Uma leitora do blog mandou-me um e-mail questionando sobre uma letra muito diferente e que seu som não tem na língua portuguesa. É, essa letra mesmo da foto ao lado. Na verdade trata-se de uma vogal, mas uma vogal dura. Esse é um i russo, mas com seu som duro. É a 29ª letra do alfabeto russo e está no alfabeto desde da criação do mesmo. É uma letra muito antiga e não sofreu mudanças tanto na escrita quanto na sua pronuncia. Os russos chamam essa letra de modesta. Ela não inicia palavras está sempre no meio ou no final de alguma palavra russa. Nas línguas sérvio e búlgaro essa letra sumiu no século XIX.

No Ucraniano existe sim, esse som duro, mas é representado pela letra И, ou seja ao contrário do que ocorre no alfabeto russo.

Bom, entenda que essa letra bonita foi criada pelos irmãos criadores do alfabeto russo Cirilo e Metodio, eles não tiraram essa letra de nenhum alfabeto e nem mesmo do alfabeto grego, ela foi criada através das fusões das letras ь e Ъ. Não é a toa que ela está entre esses dois sinais no alfabeto russo. Veja na figura abaixo:


Essa vogal é oposta a vogal и. São diferentes, Ы # И. No lugar dela para colocar no início de palavras usa-se a vogal branda И.

Um fato muito curioso é que todas as letras do alfabeto eslavo antigo corresponde a um número, além de corresponder a um som exato, por conseguinte essa letra não tem número nenhum correspondente e até hoje não se sabe o porquê Cirilo e Metodio não deu um número para essa vogal. Até o século XIV quando iam escrever essa letra usavam muito o sinal duro Ъ + a letra I ficando igual a imagem ao lado. O mesmo poderia fazer com o sinal Ь + I.

Interessante que mesmo com essa letra no alfabeto antigo nesses séculos eles usavam variantes diferentes, no total quatro delas.

As outras duas variantes como da imagem ao lado, pois poderia escrever Ъ + И ou Ь + И.

A letra Ы na sua forma escrita só veio aparecer depois de muito tempo nos textos, uma vez que usava-se muito as variantes para representar o som dela.

Se você já estuda o idioma russo, deve saber que as consoantes Ж e Ш são sempre duras e diante delas não se escreve a vogal ы de forma alguma. Mas nem sempre foi assim, acontece que antigamente essas duas consoantes eram brandas, isso mesmo, naquela época elas eram consideradas brandas e diante delas escrevia a vogal (i) que existia no alfabeto antigo. No século ХIV essas duas consoantes tornaram-se sempre duras, daí devido a isso a vogal Ы não pode escrever depois delas até os dias de hoje. Por que? Eu ainda não entendi? Porque a vogal И escrita depois delas torna-se dura, ou seja soa o som da vogal dura Ы, por esse motivo obvio não se escreve Ы depois delas, mas o som existe na vogal И, uma vez que essas consoantes tornaram-se tão fortes que deixa o И com som duro de seu parceiro Ы. Mesmo que você ainda está no início para aprender russo, essa informação já deve ter em mente.

Essa consoante da foto ao lado também teve o mesmo destino das duas que expliquei acima, ou seja era uma consoante branda e tornou-se dura. Acontece que ela é usada com a vogal Ы até os dias de hoje. Isso acontece devido aos dialetos que eram com essa consoante e a vogal dura ы desde daquela época e está até hoje no idioma russo.

Existe outras regras com essa vogal, como por exemplo não escreve ela diante de Г К Х, pois no russo moderno somente a vogal И pode escrever com essas consoantes. Tudo isso está relacionado com as mudanças que o idioma vai sofrendo com o passar do tempo. Séculos atrás as pessoas falavam diferente, era o mesmo idioma, mas com alfabeto diferente e sons que já não tem mais e foi desaparecendo com o passar dos séculos, ao contrário surgindo novos e novas letras. Tudo isso influencia e acaba surgindo aquelas regras chatas que temos de aprender. O mesmo acontece com o português e qualquer outro idioma, pois o idioma é vivo e vai mudando conforme o tempo passa.

Bom, meu caro leitor, agora vamos falar de como você vai pronunciar essa letra, ou seja essa vogal dura. Tenha ideia que esse som não é difícil de pronunciar, o negócio aqui é você treinar e treinar muito para ficar cada vez mais fácil. Pense, que você vai estar pronunciando um som de séculos atrás de uma letra que sobreviveu a séculos e está ai no belíssimo idioma russo até os dias de hoje.

Quando você for pronunciar a vogal и que corresponde ao nosso i, você deixa os lábios na posição de um sorriso e não deixa a ponta da língua tocar o céu da boca e tente pronunciar o i normalmente, você vai pronunciar um som surdo e esse som é do ы.

Prestando atenção na imagem, puxe a língua para trás, levante um pouco ela até as costas dela chegar ao céu da boca, mas atenção não é a ponta da língua e sim as costas dela e com o maxilar relaxado meio aberto tente pronunciar i, você acaba pronunciando o ы.

Bom, as duas maneiras acima ajuda você a pronunciar a vogal dura ы. Chama-se vogal dura porque ao contrário do и, o som dessa vogal é surdo duro e esse som tem que treinar, pois a uma grande diferença de palavras escritas com essas vogais e se você não pronunciar corretamente você será interpretado errado.

Quando lidamos com sons desconhecidos precisamos ouvir e muito e treinar, tentar pronunciar várias vezes até chegar o mais próximo possível para ser entendido. Um conselho é você chegar na frente do espelho todos os dias e tentar pronunciar o Ы. Isso mesmo! Repita com o áudio que está aqui no blog. Essas palavras são pronunciadas por um nativo, então ouça e repita várias vezes.

Somente clicar no player para ouvir o áudio das palavras abaixo.


 

 

 

 

Ты – você – informal

Мы – nós

Вы – vocês, o sr., a sra.

Белый- branco

дым – a fumaça

дыра – o buraco

лысый – o careca

лыжа – o esqui

пытка – a tortura

мыло – o sabão

рыба – o peixe

открыл – passado do verbo открыть – abrir

сыр – o queijo

 

Treine a diferença entre И е Ы


 


БЫ ——->БИ

ВЫ——->ВИ

ДЫ——->ДИ

ЗЫ——->ЗИ

ЛЫ——->ЛИ

МЫ——->МИ

НЫ——->НИ

ПЫ——->ПИ

РЫ——->РИ

СЫ——->СИ

ТЫ——->ТИ

ФЫ——->ФИ

Até a próxima! Пока!

Não deixe de ver também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.