV daqui.

 

Até a próxima! Qualquer dúvida somente deixar em comentários!

3 thoughts on “TV na Rússia”

  1. Oi , legal as dicas .. estou me mudando para a Rússia , porém ainda não sei o idioma apenas algumas palavras. Vou fazer um curso para aprender russo , achei bem difícil a compreensão . Como foi para vc aprender o idioma ? Alguma dica ? E esses canais tem opção de legenda em inglês ?

    1. Ola Ester! Seja bem vinda ao nosso blog!
      Referente ao idioma russo, vc pode estar olhando nesse post que eu fiz:
      Como você aprendeu russo?
      E esse linque abaixo também:
      O idioma russo

      Bom, sobre canais cm legenda em inglês, isso não. Os canais são somente em russo.
      Obrigado pelo seu comentário e fique a vontade para comentar aqui no blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.