Que a Rússia é o maior país do mundo isso já não é novidade para ninguém. Pois dentro do próprio país existe vários fusos horários, ou seja enquanto em Vladivastôk é manhã, em Moscou o povo está chegando do trabalho.

O fato que a Rússia é cortado por ferrovias, ou seja tem trens para qualquer parte da Rússia, trens com 20 horas, dois três e até 8 dias de viagem. Eu tive a experiência de viajar de trem saindo de Moscou e São Petersburgo e tenho que reconhecer, foi uma experiência e tanto. A viagem de trem pela Rússia é incrível e vale muito a pena.

Quais são as categorias?

Сидячий вагон – Vagão sentado


Mesmo para viagens longas têm esse tipo de vagão?

Tem sim, pois há pessoas que viajam mais de um dia sentados nessa categoria, uma vez que custa bem menos que as outras. Agora pensa, em como deve ser cansativo viajar um dia sentado. Para viagens curtas até que não tem problema.


A segunda categoria de vagões é:

Плацкарт вагон – Vagão Platskart (passagem com assento reservado).

Nesse tipo de vagão são quatro camas, duas embaixo e duas em cima e uma mesa. Nessa categoria você vai dormindo, normalmente. O caso é que as cabines não tem portas, ou seja quem passa no corredor vê você lá deitado dormindo. Acontece de quem está dormindo na cama de cima os pés ficarem para fora no corredor. Outra coisa é que ficam pessoas nos corredores conversando e etc.


Se você for fazer uma viagem por algumas horas até que essa categoria não seria ruim, mas se você for viajar a noite inteira, tem que averiguar bem se pra você esse tipo de categoria se encaixa etc., uma vez que vai depender do bolso, conforto e uma noite de sono. Essa categoria não é tão cara, somente é mais cara que a categoria em que ás pessoas viajam sentadas.

A terceira categoria de vagões:

Купейный вагон – ( Vagão com compartimentos reservados), ou seja vagão de primeira classe.

Nesse tipo de vagão, cada cabine com quatro camas, mas porém é totalmente fechado. Foi nesse tipo que viajei e gostei muito. Você fecha a porta tranca e ninguém entra. As camas bem confortáveis.Com a porta fechada você não vê quem passa pelo corredor.


Tem cabides, para colocar as roupas. Atrás da porta um espelho. Bom, essa categoria eu recomendaria. O caso que ela é mais cara que as outras duas é claro, mas porém para um pouco mais de conforto eu recomendaria.


Uma coisa que aprendi aqui na Rússia, quando for comprar uma passagem de trem, prefira comprar фирменный
поезд que traduzindo seria trem de firma, ou seja são os melhores trens para viajar.

Algumas coisas são pagas, como chá e refeição. Você tanto pode ir até o vagão restaurante e comer lá mesmo, ou de preferência pedir para trazerem o jantar, almoço ou café da manhã na sua cabine.

Mesmo que não seja pago, não arrisque, leve algo para comer na viagem. Estávamos esperando pela janta que já estava inclusa na passagem, quando vieram entregar, foi de rir, uma colher de carne picada sem sal, sem sabor algum e um pouquinho de macarrão com pão e pronto.

Os toaletes são limpos. Têm água fria e quente.

Ao ir para Samara saindo de Moscou, o trem não era dos novos que acabaram de inaugurar na Rússia, mas mesmo assim adorei viajar no trem antigo, uma vez que totalmente limpo, e o enxoval confortável. Consegui dormir tranquilo. A única coisa que não gostei foi o fato de não ter tomada ao lado da cama para carregar o celular, pois teria que deixar o celular no corredor carregando, mas para isso tinha que esperar na fila, jamais deixe seu celular sozinho no corredor carregando, pois tenha certeza que você não o verá mais. Os russos aqui afirmam que tem trens cuja tomada fica do lado da cama, mas não são todos, como no nosso caso.


Bom, agora na minha viagem de São Petersburgo até Moscou foi no trem novo de dois andares. Muito confortável, os russos afirmam que não faz muito tempo que esses trens de dois andares já estão em uso, pois o plano que em toda Rússia será com esses tipos de trem, em dezembro de Moscou para Samara será nesse tipo de trem. Se for realmente assim, então vai ser ótimo, pois adorei viajar nesse trem. Veja a foto abaixo do meu vagão:


Bom, estava -7 graus, o pouco de neve que caiu chegou a cobrir os trilhos da plataforma ao lado. Encontrei meu vagão, guardei minhas malas e só na espera do trem partir para Moscou.


Bom, a última despedida de São Petersburgo, em cinco minutos o trem parti e vou deixar São Petersburgo com lagrimas no olhos, uma vez que amo demais essa cidade. Moscou está mais uma vez no meu aguardo amanhã 7 horas da manhã estarei em Moscou.


Comigo viajou somente um senhor, que reclamava de tudo, mas mesmo assim a viagem foi tranquila, logo fomos dormir, às camas de cima estavam vazias, a noite até Moscou foi muito tranquila.

Os cuidados para fazer uma viagem de trem pela Rússia.

Nunca deixe bolsa, carteira ou dinheiro na cabine e saia, documentos e dinheiro sempre contigo. Não confie em ninguém, pois sempre acontece de pessoas serem furtadas numa viagem como essa. Os trens фирменный
поезд ou seja trem de firma são mais seguros, mesmo assim todo cuidado é pouco.

Bom, agora que estou em Moscou, amanhã viajo de volta para o Brasil. Férias acabando, mas valeu a pena estar esse mês aqui na Rússia.


Não deixe de ver também!

20 thoughts on “Viagem de trem”

  1. Oi Victor!!
    Que bom ler esse texto, bem completo.
    Não sei se tu consegues me ajudar. Irei em novembro e quero fazer o trecho moscou – São Petersburgo num trem desses, noturno, nas camas. Vamos entre 4 amigos então a cabine ficará “particular”.

    Sabes se necessito reservar com antecedência? Ou na horas os preços são parecidos?

    Obrigada!

  2. Oi Marcus!!
    Que bom ler esse texto, bem completo.
    Não sei se tu consegues me ajudar. Irei em novembro e quero fazer o trecho moscou – São Petersburgo num trem desses, noturno, nas camas. Vamos entre 4 amigos então a cabine ficará “particular”.

    Sabes se necessito reservar com antecedência? Ou na horas os preços são parecidos?

    Obrigada!

    1. Olá Camila!
      Que legal! Você vai viajar no trem novo de dois andares. Isso mesmo como estão em quatro , vai ser uma cabine somente para vocês. Quando eu comprei, comprei direto no caixa e paguei o mesmo valor se tivesse reservado antes. Você pode comprar pela internet direto no site da “рид” a companhia ferroviária russa.
      Obrigado! Fique a vontade para tirar suas duvidas!

  3. Quero comprar antecipado, mas não estou conseguindo comprar no site.
    Diz que o número do documento é inválido.
    É meu passaporte brasileiro…
    Sabe algo sobre esse erro?

    Obrigada!

    1. Bom dia, Camila
      Não sei te dizer sobre esse erro, mas pode ser por causa do passaporte, mesmo assim estranho.
      Bom, vc pode comprar la mesmo nos terminais, é rápido e fácil sem complicações.

  4. Ola Marcus. Lí várias de suas postagens, sobre a Riga, Tallin e principalmente Rússia. Da pra ver o quanto você ama este país.
    Eu sempre tive curiosidade em visitar esse país tão grande e recentemente uma promoção me permitiu a compra de ida e volta para moscow da minha cidade em Minas gerais.
    Será um sonho realizado. Para tal eu ficarei 28 dias. E pensei em visitar além das duas cidades mais importantes da Russia, também, Kanzan, e pelo menos Tallin e Riga.
    Ouvi falar muito bem também de Veliky_Novgorod e Nižnij Novgorod, mas após ler na internet que fora das cidades principais não falam inglês, talvez eu tenha dificuldade em girar tanto na Russia. Também tem o tour do Golden Ring, que novamente, pelo não conhecimento do Russo, acho que não arriscarei sem estar de carro.
    Pode me dar algumas dicas? Quanto tempo acha que fico em cada cidade? Uma sugestão de roteiro. O que vale a pena?
    Com certeza você é o brasileiro mais indicado para opinar.
    Abraços

    1. Murilo bom dia,

      Contente que esteja acompanhando aqui o blog.
      Bom, 28 dias da para passear bastante pela Rússia e até mesmo os países bálticos.
      Com o fato do inglês até mesmo nas cidades grandes é difícil encontrar alguém que fale inglês, alem dos hotéis.
      Veliky_Novgorod e Nižnij Novgorod são cidades que valem a pena visitar, mas realmente encontrar alguém que fale inglês nessas cidades é dificil, mas na minha opinião isso não é motivo para deixar de visita-las.
      Bom, em Moscou e São Petersburgo eu diria que uma semana para cada uma dessas grandes cidades. As outras, dois dias já sera o suficiente.
      Minha sugestão que vá para Tallinn de ônibus, pois e uma viagem muito, mas muito bonita mesmo saindo de São Petersburgo.
      Ande bastante pelo centro de São Petersburgo.
      Em Riga caminhe pelas ruas e você terá muitas surpresas com construções bem antigas.
      fique a vontade para perguntar e tirar suas duvidas!

  5. Obrigado pelas dicas. Ótimo saber disso.
    Tenho uma dúvida sim, referente a hospedagens.
    Quando eu pre-reservei um hotel eles me falaram que se eu for ficar mais de 7 dias na Rússia preciso pagar 1000 rub para um registro obrigatório de estrangeiros indicando o hotel onde estou.
    Então, cada cidade que eu dormir vou ter esse custo ou só ao chegar?
    E quando eu sair da Rússia pra visitar outro páis e tiver que entrar de novo, dormir e pegar o voo de volta, terei novamente que pagar esse registro?
    Na internet eu li que Brasileiros não precisam de visto e estava tranquilo quanto a isso, agora essa nova informação está me confundindo a cabeça e na hora que começarem a me pedir dinheiro em russo eu preciso ter uma saída kkk

    1. Murilo boa tarde,

      Entenda o seguinte, antes quando a Russia era somente URSS cada estrangeiro no pais era obrigado a fazer o registro nos correios. Por que? Era uma maneira do governo ter controle de quem esta no território russo, pois isso segue ate os dias de hoje.
      Quando fica na casa de amigos, esse tem que ir contigo até os correios e fazer. Hotel, hostel eles se encarregam disso e claro cobram por esse serviço, pois fazem todo o processo ja com os correios. Esse registro tem que ficar contigo. Se vc for para outra cidade russa leve esse registro contigo para provar aonde vc esta instalado no território russo. 1000 rublos , porque o hotel esta cobrando a parte do serviço deles em cima, mas nos correios nao chega tudo isso.
      Se vc deixar o território russo e depois voltar, vai ter sim que fazer de novo.
      O hotel tem ate 3 dias para te entregar esse registro, ou seja vc pode andar pelas ruas ate três dias sem o registro.
      Da uma olhada nesse linque abaixo, pois tratei desse assunto aqui no blog e qualquer duvida pergunte!
      http://umbrasileironarussia.com/outros/documento/

  6. Obrigado novamente Marcus.
    Esclareceu bastante e com isso decidi ficar em locais que oferecem o registro gratuito no momento do check-in em Moscow. Assim dá pra ficar tranquilo gastando pouco.

    O roteiro ficou 6 noites Moscow (com possiveis day trips), viagem noturna para St Petersburg, onde ficarei 7 noites (consegui um preço de 250 rublos para registro), depois uma viagem de manhã para Tallin (de onibus como você indicou).
    Tallin 5 noites (com 1 dia inteiro em Helsinki), Riga 4 noites, Vilnius 3 noites, e finalizando voo para Kazan com 4 noites (onde o hotel faria novamente o registro)
    O que achou?

    Seu blog vai bombar durante a copa. Espero que meu roteiro agrade aos futuros brasileiros aventureiros!!
    Abraços

    1. Murilo, boa noite
      6 noites em Moscou esta ótimo! São Petersburgo é encantador! O registro tem que ficar sempre contigo junto com seu passaporte e a carta de imigração que vc vai receber no aeroporto.
      Em qual empresa de ônibus vc vai para Tallinn?
      Quanto ao registro não se preocupe o hotel tem obrigação de fazer, pois é lei e eles não querem correr o risco de ser fechados por causa disso.
      Caminhe bastante pela cidade de Riga! Essa cidade é fantástica e guarda muitas igrejas históricas, algumas ruas vai lembrar muito São Petersburgo.
      Uma dica na fronteira quando for passar com os russos, eles gostam de complicar um pouco, uma vez que toda burocracia a Estônia deixou os russos encarregados. Quando na fronteira começar a fazer muitas perguntas, finja que não esta entendendo mesmo em inglês, pois quando perceberem que vc não esta entendendo nada já dispensam vc logo, caso contrario podem enrolar para carimbar seu passaporte.
      Com os russos sempre dessa do ônibus com tudo nas mãos, bolsa ou mochila, não deixe no ônibus, isso eles vão avisar quando chegar na fronteira, mas somente em russo rsrs… por isso já estou te avisando porque os motoristas não falam inglês.
      Prepare-se para o frio. Em São Petersburgo a temperatura já chegou aos -10 graus ontem. Segundo especialistas esse mês de novembro será o mais frio depois de 50 anos. 😉
      Eu achei formidável! Aproveite bastante!

  7. Boa noite Macus. Grato mais uma vez pelas dicas,
    Bom acho que vou reduzir Moscow para 5 dias. Todo mundo fala que é uma cidade grande não tão bonita e amigável quanto São Petersburgo.
    A empresa que vai até Tallin se chama LuxExpress ou então poderia ir de trem, os valores são baixos.
    Dos três países Balticos qual você gostou menos e porque?
    Conheceu Kazan?
    Eu comprei recentemente um voo interno mas como brasileiros tem nomes grandes, 3 ou 4 (no meu caso) não consegui inserir no site (aceitava somente nome e sobrenome sem espaços) então coloquei primeiro e ultimo nome. Será que os russos vão complicar por estar diferente do nome no passaporte? Pra europa central nunca tive problemas, mas esses Russos parecem burocráticos demais.
    Quanto ao frio eu gosto mesmo, li que começa a esquentar lá é na metade de abril.
    Abs

    1. Murilo, boa noite!
      Eu na minha opinião se vc for visitar somente o centro de Moscou 5 dias esta mais do que suficiente. Moscou é uma cidade grande e a maior da Russia, pois vai encontrar nela de tudo e todos os tipos de pessoas. A praça vermelha e o centro de Moscou e fantástico, mas isso na verdade em 5 dias acabou. Eu morei em São Petersburgo e particularmente amo essa cidade, para mim é mais linda do que Moscou. É a capital da cultura na Russia.
      Essa foi a primeira empresa que viajei para Tallinn na Estônia. Eu gostei muito dela. Ja viajei tb pela Ecolines, mas essa não gostei muito.
      Estônia, Letônia e Finlândia, pois não cheguei a ir para Lituânia, na ultima hora cancelei e fui para Riga novamente. Eu não sei, apesar que Finlândia é um país lindo, mas foi o que menos atraiu, tem paisagens lindas, mas porem não vi muitos castelos e monumentos o que gosto bastante, talvez porque eu fui somente no sul. Quem sabe em outras regiões eu pudesse mudar minha opinião, mas mesmo assim cada um deles tem sua beleza especial.
      Não, nunca estive em Kazan.
      Como é voo interno acredito que não dará nenhum problema.
      Eles não parecem muito burocráticos, eles são burocráticos demais. Não adianta reclamar, pois isso esta na mentalidade deles.
      Abs

  8. Interessante Mascus.
    Por acaso você conhece alguma empresa de ônibus que faça traslado dos países Bálticos direto para o aeroporto de Kaliningrado?
    Verifiquei que pegar voos de lá para dentro da Rússia saem com preços mais baixo, uma vez que você já está dentro da Rússia.

    Agora que o Trump ganhou o dólar vai subir no Brasil e e vou levar ferro pra comprar rublos e tickets hehe é a vida.

    Abraços e bom dia

    1. Murilo, eu não conheço. Lembro que ao estudar a possibilidade de ir para Kaliningrado uma opção muito boa era de trem. Eu acredito que da rodoviária de Riga saia ônibus para esse local, pois daquela rodoviária sai ônibus ate para Hungria rsrs…
      Abs boa noite

  9. Estou pesquisando preço de passagens entre Moscow e São Petersburgo e vi algo que me deixou confuso, será se é isso mesmo?
    Ao colocar para comprar 1 passagem o preço era de U$ 82,00, mas como vamos em 3 amigos coloquei para comprar as 3 passagens juntas, porém o site ajustou o preço para 1 Cabine (ao invés de 3 tickets individuais). Ao final, o preço de 1 Cabine (para 3 passageiros) ficou o mesmo preço de 1 passagem única (U$ 82,00). Isto está correto mesmo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.