Привет!

Esse post vai ser especialmente sobre o visto РВП (разрешение на временное проживание). O visto que  lhe dará a permissão para ficar na Rússia por mais tempo. Eu cheguei a falar dele aqui no Blog em uma postagem resumida, mas, porém, muitos ainda têm dúvidas sobre esse visto.

Para um estrangeiro ficar por algum tempo no território russo é necessário dar entrada nesse visto e somente depois que o receber poderá morar na Rússia.

 Veja como fica o РВП no passaporte.


O que é РВП (разрешение на временное проживание)?

Entenda que РВП é a sigla para разрешение на временное проживание, ou seja ao traduzir para o português (permissão em tempo de residência). A sigla já diz tudo.

O que eu consigo com esse visto na Rússia?

  • Com esse visto você ganha o direito de ficar 3 anos no país. São 3 anos morando no território russo com permissão para trabalhar. Depois que passa o período de 3 anos é necessário dá entrada no ВНЖ, ou seja, para depois de 5 anos conseguir a cidadania russa.
  • O estrangeiro que consegui o РВП tem direto livre para trabalhar no país como um russo sem precisar de dar entrada na permissão de trabalho.
  • O estrangeiro tem total direito de usufrui do atendimento médico público e ser atendido na clínica de sua região.
  • Tem permissão para abrir e registrar sua empresa no território russo.
  • Não é obrigado a servir as forças armadas.
  • No período de 3 anos com o visto РВП o estrangeiro não pode ficar fora do território russo por mais de 6 meses, caso isso venha acontecer o РВП é anulado.

As restrições

É preciso saber também das condições que podem levar seu РВП ser cancelado de uma hora para outra, pois caso haja alguma irregularidade você tem o visto cancelado dentro desse período de 3 anos e sem chances para solicita a cidadania russa.

  • Se você ficar ausente do território russo por um período maior que seis meses, seu visto é cancelado. Entenda que ao conseguir o РВП você não pode ficar mais que seis meses no Brasil.
  • Você só poderá trabalhar na cidade russa onde foi dada entrada no visto РВП.
  • Se o seu РВП for cancelado, pela lei você poderá dar entrada em um novo pedido somente depois de 12 meses.
  • Com esse visto você poderá visitar qualquer cidade que esteja dentro do território russo com exceção das cidades fechadas. Os exemplos são de territórios usados para estudos, forças armadas, etc.
  • Esse visto não dá o direito para votar nas eleições.
  • Não é permitido trabalhar em companhias aéreas, judiciário e qualquer tipo de emprego público.
  • Para dar entrada no visto ВНЖ somente depois de 12 meses que entregar o РВП.

Conseguir uma vaga para dar entrada no РВП.

Você só consegue dar entrada para o pedido do visto se tiver vagas em abertos, pois caso não tenha mais vagas, nesse caso é necessário esperar abrir novas vagas para dar entrada ao pedido do РВП.


Nas cidades de Moscou e São Petersburgo as vagas são preenchidas rapidamente, pois a fila de espera é grande. Caso não tenha mais vagas somente para entrar com pedido, terá que ficar de olho quando vai abrir mais vagas na próxima vez através do УФМС.

O pedido do РВП em Moscou e São Petersburgo pode ser direto pelo УФМС, pois esse é o órgão responsável.

Os preparativos para dar entrada no РВП.

  • Preparação dos documentos para ser entregue ao УФМС.
  • A colheita de impressões digitais.
  • Exame medico.
  • O registro de moradia.
  • Traduzir o certificado criminal para o russo.
  • Preencher o requerimento.

O estrangeiro que quiser dar entrada no РВП tem que preparar um pacote de documentos. Está incluso a certificado de registro criminal que neste caso vai ter que estar traduzido para o idioma russo com a tradução juramentada. Na Rússia vai precisar entregar o exame médico completo. É preciso entregar o requerimento preenchido e assinado.


Os documentos para dar entrada no РВП.

  1. Requerimento РВП. Esse requerimento tem que está completamente preenchido e assinado para ser entregue no УФМС. Clique aqui para ter acesso ao requerimento.
  2. Três fotos de rosto 3,3 х 4,5. Duas delas ficara junto com o requerimento sendo que uma será colada no próprio. A terceira foto será colocada no documento.
  3. Passaporte.
  4. Certificado de registro criminal. Esse tem que ser traduzido para o russo por um tradutor juramentado.
  5. Exame médico com certificado. Esse exame tem que indicar que há ausência de qualquer doença infecciosa e ausência de substancias químicas, ou seja que não faz uso de qualquer tipo de drogas.
  6. Atestado da língua russa. Esse tipo de atestado indica que você possui domínio do idioma russo.
  7. Certidão de casamento. Essa certidão tem que ser traduzida para o russo por um tradutor juramentado. Cópia do documento da esposa. (Se o casamento foi no território russo, nesse caso não há a necessidade de entrar na fila de espera).
  8. O cartão de imigração preenchido e assinado. Essa é a carta que é dada para o estrangeiro na imigração assim que entra no país.

Veja imagem dela abaixo:


  1. Recibo sobre o pagamento das taxas (1600 rublos).

РВП para casados.

Se você é casado com uma russa ou ao contrario com um russo, pois não precisa entrar na fila de espera. Entenda que mesmo casado (a) com um cidadão russo você como estrangeiro vai precisar do РВП.

  • Precisa entregar o requerimento preenchido e assinado.
  • 2 fotos de rosto.
  • Certidão de casamento. O casamento tem que ter sido no território russo. (Caso não foi em território russo, pois tem que estar traduzido por um tradutor juramentado).
  • Documento de registro de moradia.
  • O passaporte de ambos.
  • Os recibos dos pagamentos das taxas.

Exame da língua russa para o РВП.

Qualquer estrangeiro que queira morar na Rússia e receber esse visto é obrigatório fazer o exame da língua russa. O exame custa mais ou menos 5300 rublos. Se não passar no exame e for muito mal, não tem devolução do dinheiro.
O exame é sobre a literatura russa, leis russas e história da russa.

Algumas exigências com os documentos e detalhes importantes.

Não se esqueça qualquer documento que é fora da Rússia tem que estar traduzido por um tradutor juramentado no idioma russo.

O requerimento

O preenchimento tem que ser a caneta azul e legível pelo próprio. Em caso de crianças os pais que preenchem e deficientes físicos podendo assim ser preenchido no computador e somente imprimir.

Não pode ter rasuras de forma alguma.

Todas as datas e informações que forem colocadas no requerimento tem que estar sempre de acordo, uma vez que é tudo verificado minuciosamente e caso aja alguma coisa que não esteja coincidindo pode ser anulado.

O passaporte

Cuidado com a validade do passaporte, pois o passaporte ideal para não ter  o visto recusado tem que faltar de 2,3,4,5 anos sendo o ideal. Faltando um ano é arriscado.

Para (passaporte, carta de imigração e outros) tem que ter a mesma assinatura, pois se as assinaturas estarem diferentes pode ser chamado várias vezes para justificar.

As fotografias

As fotos têm que ser 3,3х4,5. Aqui não tem muito o que falar, uma vez que é foto de rosto para documento. Se a pessoa usa óculos é obrigatório tirar essas fotos sem os óculos.

Exames médico

Todo estrangeiro tem que apresentar o certificado de exame médico em que consta ausência de qualquer doença contagiosa. É obrigado também o certificado que apresenta ausência de dependência química, ou seja, que não faz uso de qualquer tipo de drogas.


Os exames médicos especialmente para o РВП custa mais ou menos 2900 rublos, sendo que todo esse preparatório leva em torno de dois dias para ficar pronto e só entregar o resultado junto com os documentos.

As impressões digitais

Cerca de 2 a 6 meses para o órgão УФМС recolher as digitais.

Registro de moradia

É obrigatório ter um registro de moradia que pode ser do próprio, alugado, casa de amigos ou parentes. Entenda que esse registro é um dos motivos para poder usufrui do atendimento médico gratuito na região onde reside.

A duração do РВП.

Você já sabe que esse visto lhe dá o direito de trabalhar e viver no território russo no período de 3 anos. Nesse período você só pode morar na cidade onde está registrado, ou seja, na cidade onde deu entrada no pedido do РВП. Caso venha morar em outra cidade o visto automaticamente é anulado. Você com esse visto pode ir para qualquer lugar no território russo, com exceção dos locais fechados. Pode passear da Sibéria até o sul da Rússia, mas morar somente onde deu entrada no visto.


O cuidado que todo estrangeiro tem que ter é com as agências  pela Rússia, onde cuidam de todo o processo, pois muitas podem ser engano. Muitos procuram essas agencias para dar entrada no pedido do visto e dependendo podem perder dinheiro. Há aquelas que vão te dar um contrato para assinar para dar entrada no pedido de seu visto, mas para isso é preciso investigar com atenção sobre onde está localizado ligar antes e ir até o local antes de assinar o contrato para dar entrada no РВП.

Essas agencias são cheias, uma vez que elas são o jeito mais fácil para o processo do visto e vão te orientar como proceder. O valor mais ou menos para entrada no РВП pela agencia cerca de 90. 000,00 rublos, podendo ser mais caro.

Colocando no Google РВП vai aparecer muitas agencias para poder entrar em contato e fazer um orçamento.

Perguntas:

Algumas perguntas que recebo quanto a esse visto e dúvidas.

  1. Quanto tempo leva para meu visto РВП ficar pronto? – Assim que você da entrada no visto ele leva de 6 a 12 meses para ficar pronto, pois tudo vai depender da sua posição na fila de espera. A agencia que você procurar tem que deixar você ciente disso.
  2. Posso deixar a Rússia enquanto meu РВП não fica pronto? – Não. Você tem que esperar o processo de seu visto dentro do território russo.
  3. Enquanto espero o РВП ficar pronto posso trabalhar na Rússia? – Para trabalhar sem o РВП você precisa de um visto que dá a permissão de trabalho, ou seja uma burocracia e tanta, nesse caso trabalhar mesmo somente depois que receber o seu РВП.
  4. O РВП dá-me o direito de trabalhar na Rússia? – Sim. Com esse visto você poderá morar e trabalhar na Rússia, lembrando que somente na cidade onde deu entrada no visto. Deixando bem claro que em outra cidade não poderá trabalhar.
  5. Posso visitar outro país enquanto meu РВП não fica pronto? – Sim, mas não pode se ausentar por muito tempo, uma vez que você está em processo para receber seu visto, caso precise confirmar alguma informação ou faltou algum documento é necessário que esteja na Rússia para providenciar o mais rápido possível, pois podem cancelar o pedido aí somente depois de 12 meses para solicitar novamente.
  6. Por quanto tempo posso morar e trabalhar na Rússia com o РВП? – Três anos. São três anos morando no território russo. Depois desse período tem um processo para solicitar outro visto que dura 5 anos e aí depois recebe a cidadania russa. Esse tempo de 5 anos é reduzido para cidadania caso você tem fluência no idioma russo.
  7. Depois que eu receber meu РВП, eu posso voltar para o Brasil? – Sim. Cuidado aqui! Você só vai poder ficar no Brasil em um período de 6 meses e nada mais, pois caso fique por um tempo maior seu РВП é cancelado automaticamente.
  8. Enquanto eu estiver na espera do РВП ficar pronto, eu posso voltar e esperar no Brasil? – Não. Você tem que esperar o processo de andamento de seu РВП no território russo.
  9. Eu sou casado com uma russa, mesmo assim eu preciso desse РВП? – Sim. Você vai precisar dar entrada nesse visto para poder morar e trabalhar no território russo. O ponto positivo para quem é casado com um cidadão russo é que não entra na fila de espera, ou seja, não precisa esperar por 6 meses a 12 meses para receber o РВП.
  10. Eu preciso falar russo? – Sim. Não se esqueça que o exame sobre a língua russa é obrigatório. Aqui você não precisa ser fluente em russo, mas precisa saber o básico e ter um grande conhecimento da história e literatura russa.

Observação:

Ter fluência e um grande conhecimento do idioma russo ajuda e muito um estrangeiro a conseguir de vez a cidadania russa. O РВП leva 3 anos e depois o ВНЖ leva 5 anos e então somente depois desses dois vistos que você vai conseguir a cidadania russa. Somando tudo leva 8 anos, por conseguinte se você provar que já fala russo mais do que o suficiente o ВНЖ reduz de 5 anos para 3 ou 2 anos.

Espero ter esclarecido as dúvidas de muitos aqui no Blog quanto ao assunto do visto РВП. Caso ainda tenha dúvidas, por favor deixe em comentários, pois pode ser a dúvida de outros por aqui!

Não deixe de ver também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.